comenta!!

comenta!!

terça-feira, 3 de março de 2009

Bagunça!

Bagunça- eu enlouqueço com ela!


Olá meus queridos e queridas amigas,


Desculpem, mas hoje o post está bem pessoal e com um desabafo!

Hoje vou falar de um assunto que pode mexer com muita gente, a capacidade de organização, ou a falta dela.

Esse assunto meche bastante comigo.

Achei um artigo sobre esse assunto no blog da Ana Medeiros ((Prendadas). Fala sobre o lado benéfico da organização (texto aqui). Li e pensei, hã? Como assim? Existe ordem no caos?

Acho que vou emoldurar este texto e colocar na cabeceira da minha cama!

Gente, eu amo casa arrumada, tudo organizadinho, no lugar. E sou muito boa em arrumar e organizar as coisas,mas sou péssima em manter tudo arrumado, por muito tempo.

Vivo procurando caixinhas, cestinhos, pastas, enfim, todo tipo de porta-treco, para ver se consigo deixar as coisas organizadas e fáceis de encontrar. Mas não posso extrapolar, senão, por causa da minha falta de organicidade, minha casa fica cheia de caixinhas e porta-trecos por tudo quanto é lado.

Ontem, marido ficou em casa e aproveitou para dar uma geral por lá. Quando cheguei notei que estava tudo organizado e foi a melhor sensação do mundo. Mas levei uma senhora bronca!

Ele virou para mim e disparou:

"- Bebel (meu apelido em família) você é muito bagunceira! Tirei tanto papel, tanta coisa espalhada por aí! Você sai de manhã para trabalhar e deixa um furação atrás de você! Até o quarto da sua filha tava uma confusão de coisas fora do lugar!"

Ai, fiquei tão tristinha com esta bronca! Levar bronca de mãe por causa de bagunça, sendo você uma adolescente ainda vai. Mas levar bronca de marido, com quase 40 anos nas costas! Ui! Ninguém merece! Me fez rever meus conceitos.

E o pior de tudo, é que ele tem toda razão. Nem discuti! Nunca consegui ser organizada. E a grande contradição é que detesto bagunça, quando as coisas estão fora de lugar lá em casa, me sinto perdida, frustrada, desesperada, não acho nada!! Me explica esta contradição?? Não confundam , sou bagunceira mas sou limpinha! Minha casa fica desorganizada às vezes ,mas sempre limpa!

Eu arrumo a casa toda, fica tudo um brinco, mas noto que demooooro horas (por causa da grande confusão em que tudo fica), organizo cada cômodo, seleciono tudo, papéis, roupas, sapatos, livros de receitas, cds, dvds, panelas, vasilhas. Gasto uns 03 dias para deixar minha casa em ordem ! E depois de tanto trabalho, em menos de 02 dias, ja está tudo fora do lugar. Procuro me policiar, usar uma coisa e retornar com ela para o mesmo lugar. Mas sei lá. Me distraio, ou o cansaço me faz deixar tudo por aí, para guardar depois! Uma grande furada! Primeiro que quem vai ter que guardar serei eu e depois o tempo que gasto para guardar tudo é um desperdício!!

Esta contradição em que vivo me entristece muito, noto que gasto muita energia e tempo orgnizando a bagunça que eu mesma provoquei!

E não é só em casa não, vivo perdendo chaves, cartões, boletos, faturas de cartão, minha bolsa é uma confusão. Oh céus!

O texto mostra que pode haver orgnaização no caos, mas o meu caos é realmente cáotico. Ou vou ter que mudar radicalmente e me policar o tempo todo, ou aprender a por ordem e critério na minha bagunça!!

Pois é, hoje estou revelando um lado ruim meu, mas sou humana, não se decepcionem!

Eu ficaria muito feliz se alguém pudesse ser solidário comigo e me ajudar, me dando dicas ou mesmo contando se passa por isto também!

26 comentários:

  1. Menina, não se entristeça; faço isso às vezes, mas no geral sou bem organizada e consigo manter tudo assim. No meu blog tem dois posts recentes sobre o assunto. Num mostro uma dica de como organizar as gavetas e no outro dou dois conselhos sobre como manter rudo organizado. São conselhos simples que aprendi por aí, mas valiosos. O primeiro é do dia 26/02 e o segundo do dia 02/03. Leia e sinta-se melhor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Fica triste não Isabel, eu ainda não consegui entender como passo tanto tempo arrumando pra depois ficar tudo tão bagunçado. E limpinha eu também sou mas bagunçadinha... ... Digo que minha casa não fica arrumada nem pra tirar foto. Eu tento, arrumo ... depois fica tudo parecendo acampamento de cigano. Tenho um problema, ou problemas crônicos: roupas que deixam por toooodo lugar, os sapatos espalados ou estacionados perto da porta e as toalhas... são cinco toalhas a procura de um lugar.
    O que vamos fazer?
    bj

