comenta!!

comenta!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Formatura do marido


"Toda pedra no caminho

Você deve retirar

Numa flor que tem espinhos

Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem

Você pode escolher

É preciso saber viver..."


Olá queridos amigos e queridas amigas,



Final de ano, época de balanços, de projeções para o futuro, de fechamento de ciclos.


Na quinta-feira, dia 10 de dezembro, meu marido fechou um ciclo da sua vida. Ele conseguiu concluir parte dos seus estudos. Fomos prestigiar a cerimônia de formatura, que por sinal foi muito linda e nos emocionou muito.


(No início do post a estrofe da música É preciso saber Viver (Roberto e Erasmo) , que tocou quando os formandos entraram no auditório e tive que me segurar para não ir às lágrimas! Até hoje me arrepio!)



Como tantos brasileiros, meu marido não teve a chance e o incentivo para estudar na juventude. Sua história de vida inclui abandono na infância, falta de apoio familiar, necessidade de trabalhar, enfim, uma série de fatores que dificultou sua trajetória nos estudos. Há três anos atrás, com meu incentivo, ele resolveu voltar a estudar. Ele procurou o Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG, fez sua matrícula, estudou e já conseguiu seu sonhado canudo. Mas não acabou, ano que vem ele continua no Programa e concluirá o Ensino Médio. E já está pensando em fazer Faculdade! O que me deixa muito feliz e orgulhosa!


Algumas fotos do evento, que não ficaram muito boas, devido a emoção e a afobação para achar o melhor angulo no menor tempo possível:

No momento da execução do Hino Nacional:



( meu marido é o que está embaixo da setinha)



A solenidade foi no Auditório da Faculdade de Educação da UFMG. Abaixo a mesa das autoridades, com coordenadores do Projeto, paraninfos e homenageados:





Sempre brincalhão:






Minha fofucha toda comportadinha:




Advinha quem foi buscar o diploma com o papai?




Aqui recebendo os cumprimentos de uma das professoras:











A família orgulhosa:



Eu e Aninha perto da árvore de Natal do saguão:




Sei que foi uma conquista simples do meu marido, alguns talvez até nem valorizem, mas para nós foi um momento muito importante, foram três anos de muita luta e muitos sacrifícios.


Gente, não é fácil voltar a estudar depois de adulto, a responsabilidade pesa demais nos ombros, mas é uma decisão muito certa!! Enquanto se está vivendo, nunca é tarde para realizar tudo que se quer! Se você quer voltar a estudar, ou conhece alguém que não terminou os estudos, incentive, apoie, pois vale muito a pena! É sacrificante para todos, para a pessoa, para a família, mas no final, vale a felicidade de ver uma etapa da vida concluída e novos horizontes se abrindo!



Se você é de Belo Horizonte, click aqui e conheça um pouco deste excelente projeto de ensino da UFMG e divulgue!



Beijos e tenham uma ótima semana!

43 comentários:

  1. Puxa Isabel, parabésn ao marido e a vc oela força que deu a ele, eu fico sempre muito feliz de ver que as pessoas se envolvem em projetos assim e conseguem sucesso, estudar depois de adulto tem outro sabor , o da vitoria !!! Muitas felicidades a famila linda que vc tem, bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma grande emoção e felicidade participar de momentos assim. Independente em que nível seja, estudar é sempre uma grande decisão que melhora o ser. Espero que ele continue sim e que chegue à faculdade, quem sabe a de Educação, que é para incentivar outras pessoas, que como ele não tiveram oportunidade na vida, mas a criaram quando puderam. Parabéns a você como a grande esposa que é, pois outras pessoas em seu lugar até omitiriam a ocasião dada a simplicidade do evento, mas não, você está usando esse momento para incentivar outros. Isso é lindo.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Isabel, parabéns pro maridão!!! Fico muito feliz vendo essas imagens, porque trabalho também com educação de jovens e adultos. Todos os dias recebo pessoas como o seu marido que, por diversos motivos não tiveram oportunidade de concluir seus estudos. Acompanho o desenvolvimento deles durante o curso, tenho a grata satisfação de partilhar de suas expectativas e sempre fico emocionada quando concluem os estudos e passam em minha sala para se despedir.
    Desejo que seu marido tenha muito sucesso, viu??!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Isabel, que notícia boa. Adorei saber da garra do seu "prendado" marido. Mais um ponto pra ele. Parabéns pra família toda. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra ele, Isa! Adoro histórias assim e esta, pelo jeito, é parecida com a do marido, que tb sofreu horrores na infância e só foi conseguir terminar os estudos depois de adulto, hoje é um advogado bem-sucedido, diretor jurídico de uma empresa e está se preparando para ser juiz. Uma história que me enche de orgulho tb!!

