comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Divino!




Bandeira do Divino (Pena Branca e Xavantinho)



Os devotos do Divino
vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino
ser bem-vinda,ser louvada, ai, ai

Deus nos salve esse devoto
pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede,
dando pão a quem tem fome, ai, ai

A bandeira acredita
que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta,
que essa casa seja santa, ai, ai

Que o perdão seja sagrado,
que a fé seja infinita
Que o homem seja livre,
que a justiça sobreviva, ai, ai

Assim como os três reis magos
que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente
atrás de melhores dias

No estandarte vai escrito
que ele voltará de novo
Que o rei será bendito
ele nascerá do povo

Plagiei minha comadre e abri o blog com música. Dentre as músicas que homenageiam o Divino Espírito Santo, esta é a que acho mais linda! Tudo isto para mostrar para vocês o meu quadrinho do Divino aprendi a fazer com a Ana, do Jeito de Casa. Ela ensina tudinho aqui!

Não sei quanto a vocês mas eu achei o resultado muito fofo!! Adorei fazer este trabalho!

Mas porque amamos e reverenciamos o Divino Espírito Santo e o queremos em nossas casas? Vamos saber?

Festa do Divino

A Festa do Divino, como é popularmente chamada a comemoração da descida do Espirito Santo sobre os apóstolos, é realizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade: O Espirito Santo.

Realizada quase sempre no dia de Pentecostes (em grego Pentekoste significa cinqüenta), isto é, cinqüenta dias após a Páscoa. Segundo a tradição da Igreja, o dia de Pentecostes significa que após cinqüenta dias da Ressurreição do Senhor, o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos (...).

O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro ) e possuidor de sete dons: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CIENCIA, CONSELHO, FORTALEZA , PIEDADE e TEMOR DE DEUS daí, quase sempre a pomba que o representa possuir sete raias ou sete fitas.

A cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da Igreja representa para uns a chama, ou luz da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a Igreja o amor é representado pela cor vermelha.


A Pomba que representa o Divino pousa quase sempre sobre uma esfera azul (o Universo) o que significa o domínio do mensageiro (Divino) sobre o mundo, iluminando-o. Por isso mesmo as flores que compõem a bandeira da Folia do Divino, formam uma esfera que representa o universo iluminado pelo Divino Espírito Santo.(...)

A Festa hoje, no entanto, nem sempre se apresenta com todo este simbolismo, pois muitos deles foram alterados pela dinâmica popular. Podemos observar por exemplo, que os sete raios que circundam o Divino, atualmente, nem sempre são representados por esse número e que as sete fitas que antes partiam da bandeira da Folia, hoje são representadas por inúmeras delas, pois um popular pode acrescentar outras em pagamento a uma promessa.
Todavia o povo repete ano a ano, os rituais da Festa de acordo com o que diz sua fé e seu coração, independente, muitas vezes da compreensão de toda essa simbologia. (Fonte aqui)




Festa do divino em Minas Gerais

Em Minas, a festa do Divino se caracteriza pelo Cortejo do Império e Coroação do Imperador e da Imperatriz do próximo ano. Durante o ano, à procura de oferendas, o Imperador envia “folias” para cantar junto às portas, conduzindo uma bandeira de cetim vermelho, tendo ao centro uma pombinha branca ou dourada, com resplendor ou orla de nuvens. Encerrados os festejos religiosos, os participantes se reúne ao redor de uma mesa farta, onde cantam e dançam ao som das violas.

Há muitas crenças em torno da bandeira do Divino: segundo o povo, ela traz alegria, paz e fartura por onde passa. É feita a cada ano pela família do Imperador e abre o cortejo do Divino. (Fonte aqui)


Independentemente de crença ou fé, não é um ritual bonito?
Então, faça o seu Divino também!! O meu já está prontinho!




Queridas e queridos, a partir de hoje, eu e este blog, estaremos em férias!! Espero voltar em agosto com muitas boas novidades e mais descansada!!

Beijos e até agosto!!

Atualizando: pessoal, talvez não dê tempo de visitar todos os blogs hoje, mas não quero que ninguém se sinta esquecido!! Por isto, desde já agradeço de coração a todos que me visitam e em agosto espero poder retornar nossas troquinhas diárias!! Beijos a todos!!