    ResponderExcluir
  3. Isabel, compartilho contigo o fato de gostar de tudo arrumadinho, mas vou te contar uma coisa.
    A falta de condições de ter os moveis certos e o fato de estar reorganizando minha casa , isso já fazem oito anos, hehheh, mudando moveis, comprando uma coisinha hoje , outra quando termino de pagar a primeira e etc.. Isto tudo leva minha casa a não estar tão organizada quanto eu gostaria.
    Tb pq meu querido marido é fanatico por livros e ocupa todo o escritorio só pra ele, ai minhas duas filhas, uma fez artes e dá aulas e tem tralha que não acaba mais, e a outra é profe tb , faz duas faculdades, não tem onde guardar as coisas delas tudo bonitinho e nenhuma delas é um primor de organização. Tudo tiram do lugar , mas colocar só EU . Pra não enlouquecer e ficar o tempo todo só brigando , resolvi dar uma tregua na minha fanatice por organização, nimguem merece , nem eu, tava ficando mto chata de tanto reclamar.
    Agora só de vez em quando eu dou uns gritos e sai todo mundo guardando tudo, hehehhehehe. Até a Peposa se esconde quando isso acontece.
    Mas enfim, antes que isso vire um post tb ou uma carta, o importante é ser feliz e estar bem com os que vc ama, não fica neurotica não, hehhee bjs..

    ResponderExcluir
  4. Isabel,
    eu sou meio neurótica por arrumação.
    Dizem que minha casa parece de boneca, tuuuudo no seu lugarzinho.
    Mas para deixar assim dá trabalho.
    Eu levanto e guardo as coisas que estão fora do lugar, varro e passo pano em cada cômodo separadamente, tiro a poeira e vejo se já guardei tudo.
    Limpo o banheiro, todos os dias, sendo que uma grande lavada nele, eu dou 2 ou 3 vezes por semana.
    A garagem e a área de churrasqueira eu lavo 2 vezes por semana e tiro a poeira.
    Tento não deixar muitas coisas fora do lugar a noite, antes de deitar.
    Não durmo sem lavar as vasilhas da cozinha.
    É muito trabalho mas, vale a pena ver tudo arrumado.
    Espero ter ajudado.
    Beijo amiga :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel!!! lendo o comentário da Janice me vi num espelho, sou igualzinha a ela, outra coisa que me ajuda é o fato de ter muitos armários em casa, aí dá para guardar tudo em seus devidos lugares. Aqui em casa somos 3 e meu marido é meio bagunceirinho, mas meu filho é organizado como eu, que ensinei desde pequeno. O que não pode é ficar estressada, vai se organizando aos poucos... Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não posso te ajudar Isabel, porque tb sou hiper desorganizada. A diferença é que não me entristeço com isso, realmente não me incomodo mesmo, até gosto as vezes da minha baguncinha rs. Só não gosto de casa suja rs.

    Marídeo que odeia, mas eu falo pra ele "se vc não gosta arruma ué", simples assim. E aí ele arruma, mas no geral deixa do meu jeito mesmo, por isso sei que jamais poderia ser decoradora ou teria o seu talento que eu admiro tanto pra decorar a casa por exemplo.

    Só posso torcer pra você conseguir aplicar as dicas que receber, porque se vc se incomoda com isso tem que mudar mesmo.

    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Não fiques triste. Também sou um pouco assim. Vou ver que conselhos te dão, para aplicar aqui em casa também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Isabel eu estou ficando maluca aqui em meio a tanta bagunça.È sério eu estou pirando: há uns 2 meses eu estou vivendo "acampada", me mudei pra um apê sem armarios na cozinha, quartos e tá td encaixotado sem lugar pra guardar. Menina ta um bagunça tão grande afff. Quero mto organizar logo td, pq não dá pra viver assim. Mas que bom que seu marido te ajuda a arrumar td. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida Bel
    Eu tb gosto de tudo em ordem...eu até acho que melhorei muito com a idade...rsrs
    sabe.... sou ainda neurótica sim por limpeza e ainda mais quando se tem 4 ( isso mesmo!!! quatro) cachorrinhos em casa...não é fácil
    Todo mundo que entra aqui diz que minha casa cheira perfume...acho q é de tanto limpar rsrs...e eu sempre tenho receio q esteja cheirando cachorro...rrss então todos os dias varro,passo pano, depois passo outro pano com desinfetante,tiro o pó, limpo os banheiros e como disse a Janice pelo menos umas duas vezes por semana eu os lavo... minha varanda eu lavo todo dia !!! pois tb adoro plantas e preciso molhá-las..rrrs
    sabe...além de ter meus cachorrinhos tenho 2 meninos e meu marido...imaginou???
    ah!!! e sabe quem ainda recolhe os cocozinhos na grama do jardim???? advinha???? eu!!!!!
    resultado qdo chega a tarde estou exausta!!!!! aí digo: _ Chega!!!! agora vou descansar....tomo meu banho venho no computador, onde o tempo passa muitooooo rápido e já está na hora de preparar o jantar...e ainda lavo a loucinha da janta antes de dormir...e no outro dia tudo se repete rsrs
    viu!!!somos todas "normais"???!!! rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Isabel, será que somos irmãs???? Minha casa é grande, somos somente eu e meu marido(fora os cachorros), tenho muitos armarios, prateleiras, estante, e ao redor disso tudo muita, mas, muita bagunça. Aqui em casa, mora do lado da casa de minha mmãe, levo bronca da minha mãe e do meu marido, aí penso...vou mudar, que nada, limpo tudo arrumo, decoro diferente, mudando armarios de lugar, mas de nada adianta. Sou chata, guardo muitas coisas pensando,isso pode me ser útil para alguma coisa, porque gosto muito de artesanato.Então pego caixas de sapato, da Natura, de tudo que imaginar e forro com cola branca e papel de presente para ficar dura e bonita, ponho na frente etiqueta e...e...quando vejo o que deveria estar dentro da caixa está fora.
    Por isso querida, não fique triste, somos perfeitamente normais...
    Beijos
    Miriam Regina

