comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dicas para decoração da sala

Olá pessoas muito queridas,

Primeiro, vou dar várias notícias:

A Margaret já recebeu o presente da promoção e postou aqui!

A minha afilhada de blog me mandou um lindo selinho, que está aí ao lado. Aproveito para agradecer a todas as amigas que me enviaram selinhos e prometo que vou dar um jeitinho de postá-los.

Mudei a cara do blog! Já que estou em fase de reformas resolvi reformular o blog também, estava cansada daquele visual cinza e das xícaras. Resolvi dar um colorido ao blog. Mas ainda estou experimentando, por isto não estranhem se eu mudar de novo!

Estou pesquisando sobre decoração de salas, para me ajudar a compor a minha sala. Reuni para vocês algumas dicas que achei por aí, espero que sejam úteis para vocês também.

A dica unânime em todos os sites e blogs é sobre o espaço livre. É preciso deixar no ambiente um espaço de circulação, em que as pessoas possam andar sem esbarrar em nada. Por isto atenção redobrada se sua sala é pequena, como a minha.

A primeira coisa é definir qual estilo de decoração você quer seguir e escolher as cores, texturas e acabamentos que deseja utilizar, tanto para as paredes e piso, como para os tecidos e todos os componentes que montarão sua sala, sempre sendo fiel ao estilo que você escolheu.

Para as mais experientes e ousadas, pode-se arriscar uma mistura de estilos, mas tudo de forma harmoniosa.




Paredes e teto.

Para as paredes um tom de cor clara, que pode ser até o branco mesmo. E mantenha preferencialmente a cor branca no teto também. Se quiser usar uma cor forte, prefira pintar apenas uma das paredes, para não deixar seu ambiente com a impressão de ser menor.




Taí uma coisa que aprendi na prática: ambientes pequenos pedem tons claros!! Por isto troquei o piso da sala!

Sofás

O sofá é o item predominante em uma sala e merece atenção especial, para não comprometer a harmonia e o conforto no ambiente.

É incrivel como as pessoas erram no tamanho do sofá. Uma amiga minha viu na loja um sofá e achou lindo! Só que ele era enorme! Ela só percebeu isto quando o sofá foi montado na sala, não sobrou espaço para mais nada, ficou tudo apertado!! Solução? Desfazer-se do "trambolho", porque nestas horas aquele lindo sofá vira um trambolho desproporcional na sua sala pequena.

Para ambientes maiores é possível usar um jogo de sofás com duas peças, mesa de centro e outros elementos, mas sempre deixando espaços vagos e não comprometendo a circulação. E cuidado com os excesso, também em decoração menos é mais.



Se a sala é pequena aconselha-se usar apenas um sofá de dois ou três lugares e complementar com outros recursos, como puffs, cadeiras e chaise-longue. A prioridade é o conforto dos moradores da casa, se tiver visitas, você pode pegar cadeiras de outros cômodos.




A cor e padronagem dos sofás deve ser a mais discreta possível, para não puluir o ambiente. Prefira padronagens lisas e cores neutras, mais fáceis de combinar.




O sofá nunca deve ficar de costas para a porta de entrada ou entre dois cômodos, separando ambientes, isto causa a aparência de uma barreira e deixa a sala esteticamente estranha, além de prejudicar a circulação.


Mesa de centro/ mesa de canto.




Só coloque se houver espaço e não atrapalhar a circulação. A mesa de centro, assim como a de canto, serve para apoiar um copo, um livro, para facilitar o acesso a objetos. Se é apenas para colocar objetos de enfeite, melhor deixar o espaço livre.

Hoje em dia, dita-se que os móveis devem ser funcionais e não serem colocados apenas para enfeite.

Caso haja espaço e tenha necessidade das duas mesas, uma não precisa ser igual a outra. Logicamente, a mesa de centro é mais rebaixada que a mesa de canto.


