comenta!!

comenta!!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Brinco de princesa!

Olá meus amigos e amigas,


Hoje vou falar de um planta muito linda:





Nome Científico: Fuchsia hybrida
Nme Popular: Brinco-de-princesa, fúcsia, agrado, lágrima
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene


Flor símbolo do Rio Grande do Sul, o brinco-de-princesa ou fúcsia é uma planta que faz um enorme sucesso internacional. Possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações, sem mesclas. A ramagem é pendente, mas pode haver variações, com plantas mais eretas e outras mais pendentes.


Cuidados:

Para ficar sempre bonito, o brinco de princesa requer boa iluminação, de preferência sob luz difusa ou meia-sombra, no entanto muitas variedades vão bem sob sol pleno. Mas um detalhe é unanime, as fúcsias apreciam o frio e portanto deve-se dar preferência para o cultivo no sul do país e nas regiões serranas. O substrato deve ser bem fértil, enriquecido com humus e composto orgânico. A propagação pode ser por sementes ou por estacas.

Desde que fiquei conhecendo esta plantinha, eu queria muito para minha casa. E finalmente consegui adquirir um exemplar.



Esta das fotos é minha! Estou apaixonada por ela! As flores são exóticas e bem delicadas, parecem mesmo um lindo brinco pendente!








Vocês já sabem, lá em casa a variedade de plantas é grande, então vou mostrar outras plantinhas lá de casa.

Mais uma espécie de suculenta. Eu achei bonitinha, mas não sabia o nome. Pesquisei na net e o Prof. Google me disse que ela se chama Hatiora Saliconioide, popularmente conhecida como Sonho de Beberrão???? Eu não imagino o porquê deste nome!







Estes cactos foram trazidos por meu marido, que também gosta muito de plantas. Ele viu estas plantas simplesmente jogadas na rua, descartadas. Ficou com dó e as trouxe para casa (para nós, uma plantinha é como um bichinho, que sofre, sente sede, precisa de cuidados). Eu não gosto muito de cactos, não aprecio os espinhos, eles entram na pele e são bem chatinhos de tirar. Mas gostei do gesto do marido:













Meu pé de babosa está enorme!! Daqui a pouco vou poder abrir uma fábrica de shampoo!! rs








Esta suculenta também está grande e linda! Está crescendo e abrindo tanto que logo terei que trocar de vaso:








Mas a planta dos meus sonhos sonhos é a Orquídea!! Como esta aqui:


Ainda não consegui uma, pois além de serem bem caras, é uma planta difícil de cuidar - pelo menos minha experiência me mostrou isto. Quando minha filha nasceu eu ganhei uma orquídea linda dos colegas do trabalho, mas ela não resistiu e infelizmente morreu. Acho que na época, com os cuidados com a filha, eu não tinha muito tempo para plantas, hi hi.


Beijos e fiquem com Deus!!

21 comentários:

  1. Oi Isabel,
    Tô tentando cuidar de umas plantas lá em casa também; fiz dois vazos esse final de semana que postarei logo aqui.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. lindas suas plantas.... concordo c vc sobre plantas serem como bichinhos q precisam de cuidados... eu tô aprendendo a me virar c elas agora. confesso q tô tomando côro pq cada uma tem suas preferencias de cuidados e até eu aprender (mato algumas afogadas e outras de sede, rrsss...rsss..) abços

    e aí, como vai a cachorrinha???

    ResponderExcluir
  3. Nossa vc realmente gosta de plantas e flores ein!
    Lindas demais... parabéns!

    Bruna
    comprandomeuape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bel, eu tenho um brinco de princesa assim, ele veio muito florido , mas depois caiarm as flores, agora já está cheio de botos de novo e acho que essa semana elas aberm. Tuas plantas continuam lindas. Fiz no sabado um jardim vertical, com suculentas , ficou lindo, ah lá no blog em postagens anteriores tb tem foto do meu brinco de princesa. Sei que deves estar ocupada mas tira um tempinho e passa lá, já se inscreve pro sorteio d eum cobre leito tb rsss.
    Bjs Leila

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Isabel,vc esta de parabens com suas plantinhas.Tbm adoro,estou plantando algumas sementes aqu em casa.Vamos ver no q vai dar.E aproveito para te convidar a participar da promoção do meu cantinho

    http://andreascroche.blogspot.com/2010/11/promocao-aqui-no-meu-cantinhovenham.html
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Lindo brinco de princesa , alias lindas sua flores...
    Fiquei empolgadona agora que estou p/ mudar p/ a casa nova vou ter um montão também, espero conseguir cuidar como vc...com tanto carinho..
    Mil beijos...
    (cantinhoshabby.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Isabel!

    Lindas suas plantas, seu quintal é muito bonito!
    Minha irmã tem orquídea há muitos anos, sabe que não dá nenhum trabalho especial? Todo ano dá flores, daquelas roxas, a planta fica em xaxim e a varanda pega sol forte.