    ResponderExcluir
  11. Cumadre!!!!!!
    Pelos nossos anos de convivio só uma novena poderosa para santa Rita de Cássia!!!!
    Beijos da sua amada amiga,
    Fátima

    ResponderExcluir
  12. menina eu sou assim também.O pior que aqui em casa a menos bagunceira sou eu, porque o resto meu Deus!As vezes chego a chorar de desespero, especialmente depois de um fim de semana em que a casa esta de pernas pro ar!O tempo que perco pra por tudo no lugar é grande viu!Valeu a dica do texto! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu detesto bagunça mas convivo com 3 bagunceiros profissionais dentro de casa !!! rsrs
    Fazer o que...se conformar né...convencê-los ainda não consegui !!! rsrs
    beijim bagunceirinha

    ResponderExcluir
  14. Nossa Izabel, é duro manter a casa organizada... Eu fico louca com desorganização, as vezes não consigo nem raciocinar direito. Sou organizada e bagunceira ao mesmo tempo. Tento deixar tudo em ordem mas coma loucura do cotidiano as vezes não da não é.Maas você está no caminho certo, caixas organizadoras ajudam muito, com cada coisa em seu devido lugar fica mais fácil para se livrar da baguncinha. Você tem um marido de ouro viu! Hehehe... O meu é bagunceeeeiro...
    Há! Vi seu blog e ameeei, já sou admiradora das tuas artes torço para que tudo de certo e você arrebente de vender!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!

    Tente não ser tão rigorosa com vc mesmo...quem sabe vc rindo de toda esta situação as coisas não fluem melhor.

    Bjokas.

    Kátia Curto
    tudodbomptocom.blogspot

    ResponderExcluir
  16. Ih, Isabel, vou te dizer uma coisa, dou o maior apoio ao seu marido. kkkkk É sério, eu sou virginiana e organizada por natureza (chatíssima na verdade!) e ele é O bagunceiro e eu sofro muito com isso, porque como vc disse, ele vive perdendo as coisas e às vezes, eu me sinto até desrespeitada, porque deixo tudo arrumadinho e quando chego em casa, tem roupas, sapatos papéis, tudo jogado, fico louca! E realmente eu acredito que arrumar uma casa desorganizada leva o triplo do tempo.
    Então, vou te dizer o que eu acho que vc deve fazer: organize um cômodo por vez e tente com todas as forças, devolver tudo o que usar ao lugar, senão não vai adiantar nada. Ensine a Aninha também a guardar suas coisas e tenha cestos sim, pra organizar, mas nada em excesso, senão vira bagunça do mesmo jeito. Junte as coisas por tipo: sapatos, bolsas, cintos; documentos e contas a pagar; vasilhas com suas tampas; talheres de servir e talheres de mesa; brinquedos; livros; CDs, DVDs; tudo deve ter um lugar e não dois ou três lugares. E muito importante: doe tudo o que está demais, geralmente a bagunça se dá pelo excesso de coisas. se precisar de ajuda, me peça, eu adoro organizar! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Isabel, esse site sempre tem dicas legais de organização, passa lá:
    http://bbel.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Isabel! Eu sou super organizada, mas vivo dias de total caos...E me cobro muito pela organização...Mas o caos tb é necessário, depois passa e tudo fica bem! Fiz um artigo em homenagem ao Dia da Mulher com dicas de organização, está aqui:
    http://www2.personare.com.br/revista/materia/117/organize-ambientes-e-ganhe-energia
    Espero que te ilumine, mas não fique triste, cada um tem seu jeito de se encontrar e se organizar e achar as coisas...>Vc encontrará o seu ;-) Bjs!

