comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Obra: fim da primeira parte!

Olá queridos amigos e amigas,

Finalmente a primeira parte da obra da nossa suíte está concluída! O pedreiro já rebocou as paredes, fez a ligação hidráulica , o banheiro e a área já estão no ponto de colocar o revestimento.



Adorei o resultado desta obra, pois aproveitamos muito melhor o espaço da casa. Na verdade, nós adaptamos um cômodo da casa para fazer a suíte. Analisamos bem o ambiente e concluímos que seria perfeitamente viável fazer uma suíte ali e no final esta adaptação gerou muito menos gastos do que se fôssemos começar do zero. Dois ambientes (sala e varanda) se tornaram três: quarto, banheiro e lavanderia. E ainda aproveitei um corredor da casa que ficava totalmente isolado e sem função.

Uma boa dica para vocês, se tem vontade de ampliar sua casa avalie bem seus ambientes. Talvez a solução seja mais fácil do que você imagina. Talvez um ambiente possa ser adaptado, por exemplo dividido em dois, uma parede que não fará falta, uma porta que pode ser mudada de lugar - mas sempre consulte a opinião de um profissional - quem sabe você já não tem tudo em mãos para realizar um sonho?

Então, vejam algumas fotos de como ficou esta primeira parte da obra!

Área externa com as modificações concluídas:






O quarto ficou menor do que o outro que tínhamos, por este motivo, vamos ter que fazer adaptações, como colocar somente os móveis necessários e comprar uma cama box, que ocupará menos espaço:




Soleira na porta do quarto colocada , falta rejuntar ( e logicamente limpar):





Visão da porta do banheiro; é sobre este cano que será colocado o vaso sanitário. Ficou bem de frente para a porta, mas como é um banheiro íntimo, não vejo problema nisto:

(este entulho já foi retirado)


O banheiro ficou mais iluminado do que eu esperava ,que bom!



Aqui ficará o box:





Do outro lado, onde ficará a bancada. A bancada ocupará o espaço de uma parede a outra (cerca de 1,50 m) uma bancada bem grandona!






O corredor que dá acesso à lavanderia e área de serviço também está concluído:





antes







depois



Esta porta lateral é a porta que ficava na sala de visitas e já falei para vocês. Ela dá acesso a parte interna da casa. Aqui ela está aberta, vocês podem ter a impressão que ela está dando acesso para frente. Isto porque a porta fica na lateral da casa.



Vejam como fica quando está fechada, do outro lado o corredor, do lado de cá a parte interna da casa:







Enfim, primeira etapa concluída, agora eu e marido estamos colocando tudo em ordem e limpando a casa! Nossa, quanta poeira!! Vocês já devem imaginar né?





Beijocas e amanhã vamos torcer pelo Brasil!! (tá difícil acreditar ,mas vamos torcer, né?)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Banheiros que me inspiram!!

Olá queridos amigos e amigas,

Obrigada pelas valiosas dicas, estou anotando todas; continuem me ajudando, ok?

Estou pesquisando bastante e hoje trouxe algumas ideias que me inspiram!! Vejam que ideias legais encontrei e que podem ser usadas em nossos banheiros:

Decoração


Efeito de pastilhas na parede da bancada, espelhão redondo:




Uma dúvida decorativa: o uso desta pastilha azul - gosto muito, mas tenho medo de colocar a pastilha azul neste tom mais forte e depois ela me cansar, considerando que o banheiro é pequeno, não será melhor um tom mais suave? Como este abaixo? O que vocês acham?


Reparem na bancada: portas, nichos e suspensa do chão:





Faixas verticais - também me inspiram, fogem da tradicional faxinha horizontal, criando um ar moderno:



imagem: 4 house design

Faixa vertical no box e chão:




imagem: pedacinho do céu



Neste abaixo já ousaram mais, no box faixa horizontal fininha e faixa vertical larga; e na parede da bancada pastilhas:



imagem: banheiro de menina



Neste banheiro, as cores ficaram nos detalhes, ele é todo branquinho, chão, paredes e móveis. Gostei da prateleira de vidro no cantinho, em cima da bancada. Meu banheiro vai ficar com este layout, vaso no meio, bancada e box de cada lado do banheiro.


Também gostei desta prateleira "colada" na bancada:




Mais pastilhas na bancada e na área do box:





Embaixo da bancada

Não só de armários fechados e fixos vive um bonita bancada. Vejam que boas idéias:


Armários com rodízios:








Ou que parecem soltos embaixo da bancada:





Vejam que lindo este, a bancada foi revestida com pastilha (será que foi feita de alvenaria?) e armário com rodízios.


Reparem que as cores do banheiro não precisam se repetir no quarto; O banheiro tem detalhes vermelhos e o quarto em um verde suave.




imagem: blog da reforma



Uma opção prática e muito bonita - Mini-bancada de madeira e cuba de apoio, móvel rodízio na mesma madeira da bancada:







Que tal um bonito banco de madeira embaixo da bancada, fazendo as vezes de prateleira?


