Ao ver a imagem da minha sala no blog fiquei pensando na questão do estilo, o estilo de uma decoração. Numa pesquisa rápida pela net fiquei sabendo que um estilo reúne as caractérísticas e necessidades de uma época ou região. Hoje estamos no estilo contemporâneo. E que estilo é este?
É tudo que é atual, produzido e lançado hoje em dia, para atender às necessidades e desejos de nossa época. Um móvel produzido no século XVII atendia aos propósitos daquela época, como os móveis produzidos hoje encaixam em nosso modo de vida.
Mas ainda bem que em decoração, pelo menos hoje em dia, nada é muito rígido. É permitido trazer peças antigas para a decoração atual, você pode colocar uma cristaleira antiga na sua sala de jantar ao lado de sua mesa MDF com tampo de vidro. Eu acho isto ótimo, por uma questão muito simples, é mais democrático. Se eu tivesse que adaptar toda a minha casa ao estilo contemporâneo para estar atualizada, eu desistiria de decoração. Encerraria o blog e não ia mais pensar nisto. Aliás, nem teria criado um blog para minha casa. Mostrar o quê?
Eu mudei para a casa que morei com meus pais por mais de 30 anos e ela nunca tinha passado por uma reforma. Ela necessitava de uma reforma pesada, tive que trocar todo o telhado, trocar a fiação (nem imagina como fiação é cara!), trocar piso, construir cômodos, desmanchar outros. Enfim, gastei muito dinheiro para tornar a casa habitável. Explico isto para vocês entenderem um pouquinho minha dificuldade atual, o meu rompante de criatividade é somente fruto da minha necessidade. Gastei todo o dinheiro na reforma e não sobrou nada para os móveis e adornos. E ainda sou juntada sem presentes! Então o estilo da minha casa reflete esta minha dificuldade. Tenho peças modernas junto com antigas, peças novinhas em folha com outras reformadas, peças que mudaram de função para atender uma necessidade, enfim, tenho que tirar água de pedra se quiser uma casa bonita com pouca grana.
Assim concluo que posso adotar para minha casa um estilo mais rústico, com referências ao provençal e ao romantismo, sem deixar de ser contemporânea, nem tem como, pois estou inserida em uma época. Acredito que esta mistura é o mais possível para mim neste momento. Não posso adotar um estilo totalmente clássico, ou totalmente contemporâneo e clean, por uma simples questão de dinheiro. Para se ter uma cozinha contemporânea, planejada e bem distribuída, totalmente clean, é muito caro!
E assim acho que ocorre com muitas pessoas, temos que misturar as coisas, adotar vários estilos em um, porque isto é o mais possível para nós. Ainda bem que a questão ambiental está do nosso lado, reaproveitando móveis, dando outras funções para algumas peças, você está contribuindo para a preservação do planeta e não pensando apenas no seu bolso. Hoje reciclar faz parte de um estilo, e é totalmente chic! Então eu posso ter o gostinho de ser uma pessoa chic! E mostrar minhas " criações" e partes da minha casa sem tanto receio de errar ou de ser cafona - aliás, hoje até o kitsch tem espaço.
Toda esta ladainha serve para reforçar o significado do meu blog, que não tem e nunca teve a pretenção de ser um blog de decoração, apontar tendências. É apenas o blog de uma pessoa que quer ter uma casa bonita, harmoniosa e bem decorada e felizmente descobriu que isto é possível, apesar de suas dificuldades.
Essas imagens que garimpei na net retratam muito bem tudo que estou falando. Elas estão disponívels porque são modelos e estilos em uso, mostrando que nossa atualidade é bem eclética. Amém!
E você? Qual o estilo de sua casa?
Xiii...acho que a minha não tem estilo não. rs..é um mix de tudo isso ou de nada disso! rs.
ResponderExcluirTambém improvisvo bastante Isabel, mantenho coisas antigas com mais de 30 anos(!), mais de 50 anos(!), como o caso de uma cristaleira que foi da minha avó...mas no conjunto acho que agrada visualmente. Bem..me agradando e ao meu marido, é o que importa! beijos Bel!
Isabel,
ResponderExcluirtenho móveis mais modernos mas adoro também os rústicos e antigos.
Não fui ainda comprar as almofadas, porque trabalho em casa com aula particular, e só posso sair nos dias mais folgados para mim.