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  8. oi Isabel, que linda está seu brinco de princesa, tenho uma tb, ela andou meio feinha, mas agora está cheia de botões, logo, logo estará toda florida. E tb tenho uma suculenta como a primeira que vc mostoru, se for mudando de vaso conforme vai crescendo, ela fica enorme e linda, como um arbsto.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Bel, essa Brinco de Princesa é muito linda! Essa cor então, está maravilhosa.
    Aqui em casa, das quatro plantinhas que tenho, uma é esse mesmo tipo de suculenta que parece uma imensa flor, acontece que já mudei ela três vezes de vaso e parece não se desenvolver, abre linda depois caem as folhas inferiores.
    Tem alguma dica para manter melhor a tadinha ou será sindrome de planta de apartamento?
    Acho essa suculenta linda e queria vê-la mais bonitinha.
    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel, como vai?
    Me chamo Marluce e também amo plantas. Em minha casa eu não tenho tantas suculentas porque as vezes não tenho sorte com elas.
    A minha primeira suculenta foi uma flor daquela que você taré que trocar o vaso. O meu menininho chamado Théo (um yorkie safadinho) cravou seus dentinhos nela e a bichinha ficou em pedaços, mas eu consegui salvar uma petala com o cabinho, e não é que a danada é resistente, tá no vasinho crescendo denovo. Uma outra que tenho e sempre me surpreendo é a babosa. Duas vezes por ano ela dá florzinhas, bem no meio dela. São como pequenos boquezinhos num talo bem alto. Levei um susto da primeira vez que ví. Mas é muito bonito.
    Mil beijos e tudo de bom pra vocês e suas meninas verdinhas

    ResponderExcluir
  11. Isabel,
    Eu também adoro plantas, tenho muitas. Aí sempre tinha um problema: de tempos em tempos é preciso renovar os vasos, replantar, e eu ficava com muitas mudas que não queria porque eram repetidas mas tinha dó de jogar fora. Até que meu pai, já falecido, deu a idéia de "abandoná-las" na calçada. Até orquídeas às vezes eu largo na minha calçada, tanto que tem gente que até desvia o caminho para passar sempre aqui em frente e ver se tem alguma plantinha abandonada...kkk
    Da última vez foi uma jardineira cheia de hortelã: não durou meia hora na calçada... Acho ótimo, porque consigo manter meu quintal só com as plantas que quero sem ter que jogar nenhuma fora!
    Beijo,
    Marta

    ResponderExcluir
  12. Orquidea é uma das plantas mais fáceis de cuidar!! hehehe
    Não precisa de muita água, uma vez por semana é o suficiente, e não pode deixar água no pratinho porque as raizes nunca podem ficar muito molhadas. O tipo de orquidea da foto gosta de claridade, mas sem sol direto e de tempos em tempos vc pode trocar o substrato (casca de pinus). É bem fácil de trocar, só puxar a planta delicadamente, tirar todas as cascas e colocar novas no vaso.
    Mas o segredo mesmo é pouca água!
    Espero ter ajudado!
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  13. Essa planta té linda mesmo. Adoro plantas, mas não tenho muito um dedo verde. As vezes stresso a planta com meus excessos... mas vou continuar tentando, quem sabe ... ...

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Acho essa orquídea muito fácil de cuidar, não tenho muita atenção com as plantas, gosto, mas sempre esqueço de molhar, adubar...
    A minha orquídea tem 1 ano e é a segunda vez que dá flores, molho ela somente uma vez por semana, e coloco adubo uma vez no mês e podo quando todas as flores caem.
    Também tenho um vaso com babosa, está bem grande, qualquer dia vou tirar umas folhas para hidratar os meus cabelos...rsss.
    Bjos
    edialini

    ResponderExcluir
  15. Que linnnda, essa brinco de princesa e mesmo um sonho, minha sogra tem uma que esta ainda em botoes.
    As suculentas gosto muiito, os cactos nao me encantam, mas as orquideas, sao minha nova paixao, tenho aquel aque vc ganhou , tambem a ganhei amo passado de natal, mas nao sei porque, mas nem mostra sinal de nova flora, a planta esta bonita, mas....cade as flores?
    Bjs........

    ResponderExcluir
  16. oi! ontém ainda falei pro marido: "sei que falta muita coisa pra terminar a casa, mas não vejo a hora de começar o jardim!" Nesse último final de semana vi um "brinco de princesa" e já coloquei na lista dos desejos. Falando em planta, você faz alguma idéia de onde posso encontrar uma Jade? Me apaixonei pela cor dela e também entrou na minha lista.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Isabel!
    É a primeira vez que faço um comentário em seu blog adorei as flores,olha o seu blog foi uma inspiração pra mim,sem saber vc me ajudou muito obrigada.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  18. Bel, brinco de princesa e oruideas são maravilhosas mesmo, suas flores e plantas estão lindas.
    Aqui tenho algumas suculentas, elas crescem e crescem, muito fofas e faceeis de cuidar.
    Ótimo domingo.
    Bj

    Eliane
    acasinhaencantada

    ResponderExcluir
  19. Essa flor é linda, diferente e uma graça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooooooonde compro mudas pequenas de brinco de prinçesas

      Excluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!