comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A cozinha

Olá queridos amigos e amigas,


Desculpem o sumiço; minha filha machucou o dedinho polegar e precisamos ficar 03 dias de molho em casa. Está tomando antibiótico porque chegou a infeccionar o dedinho, mas está super bem agora.


Para complicar, eu arrumei uma dor muito forte no punho, que também me afastou do teclado. Já marquei médico para a próxima semana para ver o que está acontecendo. Espero que não seja nada grave.


Agora vamos falar do assunto que mais gostamos, reforma. Minha cozinha está precisando muito de umas boas mudanças. Tenho vontade de trocar os armários, trocar a pia, colocar prateleira. Enfim, mas é um tipo de reforma que vou fazer em outro momento. Por enquanto os armários e eletrodomésticos de minha cozinha estão bons e cumprindo seu papel direitinho.


Mas sempre tem alguma coisinha que podemos fazer para melhorar. No caso da minha cozinha vamos refazer a pintura, as paredes estão feias e manchadas. Neste final de semana meu marido ( que também ataca de pintor) vai fazer este serviço.


Uma pintura nova com certeza vai fazer muita diferença. Vou aproveitar e colocar uma cortina, uns pratos na parede, umas prateleirinhas.


A cozinha é um espaço muito importante, é o coração da casa. Muitas vezes não damos a devida atenção a este espaço. Eu enumerei abaixo algumas características que considero muito importantes para uma boa cozinha:


Funcionalidade - Nada de encher a cozinha com milhões de coisas que você não vai usar, ou eletrodomésticos e móveis desproporcionais (grande ou pequenos demais) e sem função para você. Aquela geladeira duplex maravilhosa, enorme, cabe na sua cozinha? E para que uma geladeira enorme se é para guardar apenas 01 garrafa de água e 01 cebola cortada ao meio? Já pensou no desperdício de energia e espaço? Tenha uma geladeira que realmente atenda as suas necessidades; Você precisa mesmo daquele fogão de 06 bocas? Máquina de lavar louça é importante para você? Enfim, avalie muito bem suas reais possibilidades e necessidades. Uma cozinha, por mais simples que seja, deverá ter uma geladeira, um fogão e uma coifa. E não esqueça de investir em eletrodomésticos econômicos, afinal, energia está muito caro!





Praticidade - Móveis e eletrodomésticos que não atrapalhem a circulação e o espaço; utilidades domésticas em locais de fácil acesso; tudo deve ser organizado e disposto de forma a facilitar o nosso trabalho. Geralmente, geladeira, fogão e pia devem estar próximos; a gaveta dos talheres e uma prateleirinha com os temperos mais usados próximos ao fogão facilita muito; tenha sempre a mão pegadores e apoiadores de panela e panos de prato. Eletrodomésticos pequenos como liquidificadores, batedeiras, torradeiras, fornos elétricos, coloque em um local de fácil acesso, se possível próximo a uma tomada. Estude bem o local de instalação dos amários e aproveite todo o espaço disponível neles. Se tiver espaço, uma ilha ou mesa para receber as refeições cai muito bem.








Segurança - Cuidado com o armazenamento do botijão de gás, que deve estar em um local arejado e de fácil acesso. Se você usa gaz encanado, fique atento a manutenção da rede; Facas afiadas, tesouras, produtos de limpeza, armazene tudo com muito cuidado, principalmente se tiver crianças em casa.





Beleza - Um item muito importante. Afinal, é na cozinha que permanecemos grande parte do nosso tempo, seja fazendo as tarefas de cozinhar e lavar, seja nos momentos das refeições. Então merecemos estar em um espaço limpo, harmonioso e aconchegante. E não é preciso um investimento muito alto. Belas louças expostas, pratos nas paredes, uma prateleira com sua coleção de xícaras, uma boa iluminação, bancadas bonitas e limpas.






Espero conseguir aliar todas estas característcas na minha cozinha para na próxima semana mostrar o resultado para vocês.


Beijos e tenham um ótimo final de semana!

19 comentários:

  1. Menina, você tava sumida mesmo, mas espero que essa onda ruim passe, é duro criança doente, não é mesmo?
    ;)

    ResponderExcluir
  2. dedo infeccionado doíííí, tadinha da pequena!!!
    sem teclar, duro hein!?
    Já fiquei curiosa para ver a cozinha!
    bjk

    ResponderExcluir
  3. Bel,
    gostei muito da segunda cozinha, tão fofinha!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel,
    que bom que você já está de volta.
    Espero que vocês já estejam bem e tenha um bom final de semana.
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  6. Desejo melhoras para a pequena, pois tudo q infecciona dói.
    Do punho, desejo melhoras, para postar mais coisas bacanas, do jeitinho q só vc tem pra isso.
    Qto a cozinha adorei as fotos...
    E espero q a sua fique tão bonita qto elas.