Em que bairro de BH, você mora?
Eu moro no Santa Amélia.
Beijo.
Olá, Isabel.
ResponderExcluirPor isso que o seu blog é bom, por não estar preso às tendências.
E isso é ter estilo.
Um abraço,
Carlos - DecorandoTudo!
Isabel, agora me pegou viu?! Que estilo? Meu estilo é o "misturado', o que dá "pra fazer", o "necessário", o "basicão'. Minha casa reflete minha família. Somos bem misturados e bagunceiros. Tenho muita coisa "arranjada", doada e também peças feitas por meu pai e poucas compradas. Faço o que dá, sempre querendo fazer mais, ajeitar mais. É claro que a questão financeira é CASTRADORA, mas também faz com que nossa criatividade apareça, aflore, viva... .. ....
ResponderExcluirGosto de ver sua casa. Me sinto íntima, visitando mesmo. É uma casa real.
Tenho um vizinho (Com uma casa que é chamada de Casarão!) que diz que minha casa vale mais do que a dêle. Sabe porque? Segundo ele, porque foi feita por nós (eu e meu marido), cada tijolo passou por nossas mãos, cada canto tem não somente o nosso suor, mas nossas esperanças. Cada objeto, cada móvel, cada coisinha reflete a nós mesmos. Esse é o nosso estilo, o meu e o seu.
bjs
estilo??..bem nem sei o estilo da minha...mas acho que quero deixá-la assim com um estilo rustico, de campo..ja quemoro em uma chacara..qto ao seu blog acho que é por isso que ele ta bopbbando,pq vc fez ele pra vc!!!pradividir com as pessoas as suas duvidas emta gente acabou se indentificando com ele..como eu por exemplo..beijos
ResponderExcluirIsabel meu quarto é um estilo mais contemporâneo e escuro e minha cozinha clara e romântica.Sim pq minha casa tem 2 cômodos e é alugada,mas eu adoro arrumar do meu jeitinho.E ainda por cima o meu caso é igual o seu,juntamos as escovas, fizemos um carnê pros móveis.E assim vivemos felizes a 1 ano e meio.
ResponderExcluirBjs
Isabel, tem um meme lá no meu blog pra você.
ResponderExcluirbjs
Minha casa é estilo Viviany , hehehe ... Tento deixá-la parecida comigo , com as coisas que gosto , e que me aconchegam , entende ?!? Acho que o importante é a casa ter a ver com o dono , não tenho nada contra decoradores , mais não consigo entender como uma pessoa pode aceitar e pagar para que uma outra diga o que deve por aqui ou ali , sei là , uns toques td bem , mais tudo não dá . Pra mim fica muito impessoal , artificial ...
ResponderExcluirA sua casa está ficando a sua cara , fofa , linda !!!
Bjuss*
Olá Isabel. A casa tem que ter a cara do dono! Não precisa se encaixar em estilo algum para que seja chic. Tem quer ser confortável e agradavel a quem ali vive. Eu sei que nem sempre é assim (há os dois lados da moeda), mas o papel do profissional, seja ele arquiteto ou decorador ou designer, é prestar diretrizes para que o cliente alcance o almejado, dentro de suas possibilidades, necessidades e sonhos. Boa sorte com a sua casinha!
ResponderExcluirIsabel, depois desse post fico cada vez mais sua fã.
ResponderExcluir...
O estilo da casa que carrego nas costas ( é que levo vida itinerante) é rústico puro. Daquelas casas de fazenda, com móveis escuros e pesados, estofados em couro e, de preferência, sem pintura alguma. Minha louça segue o mesmo estilo, a maioria de cerâmica na cor terracota.
Nossos quadros têm cavalos ou alguma madeira entalhada ( lembra do post do gaúcho? ) porque quando casei, sabia que moraria em vários lugares e sempre ( ou quase sempre) longe de casa, por isso optamos por uma coisa que nos remetesse às coisas do Sul, do estilo de vida do gaúcho. E minha casa é bem isso.
Como contra-ponto, decorei a Casa da Uva ( tem post sobre ela) de forma mais moderna e clean.