30 comentários:

  1. oi Isabel

    Ameeeiii!!! seu divino. Sempre quero colocar chita nos meus mas minha filha e consultora de tecidos não deixa...
    Obrigada por colocar meu link.
    Estou com mais uns quadrinhos para fazer esperando um tempinho. Só que meus divininhos não são tão lindos quanto os de madeira.
    Quando eles estiverm prontos e fizer a postagem vou colocar o endereço da fábrica dos de resina que compro.Tem gente me escrevendo e perguntando .
    Se não me engano hoje é teu último dia de trabalho e entras em férias.
    que sejam deliciosas!!!

    bjus amiga
    ana maria

    ResponderExcluir
  2. Em Planaltina, cidade onde fui criada, a festa do divino é uma tradição e olha é muito linda.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Boas férias amiga e divirta-se bastante porque descansar mesmo a gente nunca descansa né !!! Depois mostra tudo pra gente tá !!!
    Beijim

    ResponderExcluir
  4. Isabel

    Gostei do seu Divino, sim. É mais especial ainda porque foi você quem fez. ;)

    Ah! Pode sair de férias sossegada e com coração tranquilo. Não há absolutamente nada com o que se preocupar ou envergonhar. Disse a você que tudo deveria ser no seu tempo, não disse? Eu estava falando sério, ora pois! ... ehehehe...

    Beijos e até Agosto!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel
    Sabe...tenho aqui em casa umas pecinhas do Divino e agora já sei o que fazer viu...rsrs
    ficou lindo!!!
    ah!! tem selinho pra vc no meu blog..passa lá!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. amiga ficou lindo, lindo, eu estou doidinha por um quadro desses para aentrada da minha casa, mas acredite aqui onde o vento faz a curva e por acaso é o lugar onde moro, não vende as pombinhas, eu mereço.
    tenha um ócio bastante produtivo, afinal você merece.
    bom descanso
    já estou com saudades
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu Divino.Será que ainda dá tempo de ver meu recadinho?
    Tenha ótimas férias e volte com novidades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel... ainda faço meu divino se Deus quiser... desejo uma excelente férias para vc... e volte logo com suas lindas novidades! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que lindo... É uma bonita manifestação de fé! Você caprichou, hein!?
    Bom fds,
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Muito bonito!!!!!
    Beijos e ótimas férias!!!

    ResponderExcluir
  11. Oieee tudo bem? to passando pra dizer q deixei mais um selinho p vc, bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!!
    td bem????
    a d o r e i seu divino!!!
    me deu otimas dicas e me lembrou q estou devendo um desse para minha mãe colocar na hall de entrada do seu apto, e eu nem sabia por onde começar!!!!
    amei!

    beijão!
    bom domingo e otima semana

    ResponderExcluir
  13. Olá Isabel, o seu Divino ficou lindo, e os da Ana tb são!!!! Ótimas férias p vc. Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isabel.Sou uma leitora assídua do seu blog, mas nunca comentei antes. Depois, pensei que - se vc for igual a mim - que gosta de saber quem lê o que a gente escreve - então gostaria de saber q seu blog é lido por mim.

    Adoro sua reciclagem, sua casa é bem "família" mesmo e já copiei muitas ideias suas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Ai, ai Isabel amei, ficou lindo e com chita então ficou mais que original. Pena que os divinos em madeira por aqui são muito caros, senão eu iria fazer um bem grandão que é o meu sonho, amei o seu. Bjss.
    Ah!! ótimas férias.

    ResponderExcluir
  16. Bel...Boas férias!!!!
    Esquecer vc? Jamé!!!
    Até falo de vc em meu post de hoje..
    Bjkas da amiga Jô

    ResponderExcluir
  17. Oi Bel, adorei o quadro, queria saber mais sobre o Divino. Sou louca por aquele quadro grandão e recortado dele, sabe onde tem mais barato? Boas férias!

