Vamos ser cafonas um pouquinho?
Atire a primeira pedra quem não tem suas cafonices em casa! Hoje quero proclamar: vamos ser cafonas e felizes!! Quem não gosta de uma coisinha dita cafona pelo senso comum? Estão aí as lojas de 1,99 para não me deixar mentir!
No blog da Casa da Chris podemos ver alguns objetos considerados cafonérrimos mas que, segundo a blogueira, com alguns ajustes pode virar um objeto de decoração bem bacana e cheio de personalidade.
Quero ressaltar aqui, a cafonice é uma questão de ponto de vista! Como aquela famosa frase, "gosto não se discute". Existem muitas questões que podem levar uma pessoa a ser " cafona": falta de informação, o excesso ou a falta de dinheiro, a própria personalidade da pessoa... enfim, mas eu acho que o importante é ser feliz e ter luz e estilo próprio. Se cair na cafonice, qual o problema? Um pouquinho de cafonice não faz mal!
Fiz uma relação de alguns objetos considerados cafonas na decoração. Você sabia que:
- ímãs de geladeira são cafonas?
- estante da sala cheia de porta retratos da família é cafona?
- flor de " prástico" é cafona?
- objetos do dia a dia com design inusitado, que tal esses " bules gatinhos?" cafona no "úrtimo"!
- jarra abacaxi a la " grande família" é cafona! (Juro que eu quero uma!)
- esses conjuntinhos para banheiro são cafonas?
- ter forrinhos de crochê pela casa é cafona?
- ter canecas de chopp decorando a estante é cafona?
Agora me diga, você realmente está preocupada com isto? Eu não. Tenho vários destes objetos em casa, e não me importo, declaro veementemente, sou cafona sim, e feliz com minha casa.Você pode dar um uso interessante a um objeto cafona e ele se tornar cool (usar termos do inglês também é considerado cafona) ou você pode usar a cafonice pura, sem qualquer " ajuste", o importante é buscar seu estilo e o que lhe agrada.
Para finalizar, peguei um texto que resumiu super bem o que eu penso a respeito da cafonice. Tenham paciência e leiam, vale a pena.
" Chamar um decorador é isso. Você compra regras dele para usar a sua casa. Pouco importa se o peixinho sobre a mesa foi teu filho que pintou num trabalho da escola, pois a inocência da infância não cabe nas regras da decoração. Pouco interessa se a barca azul foi comprada na sua lua de mel, numa tarde de passeio. Dane-se se você ganhou aquele vaso da sua bisavó. Tua história não interessa, ela não está na moda.
É cafona.
Acho muito triste pagar para alguém apagar o seu passado. Perdão, dona decoradora, perdão se eu fiquei irritada com tua lapiseira apontando para a vida alheia e mirando cruelmente para a minha vida também. Tenho em casa muito objetos que, com certeza, seriam apontados como “cafonas”. Bom, talvez todos da minha casa, tão pouco decorada. Mas são os nossos olhos, e não os dos outros, que decidem quais lembranças que carregamos na vida.
Me deu vontade de levar tudo aquilo para mim. Adotar todos os objetos que a decoradora abandonou, como filhos órfãos. Mas eu apenas olhei para ela com pena, muita pena. A mulher rodopiava feliz dentro do seu medíocre poder de consumo, repetindo “cafona, cafona, cafona”.
E me lembrei muito feliz de todas as cafonices da minha sala de estar. Ainda bem. "
Fonte: Digestivo Cultural
Uma boa semana " cafona" para todos!!
Ah, já ia me esquecendo! Relógio de parede com frutinha também é cafona! Obrigada anônimo, pela contribuição!
Aff...esse anonimo voltou?
ResponderExcluirAchei que tinha se esquecido de vcs...
sabe o que é né Isa?
Dor de cotovelo.
Se seu relógio é cafona, imagina o meu que ganhei a lá Magazine luiza!
Vixe...tbem adoro ser cafona, brega...eo melhor de tudo...antiga pakas!
Bjus e uma linda semana!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsso de cafonice é um ponto de vista sempre muito discutível em tudo. Até os próprios decoradores se alfinetam nos bastidores pelo bom ou mal gosto entre eles.
ResponderExcluirCafonice é não ter perdonalidade própria, é não ter identidade e viver na sobra da ditadura dos outros.
A casa de minha avó era cheia de paninhos pelos móveis, achava lindo! Minha tia (que me criou, tinha uma jarra abacaxi (confesso que era péssima para lavar) rrsss... pena que não herdei nada.
Eu cafona? - que atirem a primeira pedra! TENHO UMA COLEÇÃO DE MINI PINGUINS NA COZINHA! Ah, e imãs na geladeira também.
