comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Construção da suite - Parte I

Olá queridos e queridas,

Hoje vou mostrar e tentar explicar para vocês, em detalhes, como será feita minha suíte e minha pequena área de serviço. Tenham paciência, pois o post está com muitas fotos e muita poeira!


Na verdade não vamos construir do zero, vamos transformar uma sala conjugada com uma varanda na suíte. Onde é a sala será o quarto, e a varanda será o futuro banheiro do quarto e a futura lavanderia. Para isto ser possível planejamos uma série de mudanças externas e internas.


MUDANÇAS NA ÁREA EXTERNA


A casa atualmente tem duas entradas, uma pela sala de TV (com o Alpendre que mostrei aqui, lembram?) e outra pela sala de estar, com a pequena varanda que também já mostrei várias vezes. Veja no esquema abaixo:




Concluímos que não há necessidade de duas entradas.Vamos eliminar a entrada pela varanda e deixar somente a entrada pelo alpendre e sala de TV.


A varandinha era assim:



A varandinha irá se transformar no banheiro da suíte e na lavanderia (área de serviço).


Foi feita uma parede dividindo o ambiente em dois: banheiro da suíte e lavanderia. Isto foi possível porque neste local passa encanamento de água e esgoto (a setinha vermelha na foto acima indica o encanamento de água que vem direto da rua, isto ajudou bastante!):




O único problema é que a lavanderia ficará um pouco escura, será necessário acender as luzes durante o dia, não tem outro jeito.


MUDANÇAS NA ÁREA INTERNA


Esta era a sala de estar. Era muito pouco usada pois as visitas gostam mesmo é da cozinha e da sala de TV; mas futuramente vamos fazer outra sala com varanda para o quintal. Esta sala será o quarto de casal:





Como planejamos:



Veja como está ficando:




Não consequi uma visão panorâmica como na foto anterior, porque do outro lado havia uma abertura de passagem bem grande. Agora a parede foi fechada para instalação da porta do quarto. Assim:




Estamos fazendo esta obra com o máximo de economia, então os materiais são bem simples.


A janela do quarto é de Metalon, mesmo porque se fosse instalada janela de alumínio ou madeira iria destoar do resto da casa, que tem janelas e portas antigas de ferro. Depois é só passar zarcão e pintar que a janela ficará protegida e durará anos.





E vamos reaproveitar tudo que for possível.


Lembram da janelinha no meio do quebra quebra, no post anterior? No lugar dela foi instalada a mesma porta que estava na antiga sala de visitas, que dará acesso ao corredor da lavanderia:

antes
depois

Agora minha ex-salinha de jantar está assim:



Este corredor era um espaço da casa que estava isolado e mal aproveitado:


Antes:



Agora - está cheio de entulho porque estamos nivelando o chão. No final ganhará piso cerâmico, integrando com o piso da lavanderia.





Gostei muito de poder aproveitar este pequeno espaço. Sem contar que a instalação da porta deu uma boa luminosidade na área interna.

A janelinha que foi retirada será aproveitada no banheiro da suite, é velhinha, mas está em boas condições:




Este é o panorama geral da obra no momento. Semana que vem espero voltar com mais novidades e as coisas em seus devidos lugares, que esta poeira toda e esta desorganização dão nos nervos, hi hi...


Para finalizar, euzinha feliz apreciando a obra da minha futura suíte!!





Não deixem de comentar, dizer o que acharam deste projetinho, viu? Eu ficaria muito feliz!!

Beijocas

Pós-Post - Na hora do almoço corri lá em casa para levar algumas conexões que o pedreiro havia pedido (joelhos, Ts, luvas, meias, estas coisas de nomes curiosos e que me fazem rir) e vejam como já está a parede externa do banheiro:
Logicamente, neste quadrado aí será instalada a janelinha (vitrô)



E a parte externa da janela do quarto já arrematada:
Muito eficientes, não?

