comenta!!

comenta!!

terça-feira, 23 de março de 2010

Decorando com fotos de família

Olá queridas amigas e queridos amigos,


Hoje vou dividir com vocês uma dica muito legal para expor as fotos de família e ajudar a compor a decoração.

Posso decorar a casa com fotos de família?

Ninguém duvida que as fotos da família esquiando nas últimas férias ficaram bárbaras. As do casamento, então, são emocionantes. Imagens são recordações mais do que especiais, mas não precisamos colocá-las em vários porta-retratos dando boas-vindas a todos que entram na sala. 'Essas imagens são íntimas e é estranho se deparar com elas espalhadas em mesas e estantes. Pertencem à família', comenta o arquiteto Sig Bergamin. Que tal substituir os porta-retatos por molduras - de várias cores, formas e tamanhos - e aproveitar um corredor da casa para fazer sua própria galeria? Por exemplo, naquela parede branca que não tem espaço suficiente para uma obra de arte. Lá, é possível brincar com a imaginação e colocar todas as fotografias, inclusive dos animais de estimação. Segundo Sig, porta-retratos com fotos de família devem ser usados em número reduzido e na área íntima.




Concordo plenamente que um corredor é um lugar ideal para expor suas fotos de família, não é tão restrito e também não um local onde as fotos ficariam expostas demais. Não gosto muito de fotos espalhadas pela sala ou outros cômodos da casa.

Lá em casa eu tenho um pequeno corredor, entre a sala de TV e os quartos.

A parede do corredor ANTES, quadrinhos bonitinhos, mas inexpressivos e sem graça:




A parede DEPOIS, minha pequena galeria em formação:




Aproveitei porta retratos que não estava usando por absoluta falta de espaço, apliquei nova pintura e fiz quadrinhos de fotos para as paredes. Tenho muitas fotos antigas em P&B que retratam meu pai, minha mãe e minha infância.

Fotos que rementem ao passado e trazem boas lembranças.

Advinhem quem é esta menina de pituquinha na foto logo abaixo? Euzinha!! Eu tinha mais ou menos uns 3 anos , na foto de cima ao lado da minha mãe e no colo do meu pai (saudades...) e abaixo eu no colo da minha mãe:






Não dá para ver direito, mas façam um esforço e tentem vislumbrar o casal na foto do cantinho direito: meu pai e minha mãe em um passeio ao cinema! Como eram glamourosos, meu pai de terno e minha mãe de vestido marcadinho para ir ao cinema! Foram flagrados por um fotógrafo. Antigamente era comum fotógrafos ganharem a vida flagrando casais de namorados pela cidade.



Abaixo meu pai jovem E garboso em um terno de linho branco.






AVISO: O alinhamento NÃO está perfeito, ok? A galeria não está completa, vou providenciar mais molduras e completar o espaço com fotos da família do meu marido, fotos atuais nossas e de nossa filha.


Pena que não façam mais fotos em preto e branco!



O pequeno corredor ficou muito mais interessante, não acham?





Então, aproveitem esta dica, retirem as fotos das estantes, das mesas, dos aparadores, emoldure-as e faça sua galeria!


A Rosângela, do blog O essencial para viver, também mostrou sua galeria aqui!


Beijocas

35 comentários:

  1. Oi amiga, tá ficando uma graça sua galeria em construção e tenho certeza que, com suas mãozinhas de fada, isso aí vai ficar um arraso!

    Tenho aqui em casa um corredor enooorme, que vai para os quartos, e ele está todo peladão, aguardando boas ideias pra emperequetá-lo! adorei a sua!

    Beijoca =]

    ResponderExcluir
  2. Ta ficando lindo... Um charme!

    Amei as fotos. Dá um orgulho de ver fotos assim...

    Casal alinhadissimo. Parabéns!
    Beijos Karla.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel...
    Menina, acho superbacana essas galerias. E aas molduras ficaram muito legais. Simples e discretas, fazem com as fotos apareçam ainda mais!
    Sucesso garantido!
    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  4. Bel, querida, eu tava aqui pensando com os meus botões e lembrei que vc pintou um móvel para sua sala, uma estante, se não me engano né?

    Gostaria de saber se vc teve que lixar muito (rs) e que tipo de tinta vc usou.