E dane-se as regras da ditadura da moda;
Valeu o post, adorei!!
Tenha uma ótima semana!
Bju
Oi, Isa! Acho que e a primeira vez que posto no teu blog, mas estou sempre dando uma passadinha e vendo o que voce escreve e gosto muito!!!
ResponderExcluirEu sou formada em Design de Interiores e ja trabalho na area ha pelo menos uns 6 anos, e uma das primeiras coisas que aprendi desde que iniciei nessa area era respeitar a casa do meu cliente, respeitar seu gosto e suas lembrancas, pois aquela casa que eu estou decorando nao serei eu quem ira morar e sim o meu cliente, ou seja, meu trabalho e melhorar, organizar e criar um ambiente confortavel, pratico e mais apropriado para meu cliente, sem com isso tirar a personalidade,a identidade dele. Portanto, sua casa e' sua, e voce deve deixa-la do jeito que mais lhe agrada.
beijocas
acho que o brega/cafona é uma coisa tão relativa... o que pra mim é horroroso, pode ser lindo, maravilhoso pra outro! o que cai bem na minha casa pode ficar horrível na sua. às vezes um ícone qualquer da cafonice, colocado no meio de uma decoração legal fica legal também.
ResponderExcluiroutras vezes, o que já foi cafona passa a ser cool, ou vice versa...
o texto que você postou é ótimo! concordo totalmente com ele. eu jamais, JAMAIS entregaria minha casa nas mãos de um decorador, pra que ele decidisse o que colocar e, principalmente, o que tirar dela. cada objeto da minha casa tem sua história e uma razão pra estar lá, e quem decide se ele é cafona ou não sou eu, mais ninguém.
ps: adorei ver seu blog nas páginas da casa cláudia!
bj
Ai que canseira... eu AMO pinguins e imãs de geladeira...
ResponderExcluirSou cafona?
E dai?
Beijos
Oi Isabel,
ResponderExcluiradorei o post de hoje...rsrsrs
Beijo:)
Mi revoltei agora, que estória é essa de falar que meus imãs lendossss de geladeira, meus porta retrato e relógio de frutinhas são cafonasss, adoro eles e ponto; pra mim cafona é um estado de espírito, gosto não se discute, nem de bola pra esses comentários.
ResponderExcluirBjs.
Muito bom Isabel, adoro ser cafona quando isso me dá prazer, então, nem ligo com certas regras. Você está certinha amore.
ResponderExcluir;)
Oi Isabel Eu sempre visito seu blog, mas nunca havia comentado. Esquece essa pessoa que te chamou de cafona. Cafona é ela. Por não ser gentil e por se esconder atrás do anonimato. Afinal, ser brega as vezes é bom demais! Não ter personalidade, não se respeitar nem respeitar os outros; isso sim, é muito cafona! Bjos Bernadete
ResponderExcluirOi Bel!
ResponderExcluirVc podia me ver dois destes tapetinhos pra banheiro por favor, um pode ser esse rosa mesmo o outro quero mais pro creme viu?
Bjs querida.
P.S. Fim de semana foi t....r....a...n...q....u....i...l....o
até demais.
Amiga,arrasou no post! Adorei.
ResponderExcluirEu quero um bule de gatinho!!! De preferência o preto hahahah.
Como disse a Fátima, eu JAMAIS entregaria minha casa nas mãos de um decorador, never. Até aceitaria uns palpites, mas dar carta branca nunca.
Bjokas flor.
Acho q sou cafona pra xuxu,... eu amo imã de geladeira, tapetinhos de barbante no chão, toalhinhas de crochê, agora eu quero um bule gato!!!! rsrs
ResponderExcluirBjs amigas... ser cafona é ter estilo, quem tem estilo é xique meu bemmmmm
Anônimos: morram de catapora colorida (pra ficar bem xique rs!)
Bjs querida
Acho q sou cafona pra xuxu,... eu amo imã de geladeira, tapetinhos de barbante no chão, toalhinhas de crochê, agora eu quero um bule gato!!!! rsrs
ResponderExcluirBjs amigas... ser cafona é ter estilo, quem tem estilo é xique meu bemmmmm
Anônimos: morram de catapora colorida (pra ficar bem xique rs!)
Bjs querida
Oi, Isabel!