40 comentários:

  1. Aiii Isabel que linda tá ficando sua reforminha...aqui em casa e desse jeito tudo aos poucos, já moramos aqui tem cinco anos e tem muito por fazer...seu blog é uma inspiração, mesmo não comentando quase nunca acompanho sempre o casa de juntados e já segui várias dicas suas...adoro a sua simplicidade, do jeito que vc escreve...jeito simples, calmo, realista...não é igual muita blogueira que a gente vê por aí...vc valoriza as coisas boas da vida, o aconchego, o bem estar, o prazer de estar em casa, mesmo que essa não seja toda trabalhada nas últimas tendênicas de decoração.Viver bem é isso: estar com quem a gente gosta, fazer o que gosta e ser simples!!

    Adoro o seu blog, fiquei feliz por dar tudo certo e vc poder ficar naquilo que é seu!!!

    ResponderExcluir
  2. Belzinha, adorei sua volta, ainda bem que foi rapida hehehhe. Fico muito feliz que vcs estejam podendo realizar sonhos, pois realizar sonhos e encontrar a felicidade. Ah como é bom ver outras pessoas felizes e senti isso nas sua postagem, nas suas palavras. Sua casa vai ficar muito aconchegante, nada como ter um banheiro no quarto do casal.
    Que esta obra termine bem rapido para acompanharmos as tuas artes que tb são sempre inspiradoras a todas nós. Adoro vir aqui!! bjs Leila

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Sua obra está bem adiantada!!! Parabéns! Vou ficar aqui acompanhando!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel!
    Que bacana, sua suíte, deixou de ser sonho, entrando para a vida real. É isso aí, aos poucos nós conquistamos nossos sonhos.
    Bj meu e tudo de lindo prá voce.
    Sorte na construção-reforma.
    Tato

    ResponderExcluir
  5. Uma trabalheira, só...mas que vale a pena!
    eheheh
    Tá ficando bonita. bjosss

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Isabel!! Quantas mudanças!! Adorei as fotinhos com as setinhas, deu para entender tudinho!!
    E tb deu para ver que a casa está ficando melhor, agora com um quarto de casa com suíte (chique! hehe) e uma lavanderia. Estou adorando!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  7. mas que obra rápida.. nao da nem pra se estressar. rsrsrsrsr.
    bjo
    boa sorte
    vai ficar tuuudo lindo

    ResponderExcluir
  8. Sabe Isabel quando você posta aqui seus textos falando das reformas da sua casa nos ajuda a enteder que é possível ter uma casa arrumada, organizada e harmoniosa sem gastar fortunas. Acho que essa é a grande sacada do seu blog. Adorei toda a explicação. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Isabel,
    como já fui aí na sua casa, estou chando que vc está aproveitando muito bem os espaços.
    Ficará ótima a sua suite.
    Tem sorteio no meu blog...passa lá.
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  10. Mulher como a obra tá adiantada !
    Olha eu não entendo de obra, então enquanto eu ia vendo as fotos do quebra quebra, só conseguia pensar....ai meu Deus e as almofadas, quadrinhos, pratos na parede tomare que não peguem poeira e estejam bem embalados., rsrsrsrs.
    Bel tô aqui na torcida e ansiosa pra ver tudo pronto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ai q gostoso, sinto cheiro de aconchego no ar... sinto a sua felicidade saltar micro a fora... bjs q Deus continue a abençoar sua casa e sua vida... bjs

    ResponderExcluir
  12. Que delícia!!
    Tá-que-tá a reforma, hein?
    Daqui uns dias você já terá que pensar nas cores das paredes!!
    Tá ficando bem legal, hein? a sua ideia de reaproveitar tudo que puder é boa. Eu não pude fazer o mesmo com muita coisa. As janelas, por exemplo, eram de madeira e estavam apodrecendo. O mesmo com o porta da garagem... o resto que dava para aproveitar doamos para o nosso pedreiro, que também estava construindo sua casa.
    Estou ligada na reforma!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Isabel
    Apesar de nunca ter comentado, desde que encontrei seu blog passei a visitá-lo. Isso porque sua casa representa o lar da grande maioria de pessoas de classe média que, mesmo adorando arrumar seu cantinho, não pode contratar arquitetos famosos
    (muitos deles - não todos, que fique bem claro - deixam a casa com cara de vitrine, parecendo que não mora ninguém). Fiquei triste com sua despedida e feliz com sua rápida volta. Bola prá frente, garota!
    Margô