    ResponderExcluir
  18. Ficou lindo!!!!
    adorei seu blog!
    bjus, Paula

    ResponderExcluir
  19. Oi Isabel! Vim conhecer seu blog e fiquei encantada com suas idéias. Adorei as pranchetas forradas, mais uma idéia para as minhas férias..kkkk... Parabéns pelo seu trabalho e vou te seguir para saber das novidades sempre.
    Quando quiser dá uma passada no meu blog. www.ateliemc.blogspot.com

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi Isabel,
    Que pena que vamos ficar sem vc por uns tempos.
    Mas, que ÓOOOTIMO que vc vai tirar férias e ter um descanso merecido!!!!
    Qdo voltar esrtaremos aqui firmes e fortes hein!!!
    Bjos! :)

    ResponderExcluir
  21. TÁ DE FÉRIAS ANDA MINHA FLOR! EU JÁ CHEGUEI CHEIA DAS SAUDADES DE VCS!
    EU AMOOOOO DIVINO!!!
    APROVEITA BEM AS FÉRIAS!

    BJS

    ResponderExcluir
  22. Querido novo amigo ,estou precisando muito dos amigos pra me ajudar a montar o Projeto Miniblioteca Comunitária Anareis,esse projeto é composto da minibiblioteca e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro. Sou humilde e sozinha não vou conseguir,já consegui comprar 120 livros e ganhei alguns livros de amigos blogueiros ,até de portugal por intermédio de meus blogs do google:(Eulucinha.blogspot.com ),se quiser visitar esses blogs,ficarei muito feliz. A campanha de doações pode doar de 10,00 a 30,00 no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura,ou pode doar retalhos,qualquer tipo de doação será muito bemvinda. As doações em dinheiro serão para compra de livros,estantes,material de construção,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder recadar doações estarei agradecida. Muito obrigado por sua atenção.

    ResponderExcluir
  23. Oie Isabel! Como está essas férias! Quando voltar conte e mostre todas a novidades! BjOs.

    ResponderExcluir
  24. Ola!
    Essa semana tem blogagem coletiva no Mammys Blogs!

    Passe por la para conferir e participar!

    Teremos o sorteio de uma Bebechila!

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi isabel - acabei de vir do blog da fátima - sua comadi-como ela fala!
    e ela falou o que aconteceu contigo! e ninguém estava sabendo! oh menina fiquei preocupada contigo - espero que tenha melhorado! vou rezar por ti! e que teu divino te proteja! e ve se te cuida, fica de molho!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Isa , fiquei sabendo pela Lucia que vc estaá dodoi, ai fui na sua Cumadre e soube do que aconteceu com vc. Puxa fiquei triste com isso, mas feliz por saber que está bem agora e que não corre mais perigo. Sabe que eu senti sua falta nos dias que meu pai esteve no hospital pq vc etsá sempre presente nos comentarios e percebi que estava de ferias em seu blog , por isso não me preocupei.
    Mas é assim ó, estamos aqui te esperando, vc melhora direitinho , se recupera pra depois vir nos fazer companhia nas tardes blogueiras, e dar pitacos nas coisitas que fizemos.
    Só Deus sabe o que faz e pq faz minha amiga, bom é que vc está bem agora, um beijo grande .

    ResponderExcluir
  27. Flor, muuito fofo seu divino e os esclarecimentos acerca dos seus detalhes, foram muito úteis para mim, que não sabia nadica sobre.
    Sabe aquela namoradeira em que vc está sentada, na faixa direita do seu blog? ( acho que é a sua foto do perfil) Pois quando eu morava em Brasília, tinha um supermercado que a gente ia, perto de casa, e eles tinham um cantinho aconchegante, com um conjuntinho de sala, com essa namoradeira e mais duas poltroninhas desse mesmo conjunto. Enquanto o marido ai às compras, eu ficava sentadinha ali, curtindo meu recém-nascido, Lucas.
    Olhando sua foto, lembrei com muito carinho e saudades, daquele tempo.
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  28. Passei pelo blog da sua comadre e fiquei sabendo q estava dodói...

    Espero q a recuperação esteje correndo bem...

    sinto falta de seus posts...

    e que Deus esteje te abençoando

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  29. Muito lindo seu Divino.Tb faço-os, com materiais reciclados.Passa lá prá ver!Será um enorme prazer. E parabéns pelo blog e pelo trabalho. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!