Muitos visitantes do blog têm me perguntado sobre a tinta que usei para pintar os móveis da minha cozinha da roça.
Então vou dar a dica para vocês.
Esta tinta foi criação do meu marido.
Você vai precisar de:
- 01 lata de verniz para madeira;
- 01 lata de tinner;
- Xadrez em pó da cor que você quer para o móvel. ( Eu recomendo o Xadrez, mas acho que pode usar qualquer outro corante em pó);
- Um vasilhame para preparar a mistura.
Você deve misturar um pouco de tinner no verniz, para deixá-la um pouco menos viscoso e ajudar na secagem, com o tinner a pintura seca rapidinho. Você pode usar outro diluente (tipo aguarrás), mas a secagem é mais demorada. Com o tinner funciona melhor. Essa é a grande vantagem desta tinta, seca muito rápido. A tinta que compramos já preparada, para madeira, demora muiiito para secar e a aplicação exige mais habilidade. O tinner ajuda a obter uma mistura mais ralinha, fácil de aplicar, ótima cobertura e de secagem rápida.
Depois você vai acrescentando o xadrez em pó aos poucos, até obter a tonalidade desejada. Não vá jogando a caixa toda, basta um pouquinho para colorir o verniz. Enquanto vai pintando, mecha sempre a mistura, para não acumular muitos resíduos de corante no fundo. Cuidado para não raspar o pincel no fundo do vasilhame e aplicar direto na madeira, pode haver resíduos do corante em pó. Deve-se sempre misturar muito bem.
No caso dos móveis da minha cozinha da roça, meu marido misturou no verniz corante vermelho e preto, para obter uma tonalidade marrom, pois não encontramos o corante na cor tabaco ou marrom.
A cadeira antes:
E depois de pintada com esta mistura:
A mesa na mesma tonalidade:
Meu marido procurou este tom marrom-avermelhado para combinar com o armário, que também recebeu um banho de tinta:
Então é isto, para pintura de móveis, basta misturar o corante em pó, na tonalidade desejada, ao verniz. Mas este recurso é indicado para quem quer escurer os móveis. Parece difícil, mas não é. Com o tempo e a prática você vai aprendendo a buscar as tonalidades. Para madeira usamos muito o xadrez preto, o vermelho e o amarelo. Às vezes puro, às vezes misturando uns com os outros para obter diversos tons.
Também usamos o recurso para as paredes. Neste caso misturar o corante líquido em qualquer tinta branca. No caso da tinta para parede é melhor misturar o corante líquido, o pó não vai diluir muito bem.
Na parede do fogão de lenha marido misturou corante líquido vermelho e preto para obter um marrom avermelhado, bem escuro, como nos móveis.
(ainda falta colocar uma cortina nesta janela)
Esse recurso de usar o Xadrez para obter tonalidades é muito comum e mais econômico. Inclusive meu marido disse que aprendeu a fazer uma tinta usando cal e xadrez. Para não soltar da parede, basta acrescentar cola branca na mistura. Mas ainda não testamos viu?
Lá em casa sempre usamos corante ( preferimos o Xadrez) em pó ou líquido, para colorir nossas tintas. Fica muito mais econômico e prático, melhor do que sair comprando latas e latas de tintas de cores variadas. Basta comprar a tinta branca, ou o verniz, e misturar a tonalidade desejada.
Lá em casa sempre usamos corante ( preferimos o Xadrez) em pó ou líquido, para colorir nossas tintas. Fica muito mais econômico e prático, melhor do que sair comprando latas e latas de tintas de cores variadas. Basta comprar a tinta branca, ou o verniz, e misturar a tonalidade desejada.
Espero que tenham gostado da dica. Boas pinturas!!
Beijos
Amiga também sou fã do xadrez, lembra minha infância sempre pintava meu quarto com xadrez e cal, mas a cola junto é novidade, será que dar certo?adoro você,bjs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsabel,
ResponderExcluiradorei a dica das tintas, inclusive ando usando a dica do xadrez que você havia me dado.
Eu não recebi o seu e-mail. Como eu mudei o endereço de e-mail,vou repassar para você
janiceslbrito@gmail.com
Beijo amiga :)
Oi Isabel! ficou muito boa a pintura dos móveis. Realmente acho que economiza bastante preparar as tintas nas cores desejadas, porque comprar prontas fica muito caro e muitas vezes não usamos a lata toda!
ResponderExcluirIsabel,
ResponderExcluirjá recebi o e-mail.
Obrigada amiga :)
Gente, nunca ouvi falar desse xadrez, ehehehe...