    ResponderExcluir
  14. BOA SORTE, SEUS PEDREIROS SÃO RAPIDOS E EFICIENTES, QUE SORTE, CONTINUE ASSIM.....BJKS....GIL

    ResponderExcluir
  15. Eita que fiquei foi preocupada com você e sua família!! (afffff). Que bom que tudo se resolveu e em paz!
    Olha, sou Engenheira Civil e queria te dar uns "pitacos" na sua obra (que seria melhor ainda vendo a planta baixa da casa).
    1- Você cita que a área de serviço ficará bem escurinha, então não dá para mudar a posição do banheiro com área de serviço?
    2- Trocado a posição, você pode deixar a ventilação/ iluminação do WC para área e da área para exterior.
    3- Caso não consiga mudar, tente fazer (se possível) um pedaço da parede (essa entre o WC e área) com blocos de vidro vazados, isso ajudará a iluminação e ventilação da área, também pode deixar seu WC mais bonito ainda. Mas observe bem a posição das instalações antes de optar por bloco de vidro.
    4- Só não consegui entender bem a posição das portas de entrada do quarto/área...

    BEm, aqui vou eu esperando que sua obra fique linda, mas principalmente que seja mesmo um sonho seu realizado!!
    Beijos e depois me diz o que achou da idéia.

    ResponderExcluir
  16. Oi Isabel,
    Muito bom ter um banheiro só nosso, viu? Assim aos poucos a gente dá mais valor ao que conquista... Adoro!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi Bel!!!
    Que bom que vc está de volta!!!
    Boa sorte com a reforma! Parece que vai ficar ótimo!
    Ah! Minha lavanderia tb fcou sem janela e para ventilar instalamos um exaustor no forro e fizemos uma porta com persiana. Ficou bem bom.
    Um abraço,
    Maura

    ResponderExcluir
  18. OI querida.
    Estou muito feliz por essa sua sonhada reforma.
    Menina parece que está ficando ótimo!
    Muito boa a idéia de aproveitar a janela e tudo o mais.
    Bjões.

    ResponderExcluir
  19. Isabel do céu,
    Tô com dó de vc, mas essa bagunça é pro bem, uma suíte, tudo que eu queria.
    Dá pra ver sua cara de felicidade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Comadre,
    tô boba com a rapidez da construção!
    Mas nem vem que não tem viu, só vou ai quando poeira se chamar saudade. Rsrsrsrsrsrs
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  21. Adoro ver tijolos sendo levantados, é bom né!!!
    Vai ficar muito boa sua morada!! Que Deus te abençoe neste trajeto!! Bjssss

    Uska hope
    http://uskab2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Menina,sua obra esta de vento em polpa, vamos aquardar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. ai que tuuuuuudo !!! nao nos deixe fora dos próximos acontecimentos por favor!!

    bj

    ResponderExcluir
  24. Isabel vc é arretada como eu!
    Eu to querendo $$$ pra uma obra assim aqui tb....
    Adoro portas e janelas de ferro antigo, tipo os da sua casa. A janela nova vai combinar bem.
    Aquino meu codominio não pode usar esse acabamento, mas nao to nem ai, to pensando em por tudo de ferro nas proximas obras, por aqui é mais barato e acho mais pratico também.
    Ta ficando lindo, vai ficar super pratico
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. ficando show, otima, bom demais ne.

    bjosss...

    ----------------,MMM8&&&.
    -------*------MMMM88&&&&&---*
    -----------*-MMMM88&&&&&&&
    -------------MMM88&&&&&&&&
    -------*-----MMM88&&&&&&&&
    --------------'MMM88&&&&&&'
    -----------------'MMM8&&&' --- *
    ---------|\___/|-------/\__/\
    ---------)-------(-------)--~--.( '
    --------=\-----/=-----=\----./=
    ----------)===(---------)-~-(
    ---------/------\--------/----\
    ---------|-------|-------)-~---(
    --------/--------\------/---~--\
    --------\--------/------\~---~-/
    _/\__/\_____/_/\_/\__~_/\_/\