Reparem os nichos no interior do box, pena que não pude colocar no meu:





Também podem ter cestos e pequenas prateleiras:


imagem: casas possíveis



Nichos grandes que acomodam bonitos cestos:




imagens: cores da casa


Mais armários suspenso e nichos: ( o espelhão redondo é a nova tendência?)





Banheiros pequenos



Selecionei algumas idéias para quem tem banheiros bem pequenininhos:







São belas inspirações, não?


No momento (por que eu posso mudar de ideia) o que estou pensando para meu banheiro:


- Revestimento do piso e das paredes bem claros (este não tem jeito de mudar, já estão comprados)

- Efeito de pastilhas somente na parede da bancada (só não decidi se será um azul marcante ou um verde bem clarinho, aguardo ajuda de vocês!)

- Bancada a mais clara possível, talvez em mármore;

-Embaixo da bancada, armários com rodízios ou prateleiras e nichos para cestos ou armários suspenso e nichos, o que o orçamento permitir;

- Um espelhão grandão;

- Vidro transparente no box.

Beijocas
Nem todas as imagens consegui colocar os devidos créditos, pois são imagens que arquivei a mais tempo e perdi a referência. Caso alguém se sinta lesado com sua imagem aqui, entre em contato para eu dar os devidos créditos ou retirar a imagem.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Uma ótima surpre$a!

Olá pessoas muito queridas,


Em obras e reformas algumas surpresas aparecem. Algumas bem desagradáveis, mas eu comprovei que também podemos ter ótimas surpresas, principalmente para o bolso.


Vejam o que aconteceu na minha obra.


Ao planejarmos o banheiro da suite, tínhamos em mente que para fazer a tubulação de esgoto teríamos muito trabalho. Seria necessário abrir uma vala comprida, que passaria pelo corredor externo na lateral da casa, passar pelo meu outro banheiro, com quebra do revestimento deste banheiro, para chegar a caixa de distribuição do esgoto da casa e encaixar a nova tubulação. Não sei bem explicar isto, mas acho que vocês entenderam.


Nosso eficiente pedreiro e meu marido estavam começando a cavar o chão da varandinha para fazer a vala e encaixar os canos de esgoto quando de repente... pím!!! Ouviram um barulhinho, haviam batido em alguma coisa.


Cavaram, cavaram e a boa surpresa!!


Haviam batido na tampa de uma pequena caixa de gordura!!! Na verdade é uma pequena caixa de distribuição do esgoto. Este achado facilitou muito a nossa vida, pois a tubulação que levaria os detritos até a caixa coletora, que fica nos fundos da minha casa, já estava pronta! Era só encaixar os canos novos nesta caixinha e pronto!


Olha a " linda" aí! A casa é bem antiga e não temos mais a planta; eu jamais imaginava que havia esta caixa escondida embaixo do piso da varanda. Pois esta caixa não é da minha casa, mas da casa da minha mãe, que fica na frente da minha, ao nível da rua.


Os canos já estão devidamente encaixados!





Este post escatológico é para explicar a vocês o motivo da minha felicidade! Gente, este "achado" me economizou mais de 12 metros de cano de 100mm!!!! E fora outras conexões. Ligamos para o depósito e perguntamos se podíamos trocar os canos e outras coisinhas que haviam sobrado, ou que vieram errado, em outra mercadoria.


Sabem quanto deu o saldo dos canos e conexões que não seriam usados e mais um registro, uma caixa sanfonada e outras coisinhas? A quantia de R$ 170,00!! Nossa, como estas coisas são caras!!


A minha felicidade é que este crédito ajudou na compra de todo o revestimento do banheiro! Só precisei pagar uma pequena diferença! O acabamento do banheiro seria em uma segunda etapa, com a descoberta da caixinha e a economia dos canos e conexões, meu banheiro vai ganhar todo o revestimento antes do previsto.



Como o banheiro vai ser pequeno, eu optei por um revestimento claro para o chão e as paredes. Sei que economizaria bastante se colocasse revestimento só no chão ou meia parede. Mas morro de medo de umidade em banheiro, e acho que dá menos trabalho para manter. A pintura sempre precisa ser renovada e uma parede revestida, basta lavar e pronto! Está nova.





Branquinha, branquinha. Piso branco dá trabalho, mas para banheiro acho o ideal.


Paguei R9,90 o m2. Precinho muito bom!





Então, queridas o acabamento do banheiro já está a meio caminho andado e eu preciso muito da ajuda de vocês. Para não cometer erros ou fazer algo que me arrependa, quero muito a opinião de vocês sobre as seguintes dúvidas:


- A faixinha horizontal em todo o banheiro está fora de moda?