    É que tô querendo dar um up no quartinho da minha filha Isabella e está fora de cogitação comprar móveis novos, então pensei em pintar os móveis de branco, pois são de mogno e está muito feinho o quarto dela.

    Tinha pensado tb em aplicar contact, será que consigo?

    Ai amiga, conto com seu pitaquinho, pois vc é uma das melhores pra esse esse tipo de coisa, pelo menos na minha opinião rs.

    Outra beijoca =]

    ResponderExcluir
  5. Ola querida adorei o post e a dica do sig ele é fera mesmo,a idéia do mural de fotos surgiu a partir dos blogs e a minha filha é fotografa ai já viu .... ela me ensinou um truk barbaro voce pega qualquer foto que gosta vai no picasa e coloca ela em preto e branco depois e so passar para o pem driv ou gravar no cd e levar para revelar custa em média 3,00uma foto de 25x25 para revelar e fica bem bacana obrigado por falar do bloguito
    muitos beijinhos.....

    ResponderExcluir
  6. p.s.: acabei de achar o post da sua estante "Casas Bahia" rs e até adicionei aos meus favoritos!

    Agora é só criar coragem pra colocar a mão na massa e mandar ver no quartinho da minha filha... tadinha, tá tão feinho, mas vai ficar uma belezura, vc vai ver!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Vc sabe que eu amo fotos.
    Então pra mim tá tudo lindo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Nossa ficou muito lindo, Isabel!!
    Parabéns, adorei!!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  9. amiga, o aspirador ajuda bastante, pois como não lavo sempre o meu tapete, ele o matem limpo de sujeira mais pesada, terrinha, poeira, mas os tais fiapinhos que me enlouquecem isso não sai com o aspirador não... talvez um bem potente, porque o meu é fraquinho, não tinha nenhuma experiencia nem indicação qdo comprei, então errei feio. A sorte é que eu adoro limpar a casa com o aspirador, pra mim é mais pratico que com a vassou, ja que aqui venta muito. Se for comprar escolha um bem portente, e se possível até tenste antes. Se eu descobri algo mega eficiente pra limpar o bicho eu te falo tá?
    Beijooo!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei sua galeria!! e sim ,eu tenho porta retratos pela casa toda... brega né? vou tentar me desfazer, mas eu amoooo!!! . Tenho um painel tb, com umas 20 fotos, de frente pra porta de entrada da sala aff como sou exagerada!!!! e brega né? kkkkk
    Acho o maximo essas fotos antigas, mas tenho poucas, e meu marido muito menos, nao temos uma foto da infancia ou juventude dele, acho que só começou a tirar fotos qdo me conehceu. Aqui em casa não dá pra fazer assim pois não temos corredores, é tudo aberto, não gosto desse ape...
    Beijooo dinda linda do meu coração!!!

    ResponderExcluir
  11. amiga, faltou vc dar pitacos lá na minha sala....

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua galeria !!! Eu to me ensaiando pra começar a minha. Ganhei vários porta retratos da minha tia, uns 20 acho,e precisam de uma tinta tb pq tem um defeitinho. Mas... quem sabe não me empolgo não éam!!!
    Bjo bjo
    Gi

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel,
    Adoro fotos!! Tb quero fazer uma galeria dessa aqui em casa.
    Concordo com vc a foto preto e branco é linda!!
    Bjks
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Com certeza vai ficar um arraso! Quero fazer no meu corredor também uma parte com fotos. Só uma parte. A outra é coleção de carrinhos...

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito da idéia e já pensei várias vezes em fazer isso, mas nunca fui em frete. E tenho um corredor imenso lá em casa, dá pra colocar fotos de várias gerações.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Otima ideia Isabel!!eu tenho tanta foto aqui em casa só falta mesmo e vontade de deixa-la a nossa cara.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Belzinha!

    Mas tua casinha está ficando mesmo muito linda!

    O piso clarinho deu uma baita clareada, os móveis claros ajudaram... Agora as fotos!