    ResponderExcluir
  26. Oi Isabel!!
    Ufa!! Que bom que você voltou logo!! E que já resolveu mais um "perrengue" da vida viu!!
    Fiquei feliz de saber que deu tudo certo.
    Aliás, que tá dando TUDO certo né!??
    Meu bloguinho tá empacadinho ainda ....e o pior, mudei para um domínio próprio e o primeiro e único comentário que meu blog tinha (o seu, claro!!)sumiu!!! rsss...
    Mas tudo bem....
    Enfim, como sempre, continuarei acompanhando mais essa tua obra e que ela fique exatamente como você vem imaginando, e quero dizer mais uma vez que adoro seu blog. Blog de mulher real, com vida de verdade né??

    Abraços....

    ResponderExcluir
  27. Realmente, muitas mudanças!
    Confesso que fiquei um pouco confusa com as fotos! rsrs
    Mas com certeza deve ficar tudo muito lindo!

    Beijos!

    Pris.

    http://vidadnoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Ai amiga, obra é bom, mas quando termina é melhor ainda, né? rsrsrs
    E ter uma suíte, não tem preço! Eu achava supérfluo, mas hoje em dia, vejo que é necessidade!

    Beijocas e um excelente final de semana!

    *Ü*

    ResponderExcluir
  29. Menina, vc aproveitou muito bem tudo, viu! Apesar da sujeira, depois vc vai ficar com uma casa mais funcional! Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Bel, estou te convidando a vir participar do Chá de Fraldas Virtual que estou fazendo para minha netinha lá no Blog. Sua presença me deixará muito feliz viu! ♥

    ResponderExcluir
  31. oi Isabel,ficou ótimo o seu projeto.Vai ficar tudo muito lindo,tenho certeza ,vc tem muito bom gosto.
    Parabéns pelo sonho "pré-realizado".
    bjocas e boa sorte com a bagunça rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. ó, outra doida se enfiando numa reforma aí... rsrs. Tava visualizando o que vc descreveu no projeto, e acho que vc teve ótimas sacadas, como eliminar uma porta de entrada, já fazer a suíte, ao reformar o quarto... Como é bom deixar as casa do jeito que a gente quer, né? Vou acompanhando!
    Um beijo!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  33. Oi Isabel,

    Que bom que vc voltou..

    Parabéns pela suíte... Vcs merecem...

    Letícia

    ResponderExcluir
  34. aI...AI...iSABEL...E ASSIM QUE GOSTO DE TE VER....PROGREDINDO,DERRUBANDO,LEVANTANDO E SORRINDO.....GRAÇAS A DEUS.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  35. Oi Isabel, reforma é um desgaste muito grande né, mas vale a pena , estou louca pra começar a minha, vou ter uma suite tbm é tão bom ter um banheiro só nosso!rs
    bjs.....

    ResponderExcluir
  36. Oi, Isabel!

    Ah, vcs não brincam em serviço, rs, a obra está bem adiantada.
    A sugestão que eu daria já foi proposta pela Artemizia, usar tijolos de vidro em uma parte da lavanderia para deixar passar a luz natural.
    Gostei da sua escolha em manter as esquadrias todas combinando, ficou ótimo.
    Boas obras e inté,

    ResponderExcluir
  37. Oi florinha....nossa como tudo tá ficando lindo....que delícia ver nossas coisinhas criando formas...parabéns viu florinha!!! Olha deixei um selinho pra vc no meu blog..passa lá e pega!!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Oi Bel...bom dia!!! Fiquei tão feliz com sua volta!!! Parabéns pela conquista.
    Tenha um maravilhoso final de semana...beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Isabel!!!
    Parabéns pela casa! Eu também vou reaproveitar algumas coisas na minha casinha, mas como a antiga casa era de madeira, só vai dar para reaproveitar mesmo o madeiramento do telhado!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  40. Aeeee menina, que bom tê-la de volta e com a corda toda, hãn?
    Adorei!
    Estou curtindo sua reforma e feliz porque vc está feliz, com seu problema resolvido e por estares realizando o sonho de ter uma suíte.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!