- Para dar uma cor no banheiro, quero usar a cerâmica que faz o efeito de pastilhas; de início eu pensava em colocar este efeito em toda a área do box, mas vai estourar o orçamento. Eu posso colocar este efeito de pastilha somente na parede da bancada?



- A cor dos detalhes do quarto da suíte precisa ser a mesma do banheiro? Por exemplo, se eu colocar detalhes em verde no banheiro eu preciso repetir a mesma cor no quarto?



- Alguém pode dar uma sugestão de pedra para bancada, que seja bonita e mais em conta? O mármore ainda é usado em banheiros?



- O que vocês acham de armários embaixo da bancada? Eu estava pensando em deixar a parte de baixo da bancada livre e usar cestos e/ou aqueles armários com rodízios.



Estou com muitas dúvidas, conto com a ajuda de vocês para deixar o meu banheiro bem charmoso e moderno!


Beijocas ansiosas!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Construção da suite - Parte I

Olá queridos e queridas,

Hoje vou mostrar e tentar explicar para vocês, em detalhes, como será feita minha suíte e minha pequena área de serviço. Tenham paciência, pois o post está com muitas fotos e muita poeira!


Na verdade não vamos construir do zero, vamos transformar uma sala conjugada com uma varanda na suíte. Onde é a sala será o quarto, e a varanda será o futuro banheiro do quarto e a futura lavanderia. Para isto ser possível planejamos uma série de mudanças externas e internas.


MUDANÇAS NA ÁREA EXTERNA


A casa atualmente tem duas entradas, uma pela sala de TV (com o Alpendre que mostrei aqui, lembram?) e outra pela sala de estar, com a pequena varanda que também já mostrei várias vezes. Veja no esquema abaixo:




Concluímos que não há necessidade de duas entradas.Vamos eliminar a entrada pela varanda e deixar somente a entrada pelo alpendre e sala de TV.


A varandinha era assim:



A varandinha irá se transformar no banheiro da suíte e na lavanderia (área de serviço).


Foi feita uma parede dividindo o ambiente em dois: banheiro da suíte e lavanderia. Isto foi possível porque neste local passa encanamento de água e esgoto (a setinha vermelha na foto acima indica o encanamento de água que vem direto da rua, isto ajudou bastante!):




O único problema é que a lavanderia ficará um pouco escura, será necessário acender as luzes durante o dia, não tem outro jeito.


MUDANÇAS NA ÁREA INTERNA


Esta era a sala de estar. Era muito pouco usada pois as visitas gostam mesmo é da cozinha e da sala de TV; mas futuramente vamos fazer outra sala com varanda para o quintal. Esta sala será o quarto de casal:





Como planejamos:



Veja como está ficando:




Não consequi uma visão panorâmica como na foto anterior, porque do outro lado havia uma abertura de passagem bem grande. Agora a parede foi fechada para instalação da porta do quarto. Assim:




Estamos fazendo esta obra com o máximo de economia, então os materiais são bem simples.


A janela do quarto é de Metalon, mesmo porque se fosse instalada janela de alumínio ou madeira iria destoar do resto da casa, que tem janelas e portas antigas de ferro. Depois é só passar zarcão e pintar que a janela ficará protegida e durará anos.





E vamos reaproveitar tudo que for possível.


Lembram da janelinha no meio do quebra quebra, no post anterior? No lugar dela foi instalada a mesma porta que estava na antiga sala de visitas, que dará acesso ao corredor da lavanderia:

antes
depois

Agora minha ex-salinha de jantar está assim:



Este corredor era um espaço da casa que estava isolado e mal aproveitado:


Antes:



Agora - está cheio de entulho porque estamos nivelando o chão. No final ganhará piso cerâmico, integrando com o piso da lavanderia.





Gostei muito de poder aproveitar este pequeno espaço. Sem contar que a instalação da porta deu uma boa luminosidade na área interna.

A janelinha que foi retirada será aproveitada no banheiro da suite, é velhinha, mas está em boas condições:




Este é o panorama geral da obra no momento. Semana que vem espero voltar com mais novidades e as coisas em seus devidos lugares, que esta poeira toda e esta desorganização dão nos nervos, hi hi...


Para finalizar, euzinha feliz apreciando a obra da minha futura suíte!!





Não deixem de comentar, dizer o que acharam deste projetinho, viu? Eu ficaria muito feliz!!

Beijocas

Pós-Post - Na hora do almoço corri lá em casa para levar algumas conexões que o pedreiro havia pedido (joelhos, Ts, luvas, meias, estas coisas de nomes curiosos e que me fazem rir) e vejam como já está a parede externa do banheiro:
Logicamente, neste quadrado aí será instalada a janelinha (vitrô)



E a parte externa da janela do quarto já arrematada:
Muito eficientes, não?