    parabéns pra ele (de novo!) e pra vcs.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à toda família! A vida não é fácil, não, mas ficar reclamando não leva a nada, o importante é ir à luta! E essa conquista é mega importante, mais ainda por ser só o 1º de muitos passos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela conquista. Parabéns pela motivação de continuar a luta. Parabéns pelo exemplo de vida!!!

    Muito sucesso, pra vcs!!!

    Bjokas.
    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Isabel,Parabéns pro maridão e pra vc tb, que deu a maior força pra ele...vcs merecem td de bom e que mtos outros sonhos de vcs ainda se realizem! Que Deus ilumine mto o caminho de vcs e abençoe sempre sua familia linda!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  9. Isabel,
    Que alegria para vcs. Estudar após constituir uma família é difícil.
    Parabéns ao seu maridão tão esforçado!
    Eu sou apaixonada pela UFMG. Tive o privilégio de estudar lá e conhecer pessoas comprometidas com uma educação de qualidade. O projeto do EJA é uma oportunidade maravilhosa p quem não teve oportunidade de estudar na infäncia e adolescencia.
    Bjs para vc e os meus parabéns ao maridão! Que ele continue sempre estudando!! Sandra

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel, não é pouca coisa, não!!
    Parabéns ao teu marido, isso é importantíssimo para a sua vida e a sua auto-estima!!

    ResponderExcluir
  11. Bel, fiquei orgulhosíssima de teu marido, que coragem de enfrentar aulas e aulas na idade adulta. Dê meus sinceros parabéns a ele e a você também por tê-lo incentivado a estudar. Foi uma enorme conquista! PARABÉNS!
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  12. Isabel, dá licença?
    Acompanho teu blog há muito tempo, assim na moita, rs, sem comentar mas apreciando tudo e aprendendo contigo; hoje não dá pra ficar calada...
    Conquista simples coisa nenhuma, é muito, muito importante, é uma alegria enorme ter uma notícia boa dessas, gente que tem coragem e fibra pra não desistir nem desanimar na vida, muito bonito esse exemplo, divulgue mesmo.
    Parabéns, parabéns, parabéns por tudo, pela formatura e pela família!
    Bora pra próxima etapa, uhuu....

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel, passei pelo seu blog algumas vezes e até adicionei aos meu favoritos, mas nunca havia comentado, hoje,lendo seu post, me emocionei e resolvi comentar.
    Parabéns por essa conquista, realmente não é fácil voltar a estudar depois de adulto e com família. Fiquei realmente muito feliz por vocês, e venham muitas outras vitórias.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  14. Isabel,não consegui segurar as lágrimas e ainda estou chorando.Eu mais do que ninguem, entendo Essa vitória do seu marido.Tambem concluí os estudos tarde, pois meus pais achavam que o futuro da mulher era o casamento e na minha época se casava muito cedo.Esperei as meninas crescerem para voltar a estudar e consegui me formar a duras penas.Estudava à noite e trabalhava de dia, na época ainda tirei carteira de habilitação e comprei um fusca.Percebi o orgulho que vc tem do seu marido e o amor que vc deixa transparecer de maneira tão linda.Vitória, para seu marido e bjs pra família,e lembresse;É PRECISO SABER VIVER!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Isabel,
    parabéns ao seu marido, estudo é sempre um passo importante para melhor, melhor para o corpo e mente. Parabéns para essa família linda!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns!!!! Parabéns para a família! Que vcs consigam vencer muitas etapas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Que bom amiga Izabel, é isso ai tem que ir a luta mesmo e sim tem que comemorar, tô meio sumidinha do seu blog, mas hoje vi os posts passados e babei em suas plantinhas
    bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Isabel é sempre bom ver pessoas que andam para frete,se atualizam, enfrentam os seus objetivos e conseguem alcançá-los.Toda conquista é válida e anuncia outras.Parabéns a ele e a você que,tenho certeza,o acompanha e incentiva.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá querida Isabel!!Parabéns ao seu marido pela conquista e pra vc também por tê-lo apoiado nessa trajetória,pois sei muito bem que não é facil;eu e meu namorido também corremos atrás do prejuizo,meu marido veio do interior do Piauí e aos 18 anos fazia 3ºsérie do ensino fundamental,mas com muita garra e disposição conseguiu,conclui o ensino fundamntal pelo eja,fez ensino técnico integrado ao médio do Instituto Federal e hoje tem curso superior(recém-formado)aos 38 anos,eu o adimiro muito pois sei como foram difecéis esses anos,mas conseguimos;eu hoje faço curso técnico integrado ao médio,por outras razões atrasei,mas estamos juntos nessa e vamos conseguir.Mas uma vez parabéns e diga a ele que não desista,mas insista pois vale muito a pena.xero