Tapetes

O tapete deve ter tonalidade da cor principal escolhida para a decoração. Os tapetes demarcam o espaço da sala e é importante que seja ajustado ao seu tamanho; deve entrar debaixo do sofá até aproximadamente sua metade. O importante na hora da escolha do tapete é, além da cor, o tipo de material, o tamanho, e a altura dos pêlos. Se quiser alguma coisa bem fofa, opte por um tapete com pêlos maiores.

Cortinas

Um item que não pode ser negligenciado. Uma cortina bonita deixa o ambiente mais aconchegante e agradável. E o contrário, a falta de cortina ou uma cortina feia e em desarmonia com o ambiente, traz uma sensação de desleixo.

Há cortinas de várias cores e tamanhos, escolha uma cor de acordo com as cores dos móveis da sala, ou até mesmo do tapete.





Em relação ao tamanho, opte por cortinas curtas somente onde um móvel ou cadeira impeça a cortina de ir até o chão. Cortinas curtas também ficam bem em ambientes menos formais, como saletas e cozinhas.



Para sala e quartos, prefira as cortinas longas, deixando sobra de 02 a 05 cm no máximo.



Como suja muito, eu prefiro uma cortina que não arraste no chão.

LUZ

Você pode optar por um lustre moderno, ou rebaixar o teto com gesso e criar um forro com pontos de luz bem localizados. Numa sala, é conveniente que a luz seja bem intimista, pois você irá receber seus amigos, conversar, assistir televisão. Se quiser, pode colocar na parede pontos de arandela, e iluminar um quadro em especial, ou uma escultura de parede.



Luz amarela compromete a percepção ds cores. A luz branca consegue ser mais fiel aos tons. Entre usar iluminação amarela ou branca, prefira sempre a branca, além de economizar energia elétrica ela também não distorce o tom de sua decoração

Se o teto for baixo - altura da parede até 2,5m - não use luzes pendentes, por ficarem muito próximos aos olhos, além de achatar o ambiente. O melhor são luminárias de chão, que dão impressão de alongar o cômodo.




A TV
Outro item que merece toda atenção no momento da escolha. Tem gente que empolga, e quer colocar uma televisão enorme em uma sala pequena, esquecendo que até a distância da TV para quem está assistindo deve ser considerada, levando-se em conta o conforto da pessoa.

O padrão para uma TV de 29' é ficar distante três metros do sofá. Mas se a sala não tem tamanho suficiente para isso, opte por uma TV menor. Use sempre o bom senso!




Hoje em dia, ter uma sala de estar e outra sala para TV é um luxo que apenas apartamentos e casas de grande porte podem desfrutar. Na maioria dos imóveis das grandes cidades, a sala de estar e a sala de TV se unem em um mesmo cômodo. Conforme exige a etiqueta, se a sala de estar for integrada à de TV é aconselhável que o aparelho não seja ligado enquanto as visitas estiverem conversando no local.

Algumas dicas vai dar para eu seguir direitinho, outras nem tanto. São apenas dicas, cada um segue de acordo com suas reais possibilidades, sempre priorizando o conforto e a harmonia.
Beijos
Acesssa.com

Fotos da Net. Caso alguém encontre sua foto aqui entre em contato que coloco os créditos ou, caso queira, retiro a foto.

33 comentários:

  1. Isabel, em primeiro lugar adorei seu novo layout, ficou mais vibrante, alegre, adorei. As salas estão lindas e adorei as dicas , rssss. Sempre é bom procurar bem o que queremos, e a net ajuda bastante com ideias bem legais . bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Ah, conseguiu o verniz ?? Quando pintar mostra ai como ficou ou me fale, rss

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel,
    quantas dicas bacanas!!!
    Adorei a nova carinha do blog...linda!
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  4. hahahahahaha

    tive que rir de mim mesma agora...

    ia olhando as fotos e ficava: gostei dessa, não dessa, ops, quer dizer desta...

    resumindo me perdi...