ResponderExcluirSua pintura ficou muito linda. Se a minha cadeira já tiver verniz, como eu faço? Beijos e obrigada, Elisa
ResponderExcluirIsa adorei a dica, valeu msm, bjks
ResponderExcluirque idéia boa
ResponderExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirAchei legal as dicas da pintura e seus últimos trabalhinhos. Idéias e criatividade são sempre bem vindas. Gostei de tudo!
Ah! A Igreja Cristo Operário foi onde batizei a minha princesa e fica bem próximo a minha casa...
Abçs,
Ana
Cada vez que venho, dá vontade de ficar nessa cozinha....rssss.
ResponderExcluirBeijocas, flor!
Oieeee tudo bem?
ResponderExcluirEspero que volte logo a ativa!
Tem um selinho te esperando no meu blog.
http://renatadutraarte.blogspot.com
Beijos
Amei as dicas Isabel!
ResponderExcluirQuando fazia artes em jornal, comprava verniz de tons diferentes para passar sobre a peça pintada com latex, a dica do xadrez teria me ajudado a economizar...adorei aprender, bjos :)
Oi Isabel, obrigada pela visita. Demorei um pouquinho para responder, pois não consigo entrar na internet todos os dias. Volto a dizer que seu blog é uma fonte de inspiração para mim!!!
ResponderExcluirSobre o bolo no fogão de lenha... aí que inveja!!! É o meu sonho ter uma cozinha fofa como a sua. Eu chego lá!!!
Bjs para vc, Juliana
Olá Isabel.boa noite.
ResponderExcluirSimplesmente maravilhosos.
Obrigado pela dica da tinta.
abrços.Richard.
Olá Isabel!
ResponderExcluirEu tbm já fiz uns trabalhos com xadrez e gosto muito, fiz até tela usando ele, exatamente por ser econômico.
Mas essa sua dica é ótima, misturar no verniz parece mesmo ser ainda mais prático e eficaz.
Seus móveis e parede estão muito lindos.
Parabéns à vc e ao marido tbm, pela dedicação.
Abraços!
Oi Isabel queriida , td bem por aí ?!? Que bom que gostou da vsala da Má !!!
ResponderExcluirTenha uma ótima segunda !
Bjuss*
adorei a dica das tintas
ResponderExcluirSObre acola no xadres com cal... antigamente... minha mãe fazia isso, mas pra isso não se usava cola branca não até porque acho que nem existia. Tem uma cola especial pra isso e não era cara não ela é em barras e tem uma cor de caramelo, tem que derreter no fogo, entoa cuidado.
ResponderExcluirSe vc perguntar nas casas de tinta eles devem saber ou entao pra algum senhorzinho pintor quase aposentado. O nome eu nao sein é cola de tinta simplismente.
E parabéns pelo seu blog seus trabalhos são lindos e sua cas é um primor!
Eliane
OI QUERIA UMA AJUDA DE VOCES!
ResponderExcluirOI SOU A LAILA,COMO FAÇO P OBTER OS TONS C CORANTE P PINTAR MADEIRA,POIS FAÇO ARTESANATO.OBRIGADA!MEU EMAIL É.SALAHXAVIER@BRTURBO.COM.BR.POR FAVOR!
ResponderExcluirOi Isabel, essa sua cadeira chamou minha atenção.más gostei mais da dica de pintura com o pó xadrex.
ResponderExcluirSou apaixonada pelo pó xadrez,pinto tudo com ele,rsss.
Eu ia te passar a dica de uso em paredes, com o cal e cola branca, fica ótimo, pintei mimha casa por dentro e por fora com essa tecnica.(eu mesma pintei)rsss.
amo as cores, faço cores lindas com a mistura do pó, e a mesma tecnica que eu uso ,aplico em madeiras, vou experimentar essa com tiner e verniz.Visite meu blog,bjo.me mande seu e.mail que te envio fotos de como ficou a minha casa.
Oi Isabel, essa sua cadeira chamou minha atenção.más gostei mais da dica de pintura com o pó xadrex.
ResponderExcluirSou apaixonada pelo pó xadrez,pinto tudo com ele,rsss.
Eu ia te passar a dica de uso em paredes, com o cal e cola branca, fica ótimo, pintei mimha casa por dentro e por fora com essa tecnica.(eu mesma pintei)rsss.
amo as cores, faço cores lindas com a mistura do pó, e a mesma tecnica que eu uso ,aplico em madeiras, vou experimentar essa com tiner e verniz.Visite meu blog,bjo.me mande seu e.mail que te envio fotos de como ficou a minha casa.