    Nossa, assim vc vai longe amiga!!! :O)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  18. Tenho visitado seu blog e estou adorando sua história que é um pouco parecida com a minha, quanto a ter "juntado", pois ainda estou montando meu enxoval e decorando minha casinha, que demos tanto duro para comprar, quando falo até me emociono, mas quanto aos retrados está muito lindo, ter fotos da familia para olhar sempre é muito acolhedor, só que bate uma saudade!! Faça uma visitinha para trocarmos uma figurinhas. de-bah-e-bel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Sabe eu tinha esta mania de ter porta retratos espalhados pela casa toda ( so pra juntar pó, acabei com tudoooo, estão todos guardados, ja andei pensando onde por eles ( em que parede) mas a idéia so ficou na minha cabeça mesmo... e agora estou num apê alugado (mobiliado)então fica difícil metralhar a parede de furos... mas qeu tenho vontade tenho, pois tem uam parede aqui que ta pedindo.
    Beijussssssss
    Si♥

    ResponderExcluir
  20. Oi, amiga, gostei muito de sua galeria de fotos.
    bjo

    ResponderExcluir
  21. Oi.. adorei a ideia das fotos, quanto ao preto e branco.. vc pode escanear fotos coloridas e mandar imprimir em preto e branco, é muito facil..no meu caso eu imprimo em papel comum, porque dentro do porta retratos ela fica protegida...
    olha só... até o final de semana da uma passadinha no meu blog, pra ver o "quadrinho" da minha sala..rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Isabel,
    Amei as fotos de família para decoração, o preto e branco fica muito charmoso, acho que fica até bem legal se envelhecer a foto. Está de parabéns.
    Obrigada pela visita no meu blog. Sinta-se a vontade, já tenho mais novidades lá.
    Abraços, Mara

    ResponderExcluir
  23. Eu particularmente adorooooo fotos, coloquei em casa no corredor dos quartos 4 paineis e lá coloco muiiiitas fotos que contam a nossa estória.
    Quanto a foto em branco e preto, naquele site do www.picnik.com.br que vc. usa tem um local que dá pra transformar as fotos, fica bem legal.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Isa

    Adorei sua ideia, mas não sabia que não fazem mais em perto e branco, acho que devem fazer sim,ainda na comunhão da minha filha em novembro fizeram algumas.
    seu coredor vai ficar muito interessante...

    bjocas amiga

    ResponderExcluir
  25. Oi Isabel!
    Muito legal esta idéia!
    Houve um tempo que eu fiz isto na minha casa em um corredor entre os quartos! Ficou muito legal! Depois mudou e optei por outra coisas, mas ainda vou refazer minha galeria também...
    Adoro expor momentos/fotos!!
    Um beijo
    Eliane

    ResponderExcluir
  26. mudou leia-se "mudei" rsrs
    ê correria!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  27. Ficou bárbaro!!!!!!!Adorei!!!!!!
    Beijocas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. oi, nossa adorei a idéia, eu adoro fotos, ficou muito legal..bjkks
    ellen-andrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, parabéns pelas fotos, da pra notar que tem amor na família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, Isa... acho que totalmente out... meu aparador está cheio de portarretratos rsrsrsrs.
    Mas já tenho uma dúzia de quadrinhos esperando paciência para eu pintar e colocar na parede também... estou melhorando e o Sig não vai se assustar tanto quando chegar aqui em casa! hehehhehehe.

    Estou ansiosa para ver o resultado final do quarto da pitutinha...

    beijão e apareça

    ResponderExcluir
  31. Olá Bel querida, gostei BASTANTE dessa ideia de galeria, só ñ concordo c o Sig (q aliás, acho muito talentoso - aaahhh se pudesse tê-lo em casa p dar uns pitacos...rrrsss) em ñ deixar as fotos expostas... Eu, realmente, ñ as uso assim, mas tem quem os faça de modo harmonioso - claro q espalhar pela casa TODAS as fotos reveladas CANSA... MAS cada família MANDA na SJUA CASA.

    BEIJOOOOSSSSSS
    BEL.

    ResponderExcluir
  32. Gosto de porta retratos, + prefiro os coloridos, cheios de fuxico, tecido, fita, etc.
    ^^

    ResponderExcluir
  33. Oi Isabel!
    Adorei esta idéia com os porta retratos!
    Confesso que não tinha pensado nisso, apesar de já andar reciclando uns que tenho... inclusive usei uns para os mimos da sua filha. Postei a caixinha hoje querida, espero que goste.
    Deve chegar aí na semana que vem, estou ansiosa para saber se vocês duas vão gostar, mas saiba que fiz com muito carinho.

    Até mais e uma ótima sexta!

    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  34. tb adoro fotos ..fiz algumas coisas asim como voce.
    vamos trocar link? bjs http://commeuestilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!