    ResponderExcluir
  20. Oi Isabel

    Devemos sempre procurar o melhor para nossa vida e daqueles que estão ao nosso redor. Conhecimento também nunca é demais. Parabéns ao seu esposo e a você pela conquista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Isabel, parabéns não só ao seu marido, mas também à voce e à Aninha, que com certeza foram as grandes incentivadoras dessa conquista. Tenho 48 anos, sou arrimo de família, estou no 4º. ano de Direito e sei de todos os sacríficios que vc mencionou. O que nos impulsiona a seguir, mesmo com todas as adversidades que encontramos, é a esperança de que no final tudo vale a pena. Parabéns. bjs.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pro cumpadre!
    E agora ninguém segura mais esse homem gente.
    Bjs pro cês tudo!

    ResponderExcluir
  23. Como não se emocionar Isa?
    Eu confesso a vc que vendo as fotos e lendo seu relato eu me emocionei sim.
    As lembranças do dia da minha formatura voltaram forte como no dia. Acho que fui a unica que paguei o micão de chorar como criança...To nem ai. Sou muito emotiva.

    Parabéns para seu marido! Que Deus continue sempre ao lado de vcs.

    Parabéns a UFMG pelo projeto!

    Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais... Oh Minas Gerais. rsrsrsrsrs

    Beijos Karla (Mineira morando na Bahia)

    ResponderExcluir
  24. Que lindo Isabel, fiquei emocionada com o seu orgulho e com a vitória de seu esposo. Parabéns aos dois. O caminho é longo e as vezes penoso. Mas vale a pena, felicidades ao trio. Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. Ai amiga, fico feliz por vcs viu? Parabéns!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  26. Isabel, querida!!!
    como é bom ler um post como este!!!
    ;)
    e ver a garra e a vontade de lutar pelo que queremos!!!
    sempre q passo aki, fico com uma alegria imensa, juro mesmo,
    fico sumidinha, mas sempre q dá, passo aki pra ver como vaum as cosias na casa de juntados!!!
    e como vejo, tá tudo bom demais!!
    de parabens ao maridão!! ;)

    boa semana
    beijos,

    ResponderExcluir
  27. E tem toda a razão para estar orgulhosa do seu marido!
    Meus sinceros parabéns a ele pela coragem e determinação com que se empenhou nesta tarefa... Desejo-lhe toda a sorte do mundo para que realize todos os seus sonhos que estejam ao seu alcance...

    Beijocas de Portugal

    Maria & Companhia

    ResponderExcluir
  28. Oi Isabel,

    Parabéns ao marido e à família. É uma grande conquista e deve ser muito comemorada. Sou assistente social e a minha entidade também oferece a EJA - Educação de Jovens e Adultos e temos um outro projeto para quem conclui o EM, que eu acompanho de perto. A conclusão dos estudos é uma verdadeira vitória! Parabéns ao marido!!!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Oi Belzinha!!

    Nossa, fiquei tão emocionada com essa sua postagem. Menina, vc me fez chorar de alegria...

    Que bom saber que muitos não desistem de seus sonhos, que insistem, que lutam, que alcançam.