    Bom fim de semana

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  7. Oi sumidaa! que bom que tudo agora está bem! e espero a cozinhaa com cara de nova hein! beijinhoss ;*

    ResponderExcluir
  8. Apesar de eu não gostar de cozinha elas deveriam ser todas bonitas assim, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Lindas!
    Tem selinho para você
    http://enfimaqui.blogspot.com
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Olá Isabel, espero que a sua filhinha fique bem.

    Menina, que cozinhas lindas! E, vc já ficou doutora em decoração. Amei suas dicas. Um ótimo final de semana para vcs. Sandra.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite querida!!!!Melhoras aí pra mamãe e pra filha!!!!!E com certeza sua cozinha vai ficar show!!!!E eu vou ficar aguardando anciosa o resultado, que com certeza vai ficar especial!!!!
    Bjs e um ótimo final de semana pra vc também!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eita...semana que vem, já?? Maravilha!
    A propósito, o quarto da Mari precisa, clama por uma pinturinha. Será que vc empresta o maridon, uma vez que o meu foge cada vez que peço ajuda? rsssss
    Beijocas flor e boa reforma!

    ResponderExcluir
  13. Olá XARÁ, tenho certeza, q mesmo ñ fazendo uma grande reforma, sua cozinha ficará um charme com suas excelentes idéias!!! Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  14. Amiga espero que você melhore da dor no punho, nossa eu passei por isso,lembra?
    acho que foi excesso de computer,rsrs
    assino em baixo de tudo que escreveste
    praticidade,funcionalidade é tudo
    um final de semana maravilhoso
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Isabel, senti sua falta durante a semana, espero que sua menina esteja bem. quanto ao pulso, eu tb senti dores, acho que é do computador mesmo. Ontem por ex eu não tinha coragem de teclar de tanta dor, hoje estou melhor. Suas dicas estão ótimas e as cozinhas lindas , uma mais bonita que a outra . Estou precisando pintar aqui tb , e já estamos fazendo planos, mas o frio tá deixando a gente meio preguiçosa, hehehhe, ai vou levando, aliás os planso são de pintar tudo menso os quartos que já foram pintados recém, é um trabalhão.
    Mas quero deixar um beijo pra vc e melhoras pra sua menina tb , Boa pintura ai, depois mostar pra nós .

    ResponderExcluir
  16. Oi, Isabel!
    Antes de mais nada, desejo daqui que a sua filhinha melhore a todo vapor, viu? Criança doente ou machucada é tão ruim de se ver... eles são sempre tão serelepes e espivitados e, de repente, ficam “borocohô” por causa dessas coisas? Nãnãnimnãnom! Espero que tudo fique ótimo, e bem rapidinho. :D

    Aff! Espero que essa dor no punho não seja nada demais, hein?!

    Nem sei se você viu, mas estou de recesso no blog...ehehehe... vou receber visitas aqui em casa e por isso não vou atualizar o Bicha por um tempo, mas sempre que possível vou fazer visitas e vim aqui ver como andavam as coisas. E valeu a pena porque esse post está muito informativo (bem do jeitinho que gosto) e cheio de verdades. Quando fiz a minha cozinha também fiquei atenta aos detalhes que você enumerou, e valeu a pena. Minha cozinha é pequena, sabe? Nem cabe uma mesa, mas ainda esta semana estava comentando com o marido enquanto preparávamos o jantar, de que ela é perfeita para mim. Acho que ela é bonita, tem e cabe tudo o que eu preciso. :)

    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Coitadinha da pequena!!!!Adoro cozinhas, a minha está longe de ser uma lidinha como essa com cortina xadrez que me encantou, mas tb estou fazendo umas mudancinhas (bem pequenas)....beijos e v~e se não some tanto, nos faz falta

    ResponderExcluir
  18. O seu blog foi escolhido como o blog parceiro do meio ambiente pelas ações sustentáveis que vc aplica no seu dia-a-dia.
    Passa lá para ver, quando puder.
    Parabéns..
    Beijo grande e boa semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!