    ResponderExcluir
  19. este pexto podia ter sido escrito por mim. eu sou igualzinha....todos os dias pergunto ao marido viste minha chave,telefone.... enfim um caos ...e tb sou completamente viciada em pastas e caixas e tudo o que esteja relacionado com organização ... aos poucos vou-me esforçando mas nao é facil

    ResponderExcluir
  20. Isabel, o que você tem que fazer é usar a técnica da caixa de recolhimento. Pegue uma caixa grande onde caiba tudo e vá colocando nela tudo o que você não consegue guardar. No final do dia você coloca no lugar. À medida que você for se acostumando com a técnica a caixa vai diminuindo e a bagunça também, pois quando você se habituar a colocar tudo no lugar, menos objetos vão parar na caixa. É batata.

    ResponderExcluir
  21. Não se culpe, todos temos um lado bom e outro nem tanto, ehehehe... Um grande bjo!

    ResponderExcluir
  22. Para conseguir ter organização e mantê-la, você precisa criar métodos e procedimentos específicos é uma rotina que deve estar inserida na sua vida. Estabeleça prazos de intervalo; uma vez por dia, por semana, por mês, e quantas vezes. Tudo depende das necessidades pessoais de cada um.
    É importante que você identifique os métodos que escolheu, escreva-os para que você possa fazê-los de maneira eficiente, simples, e organizada.

    Reduzir a complexidade e dividir as tarefas em etapas são duas técnicas que conduzem à eficiência.

    Se você tiver 20 coisas a fazer hoje, e reduzi-las a somente três tarefas mais importantes, você não precisa mais de uma agenda abarrotada com lembretes e listas de “a fazer”.

    Lembrou coisa importante escreva.

    As nossas mentes são maravilhosas, mas vivem vacilando. Não nos lembramos de coisas quando temos de lembrar, e lembramos quando não precisamos. Não entupa sua mente com coisas que ficam tirando o sossego, escreva.

    Tenha uma caixa de entrada.

    Bem, de fato você precisa de duas caixas de entrada - um para a casa e um para o trabalho.

    Mas muitas pessoas têm muito mais do que isso - o papel chega à sua escrivaninha, sua correspondência em casa, no escritório e aterrisam em 100 lugares diferentes - Recados de telefone e anotações são colocados em todo lugar, em todas as partes...

    Em vez disso, tenha uma “caixa de entrada”, e ponha todo o material de entrada lá. Coloque uma caixa especifica (uma no escritório e outra em casa) – Etiquetada como; “Ler”, ou “abrir” tanto faz.

    Então, uma vez por dia ou semana processe a caixa de entrada para esvaziar-se. Só comece quando puder decidir o que fazer imediatamente: lance, delegue, arquive, até que a sua caixa de entrada fique vazia. Não deixe essas decisões para depois.

    Porém, uma coisa é certa: Você tem de ser vigilante para manter tudo funcionando, a bagunça acontece rápida e silenciosamente.

    Mas amiga...não se culpe pela desordem que às vezes se instala, isso não é problema principalmente pq vc. gosta de organizar, o que está faltando é apenas métodos.

    Espero ter ajudado um cadinho
    bjk

    ResponderExcluir
  23. Amiguinha, tenho uma garagem lotadinha de kinkas, então...
    Mas olha, ano passado tentei me organizar dentro de casa, de todas as formas. Comprei organizadores, organizei o que pude e o que não pude. O resto não depende de mim, porque ainda não moro no meu chão, no meu clima nem na minha casa, ainda, então...
    Mas olha nos marcadore do blog "organização" e ali aparecerá o surto do ano passado. Também olhe na minha listinha de blogs: em um ali fera,"Chega de Bagunça" , com dicas fantásticas. Foi ali que eu passei a me policiar mais.
    Ainda não sou organizada, mas já dei o ponta-pé inicial e o que é melhor: adorei ser mais organizada.
    Amanhã, se eu conseguir respirar, mando um mail prá vc, conversando sobre outros detalhes..rsss.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Ah, uma dica boa que aprendi: a dos 15 minutos.
    Por apenas 15 minutos, organize tudo o que puder, dentro de um cômodo. Faça isso constantemente e verá os resultados em breve - e se acostumará a organizar.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. Tem presente pra vc no meu blog, venha pegar!

    http://renatadutraarte.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Izabel
    Passei por isto há alguns meses e conheci o grupo das Fly´s que me ajudam demais... sou uma desorganizada nata e preciso de muita regra pra conseguir sobreviver, se quiser saber mais sobre o grupo me escreve que te mando o link pra vc entrar.
    bjokas
    Otimo findi

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!