Como a idade tá chegando e já não tenho mais paciência para ficar limpando vasinho, enfeitinho e coisinhas ( e contar com secretária não dá), estou repensando toda essa questão de "estilo". Acho que agora quero muito o estilo "fácil de limpar e gostoso de viver". Não quero mais um móvel lindo, cheio de coisinhas, prá perder meu tempo e minha paciência limpando.
Beijocas minha flor!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsabel, querida,
ResponderExcluirvocê não existe! Esse post está ótimo!
A nossa casa, ainda que inconscientemente, segue algumas tendências, mas a maior delas é sempre o coração! Se não for, tem algo errado no ar e a consequência é que nunca vamos nos sentir aconchegados por ela! Se não tiver memória e coisas que nos remetam a felicidade, de nada adianta! Afinal, aquele espaço não será nosso de verdade!
Enfim, é tudo isso que vc disse mesmo! Realmente, somos apenas pessoas querendo casas bonitas!
Apesar de ter escrito muito aqui, não tenho nada a acrescentar! Vc disse tudo!
Beijinhos, flor!
Uauuuu....que mulher que escreve bem...e como colocou tudo tao bem...
ResponderExcluirEu acho que o importante de uma casa não é o estilo da decoração em si...mas o estilo de quem mora na casa...é o que chamo de decoração personalizada. As vezes entramos em casas de pessoas com pouco poder aquisitivo e a casa transmite uma sensação de aconchego impressionante...outras vezes entramos em casa de "ricos" e a casa é fria, é impessoal...
É claro que eu adoro olhar fotos de casas perfeitas mas nunca teria uma casa assim toda perfeitinha...
E nem ligo pra isso de contemporaneo, nao sei o que....gosto de unir moveis seja la de que epoca for e que na minha otica combinam entre si.
Um exemplo é minha sala em jacuipe, ela tem um sofa moderno e uma mesa de canto moderna, um rack moderno e um banco super moderno. Um tapete super rustico, com puff rustico, um painel improvisado de uma porta que não sei se é antigo, moderno ou rústico e uma mesinha super antiga....
e eu amo minha sala...porque acho ela minha cara (linda é claro...rs).
entao se tiver isso de tendencias, de estilo, de sei la o que, lá em casa é uma mistureba total...
beijosssss
Isabel,
ResponderExcluirO estilo somos nós que criamos.
Cada uma cria o proprio, com seu toque , seu jeito,sua cor, seus detalhes, deixamos nossa casa com a nossa cara.
E é isso o gostoso, entrar na casa e perceber que tudo aquilo foi feito por nós, sentir o carinho que colocamos em cada detalhe, em cada cantinho.
Se fossemos seguir um unico estilo, tudo se tornaria tão igual e sem um pingo de aconchego!!
Vc está demosntrando em cada postagem o carinho e amor que sente por esta casa e pelas pessoas que ai moram!!
Sua casa é um SHOW!!
Bjkas no coração e tenha uma otima quinta!!
Karen
Minha casa é assim: Cortinas de alegrias, sofás de aconchego, paredes de sorrisos, camas de abraços, armários de segredos,luzes de estrelas!
ResponderExcluirMInha casa é a energia que coloco nela! Pode ser aqui ou acolá. Não importta o lugar. Tem que ter paz! É o meu Forte Apache!
Agora deixando a casinha de lado!!!
Vai lá no meu blog, porque deixei um MEME pra vc.
Beijo grande
Isabel!!
ResponderExcluirInfelizmente não tenho a receita daquele caminho.
Ele é o meu xodó, foi presente da minha avó na minha festa de noivado(há 15 anos atras).
E infelizmente ela já faleceu há alguns anos, e fazia peças lindas,tudo sem receita!!
Bjkas no coração
Karen
Nem me fale nessa feira de BH, uma que acontece aos domingos. Tem uns dois anos(acho) fiquei hospedada num hotel que fica bem numa esquina na rua da feira...Passei o domingo andando de la pra ca e toda hora voltava no hotel pra levar tudo que ia comprando. Outro dia vi na internet e depois perdi o site que vai ter uma feira grande de artesanato ai, acho que inicio de dezembro...Vê se tu descobre a data pra mim, quem sabe eu nao baixo ai em BH?
ResponderExcluirBem, o estilo da minha casa é estilo "Hazel", igual a mim própria. Reflecte aquilo que sou e "abraça-me" sempre que chego.
ResponderExcluirÉ assim a minha casa.