    adorei todas

    e obrigada por estar participando da promoção

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  5. As dicas são ótimas e os ambientes são realmente muito lindos. Aquela sala vintage, meio anos 70, me levou longe, viu. Agora, o visual do blog tá lindo, gosto de colorido e os tons marrom e laranja me chamam a atenção. Aquelas louças, minha mãe tem umas muito parecidas, qualquer hora mostro.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Dicas bacanas Isabel. Minha sala é pequena, sabe que muita informação que vc postou aqui vão me ajudar muito.Aliás as dicas que vc coloca no seu blog são valiosíssimas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Excelente post!
    Parabéns!
    E o visual do blog? Show de bilheteria! mudar sempre faz bem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Isabel,
    Vc está uma consultora de decoração de mão cheia! Adorei todas as dicas que são muito úteis.
    Obrigada, amiga! Bjs, Sandra.

    ResponderExcluir
  9. Não aguentou e entrou na onda das flores heim!
    Que beleza de salas. Dá vontade de tirar tudo da minha e começar de novo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, eu AMEI o novo visu do seu blog, ficou lindo, moderno, chiquérrimo! Parabéns!

    As dicas que você deu são ótimas, gostei muito da seção de tapetes, pois ainda não comprei um para minha sala e nem para os quartos... fiquei aqui babando!

    Tô esperando acabar algumas contas que fizemos, pois comprar tudinho de uma vez só não dá né... infelizmente... rs

    Beijooooo ;)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Isabel!!

    Que lindo que está o blog!! Uau!
    Gostei muito de ver as tuas loiças no cabeçalho!
    O blog ficou com ar de casa, mais acolhedor.

    Desculpa a minha ausência prolongada. Também não tenho visitado os bloguinhos todos. Estou a passar uma fase um pouco triste. Perdi a minha mãe no dia 14 de Setembro. Ainda nem passou 1 mês...

    É duro, amiga. Muito duro.
    Tenho-me concentrado em fazer os meus posts diariamente, para manter a rotina e manter a cabeça ocupada.

    E vim responder-te em relação ao teu comentário do meu móvel. Foi oferta do Sr. Lixus, sim!
    E que lindo que ele ficaria na tua cozinha de roça... olha, se eu vivesse aí pertinho de ti, até to oferecia. Tinha o maior prazer nisso.
    Se alguma vez tiveres alguém amigo que venha a Portugal e que, de alguma forma, o conseguisse levar aí para o Brasil, por favor, avisa-me. Pois ofereço-to de coração.

    Estamos combinadas, está bem?

    Beijos mágicos!

    ResponderExcluir
  12. Ola! Que blog lindo! Com muitas dicas legais, parabens, sempre vou voltar
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Posso fazer parte dos seguidores do seu blog?

    ResponderExcluir
  14. Pois é, real possibilidade é a real medida das coisas... rs. Oh, dia! Oh, vida! rsrs como diz minha vó: olha com o olho e lambe com testa.... mas a gente vai ser feliz assim mesmo, tendo a casa que dá, né? bj e ótimo final de semana para vc e família.

    ResponderExcluir
  15. Flor, amei as dicas! E o lance da cortina é fundamental no ambiente.
    Agora pense neste ser aqui, que se muda a cada dois anos, para casas diferentes, com janelas de tamanhos bem diversos. Eu tenho (tinha, acabei de me desfazer da maioria) uma ciaxa lotada de cortinas de tipos, cores, texturas e tamanhos diferentes...rsss.
    Beijocas flor!

    ResponderExcluir
  16. Oi Isabel!
    Eu adorei o novo layout do seu blog.
    Adoro mudança, e a sua foi ótima.
    O post está ótimo, e as imagens inspiradoras... já viu a minha sala? Eu fiz um post (procure nos marcadores->sala antes e depois); mostrando a decoração que eu mesma fiz na sala. Adoro sofá branco, que pra mim é tudo de bom, pois sou viciada em almofadas, e estou sempre trocando as capinhas das minhas e o branco combina com tudo e serve de pano de fundo para mostrar a decoração. Qualquer coisa fica lindo no branco.
    Ontem postei também a obra do meu quintal, no cantinho onde coloquei a piscina... depois dá uma olhadinha.
    Um lindo fim de semana!
    BjOs,

    Re.