ResponderExcluirMulher, todo mundo tem uma coisinha ou outra que é condenada pelos decoradores. Fazer o quê, né? Eu mesma não me abalo nem um pouco com isso. Há muito por decorar na minha casa, o pouco que já foi feito é fruto de minhas pesquisas pessoais (e do marido) em revistas e internet. Nós somos os decoradores do nosso cantinho, e é o que nos faz feliz. A casa tem a nossa cara, nosso toque e, se alguém achar cafona no sentido de que é feio ou algo assim, eu só lamento... ehehehe
Ótimo post (como sempre). :D
Beijos, bonita!!!!
Olá Isabel! ahhh e que que tem ser cafona? to nem aí pra isso! hahha Beijinhos
ResponderExcluirAdorei o posto e amei todos os comentários viu!!!
ResponderExcluirEntão sou cafona tb!!! e me amo assim mesmo...e muitooooo!!!!
bjs
Olá!!!
ResponderExcluiré só ficar um tempo sem aparecer por aki e seu blog sempre cheio de boas novidades...
é querida Isabel, nem sempre agradamos a todos, mas na vida é assim mesmo né?
vc é autentica! PONTO!
O negocio eh o seguinte... eu tenho um pinguim em cima da geladeira!!! e adoooro, foi comprado num dia de reuniao familiar na choperia pinguim!!! naum me desfaço dele por nada!!!!
eu acho q a decoração da nossa casa, tem q ter a cara de quem mora nela... se não fica mto impessoal, frio e sem graça!!
Olha eu devo estar nesse time hehehe, participe do meu blog pra gente trocar ideias! CONCURSO INVENTE UM NOME
ResponderExcluirCRIEI UM PÃO DE MEL GELADO E AERADO!!!!!!!!!!!!!!!E ESSE PÃO DE MEL TÃO ESPECIAL, NÃO PODE FICAR SEM NOME!!!!! PARTICIPE , INVENTE UM NOME PRA ESSA DELÍCIA E CONCORRA À UMA CESTA CHEIA DE PÃES DE MEL E BOMBONS! O GANHADOR TERÁ SEU NOME PUBLICADO NO BLOG!!! CONCURSO COM DATA LIMITADA! PARTICIPE!!!! http://beijosdebombom.blogspot.com/
Legal o post!!!!Adorei o tapetinho do banheiro e acho legais imãs de geladeira!!!
ResponderExcluirBeijos e uma ótima terça!!!
Nossa, eu não sabia que era tão cafona...mas sou tão feliz na minha casa que este detalhe não importa....beijos...
ResponderExcluirIsa minha querida:)
ResponderExcluirAh,pelo jeito sou cafona!
Nem ligo.Gosto de pinguins e etc.
Não vou deixar de gostar só porque disseram que é cafona.
Beijão
LEMBREI DISSO Q AMEI....
ResponderExcluirhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98464208-luminaria-abajur-copo-de-leite-milk-light-_JM
Um bom dia cafona
ResponderExcluirUma boa semana cafona
Um bom mês cafona
Um bom ano cafona
Uma boa vida cafona e FELIZZZ !!!!
Beijim
hehehehe - post bem divertido! confesso que tenho algumas coisinhas "cafonas" em casa!
ResponderExcluirbjk
Oi Isabel,
ResponderExcluirO post sobre cafonice ficou super CHIC!!!!rs.
É isso mesmo ... o ser humano deve ser livre e fazer suas próprias escolhas sem ter que se curvar a padrões sociais (meramente consumistas!). Recadinho para o anônimo: anonimato é CAFONICE E COVARDIA!!!! Cafonice é relativa, já a covardia ...
Eu confesso, tenho um pinguim em caima da geladeira! E é meu e ninguém tasca!rs
ResponderExcluirIsabel, vim agradecer o carinho e avisar que tem selinho pra vc, queridona!
Beijos
Bel, amei o post.
ResponderExcluirMinha lista de cafonices é enorme viu... e " tô nem aí" !!
Bjs linda!!
Cafona ou não eu tenho personalidade uso o que gosto ! Concordo com teu post que atire a primeira pedra que nunca foi cafona !
ResponderExcluirIsa , tenho muitos imãs de geladeira , amo. Tapetes de croché infelizmente a Peposa comeu todos, e não me animei mais de medo dela comer de novo, ai que raiva , mas ela é um bebe, hehhehe , tenho porta retratos , um balcaõ cheio deles, adoro e outras cafoneices tb, manda esse anonimo se ocupar na vida , kkkkkk, bjs e viva as cafonices .
ResponderExcluirAmo cafonicesss...rssss
ResponderExcluirIsabel, amanhã encerra o prazo dse entrega das fotinhos da promoção "é tempo de reciclar", vc não vai mandar???? to esperandfo, será um prazer vc concorrendo....bjuss
Amo cafonicesss...rssss
ResponderExcluirIsabel, amanhã encerra o prazo dse entrega das fotinhos da promoção "é tempo de reciclar", vc não vai mandar???? to esperandfo, será um prazer vc concorrendo....bjuss
Amei este post Isabel!