    A vc, ao seu marido e à pequena Aninha, toda a felicidade do mundo!

    Que este seja apenas mais um degrau na vida dessa familia maravilhosa.

    Conte sempre com meu carinho e minha mais sincera torcida!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  30. Isabel,

    Parabéns a vcs pela conquista! (Sobre o comentário que deixou em meu blog, a cidade tem esta característica até hoje. A juventude se faz presente. Acho que nos tempos atuais não tão comportada quanto no tempo em que aqui esteve). Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Que coisa mais linda amiga! Dê meus parabéns ao maridoco, fico feliz por ele querer continuar os estudos, sei que não deve ser fácil para ele e por isso dou mais valor ainda.
    Linda sua família, que Deus continue abençoando vocês.
    Bjo bjo :)

    ResponderExcluir
  32. Isabel, parabéns pra ele e pra você também pela conquista, que de simples não tem nada, né ? Você deve estar super orgulhosa dele e ele, com certeza, ganhou muito mais do que um diploma !

    Bjo bjo

    ResponderExcluir
  33. OI AMIGA, SEU MARIDO É UM VENCEDOR E COM CERTEZA A FAMILIA É O ALICERCE DESSA VITÓRIA , BEIJOS, PARABENS PRA FAMILIA!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Isabel,
    parabéns ao Elton pela conquista.
    Devemos valorizar todos os sonhos, sejam eles quais forem...
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  35. Parabéns ao seu esposo e a vc que o incentivou essa é uma conquista maravilhosa e é só o começo porque quando se tem força de vontade e o apoio de quem nos ama tudo fica mais fácil!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Bel querida, PARABÉNS ao marido e a vc por mais essa luta VENCIDA!!! Ele é um VENCEDOR e vc MARAVILHOSA por incentivá-lo e ser uma VERDADEIRA COMPANHEIRA!!! Q ele continue sim os estudos para se sentir MAISSSS REALIZADO!!!
    Bel, meu marido jogou os embrulhos no lixo antes de eu anotar seu endereço... Estava TÃO empolgada c os mimos q nem percebi, me desculpe...Me passe por e-mail???

    Uma ótima semna.BEIJOOOOSSSSSSSSSS
    BEL.

    ResponderExcluir
  37. OI Isa

    Menina, conseguisse passar a emoção pra gente!!!
    Parabéns pela família linda que vocês formam, que Deus continue abençoando vocês!!!

    grande bju
    ana maria

    ResponderExcluir
  38. Oi Izabel

    Parabéns a vc e seu esposo...estudar realmente é o mínimo que nós podemos fazer para nossa evolução como ser humano...vc é a companheira que ele com certeza precisava para faze-lo chegar a esta etapa, ele deve ter muito orgulho da companheira que tem...muito lindo o que vc escreveu sobre incentivar outros a estudarem.
    Parabéns mesmo e que venha a faculdade!!!
    Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  39. Querida, parabéns ao maridoco-lindo-poderoso-maravilhoso-e-faz-tudo-de-marcenaria ( eheheh a gente incentiva amiga!!) pela grande conquista dele: você!
    E um parabéns redobrado a ele, pelo empenho, responsabilidade e força de vontade. Porque vamos combinar...não é todo o mundo que aguenta o tranco de trabalhar e estudar - e ainda ser o faz-tudo em casa!! rsssss
    Adorei a foto da sua pequena sentadinha, quietinha. Ah, até parece que minha Mariana iria ficar sentadinha, linda e fofa, assim...rsss.
    Desejo ao maridoco muita sorte, mais uma boa bagagem de boa vontade e empenho para concluir o mais novo projeto e vamos lá, rumo à faculdade!!
    Beijos querida!!

    ResponderExcluir
  40. Valeu a conquista . Parabéns para vocês !!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. parabéns pra ele!! nunca é tarde pra fazer o que se gosta e pra atingir os objetivos.

    bj

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pro maridão Isabel.Que bom que ele tem uma esposa que incentiva a estudar e valoriza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. parabens...não e facil estudar quando adulto porque temos muitas obrigações..porem a luta e o sabor de conquista e vitoria e muito maior..parabens a vc e seu marido ele pela conquista e determinação vc por ser uma grande parceira.beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!