    ResponderExcluir
  17. Hum, blog de cara nova, adorei!

    Tem selinho pra vc lá no meu blog tá
    bjs

    http://porque-nao-pensei-nisso-antes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. oii Isabel, tudo bem?
    Seu blog é muito perfeito!!!
    amo tudo que você posta!!!
    Parabéns pela criatividade e bom gosto!
    beijos;*

    ResponderExcluir
  20. Oi Moça,
    adorei o novo vizu do blog! Lembrei de você ontem, você viu o Lar doce Lar de ontem? Fizeram uma parede para riscar, lembrei do post da sua filhota rabiscando a parede!! (lembrei do post da Amanda do As coisas mais simples da vida... por causa das florzinhas de gel, tb) risos ...
    "Rosen" tá atrasado... brincadeira
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  21. as suas dicas estão sendo mt úteis pra mim...
    Estou no momento passando pelo desafio de transformar a casa do meu namorido em um lugar mais aconchegante e ORGANIZADO!
    estou pensando em móveis planejados pra esconder a bagunça, ja quea casa é bem pequenina... Pela sua experiencia com decoração, o que achas...
    Obs: casa e familia linda

    ResponderExcluir
  22. Boas dicas, adoro ler seus posts.
    Vou ver mais novidades
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Isabel!
    Que post completo hein, bonita!
    Estão aqui todas as informações que uma diva do lar precisa para deixar tudo nos trinques. :)

    ...
    Ah! A propósito do que comentou no Bicha Fêmea, no post sobre cheiros, imagina! Porque eu pensaria que é falsidade ou pieguice você ter se emocionado com o post? Também me emociono blogosfera afora, bonita! E fico lisonjeada por saber que te toquei de alguma forma. :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. è de muita utilidade todas essas suas dicas, adorei!!!
    bjs....

    ResponderExcluir
  25. Oi Bellllllll!!

    Obrigada pela visitinha! Adorei!

    Tem um presentinho pra vc lá no meu blog: um selinho pra quem é "arteira"...hehehe

    Como sei que vc faz crochê dos bons, não poderia faltar! :O)

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  26. Amiga adorei as suas ultimas pinturas pela casa, adoro branco e imagino o trabalho que deu pintar aqueles moveis heim?
    oh mulher raçuda, por isso que te adoro.
    e olha case sim, chega ma hora que é necessário sacramentar a nossa união, independente de festa, o mais importante é a benção de Deus.
    espero que vocÊ fique cada vez mais inspirada,rsrs...
    adorei as dicas sobre decoração, aqui em casa tá precisando de uma repaginada, tá tudo ficando velho, se quebrando, rsrs...
    uma seman aabençoada
    beijos
    te adoro

    ResponderExcluir
  27. Oi Isabel,
    Amei as dicas. Algumas vão ser colocadas em prática com certeza!
    Ah... pintei a estante lá de casa seguindo suas dicas. Está ficando linda! Depois passa pra ver!
    Bjo! :)

    ResponderExcluir
  28. Dicas ótimas!!!!!!Lindas imagens!!!!!!
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Suas dicas são ótimas. Estou de apto novo e ainda sem mobilha, mas com suas dicas vou me orientar melhor.
    Bjs
    Áquila Castro

    ResponderExcluir
  30. na sala decorada com cores claras cade um raque com TV, ao inves da lareira que tem lá..?
    compremos um lote, e no projeto a sala está com 4x5.... será que ficará bom?
    beijos
    adorei tudooO...

    ResponderExcluir
  31. estava sem saber como fazer e no entanto vendo tudo que vir apredir e fiquei feliz.Foi muito bom.24de setembro de 2010 17:49 EDNA

    ResponderExcluir
  32. Muito Legal
    Gostei de todas as fotos
    Acho muitop legal o contraste das almofadas no sofá, cortinas sem comentario muito lindas.

    Obrigado

    I9 Enxovais.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!