ResponderExcluirAcredito que quando fazemos as coisas do jeito que gostamos e nos sentimos satisfeitas as rotulações devem ser esquecidas.
E se essas fofuras são cafonas, então aqui em casa somos cafonérrimos! rsrs
Bjo.
:)
Quem se diz não cafona que atire fora o pãozinho com 'mortandela' do Mercado Municipal de São Paulo, os 'pastel com chopps' e até o arroz com feijão do dia-a-dia. Dispense o doce de abóbora em formato de coração e ache a chita o ó. né? beijão.
ResponderExcluirQuem se diz não cafona que atire fora o pãozinho com 'mortandela' do Mercado Municipal de São Paulo, os 'pastel com chopps' e até o arroz com feijão do dia-a-dia. Dispense o doce de abóbora em formato de coração e ache a chita o ó. né? beijão.
ResponderExcluirfotos???? são demais, servem para voce se inspirar, rever os momentos mais felizes vividos (normalmente são estas fotos que ficam nos porta-retratos), rever pessoas, é quase a alma da casa....
ResponderExcluirimãs de geladeira??? só pessoas descontraidas os tem....
tapetes para banheiro? são necessários.... alguns dos objetos citados podem ficar escondidos como recordação (canecos de chop - joguei todos do meu pai quando morava com eles), mas no geral basta ter bom gosto e coerencia para fazer uso deles!!!! a cima de tudo não deixar que o titulo brega apague o significado deles pra vc!
eu acho que é muito relativo e gostos não se discutem-e acho que uma casa deve de facto contar uma "história" a história de qume nela vive.
ResponderExcluirbeijos
Não gosto de relógio de frutinhas, mas amo croche e tapetinhos de barbante...acho que todo mundo tem uma cafonice em casa e acho que isso dá muita personalidade ao ambiente!!!
ResponderExcluirIsabel, sempre estou por aqui apreciando sua criatividade e sua honestidade em escrever. Adoro!
ResponderExcluirHoje resolvi escrever porque também gosto de cafonices. Contudo, tenho uma experiência diferente com decorador. Fui mt respeitada em todos os meus pedidos e inclusive nos mais difíceis.Mas, acredito que muitas pessoas entregam suas casas nas mãos de profissionais por diferentes razões e uma delas é porque detestam a tarefa. Querem apenas aprovar o que foi pensado pelo decorador, sem se preocupar mt com o fato, sem sofrer ou ter pena do dinheiro gasto. Acedito que para pessoas assim um decorador que aponta somente as cafonices da casa serve perfeitamente. Ele vai entregar, em tese, um projeto de vanguarda. Mas para nós que gostamos de decorar nossos lares, precisamos de apenas orientação e projetos viáveis para tornar nossa vida mais prática e simples. A experiência relatada no texto é mt triste... Mas quero acreditar que seja até uma história de ficção para exemplificar que pode ocorrer com a total entrega da sua casa...
Um abraço afetuoso e com admiração pela determinação e pela sua capacidade de colocar em prática seus desejos. Parabéns e felicidades querida!!
Simone Fonseca
PAPAI DO CÉU! COMO SOU BREGA !ADORO CHITA , TENHO IMÃS TOALHINHAS E TAPETINHOS SÃO COMIGO MESMO !GOSTOSO É FAZER DONOSSO CANTINHO O MELHOR LUGAR PARA NÓS!SEU BLOG E LINDO , ACONCHEGANTE E CRIATIVO !
ResponderExcluireu ad00rei o seu blog,eu tenho a minha casa quase que coberta pelos croche,cafonice e as pessoas nao respeitar o gosto das outras,eu uso que quero e nao o que esta na moda,e acho que tem que ser assim cada um vive como quer.... bjs linda!!!!!!!!!!
ResponderExcluireu ad00rei o seu blog,eu tenho a minha casa quase que coberta pelos croche,cafonice e as pessoas nao respeitar o gosto das outras,eu uso que quero e nao o que esta na moda,e acho que tem que ser assim cada um vive como quer.... bjs linda!!!!!!!!!!
ResponderExcluireu ad00rei o seu blog,eu tenho a minha casa quase que coberta pelos croche,cafonice e as pessoas nao respeitar o gosto das outras,eu uso que quero e nao o que esta na moda,e acho que tem que ser assim cada um vive como quer.... bjs linda!!!!!!!!!!
ResponderExcluir