comenta!!

comenta!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Área de serviço

Olá queridos e queridas amigas,


Informo que o blog Casa de Juntados entrará de férias a partir de sexta-feira (dia 18/07), juntamente com a blogueira. Ufa, mereço um descanso não é?


Como sempre faço, já estou quebrando a cabeça para organizar meu tempo para passear com a filha, descansar e claro, organizar a casa.


Continuando o sonho de reformar a casa, minha área de serviço está uma loucura!! Tenho até um certo espaço, mas está muito mal aproveitado. Nestas férias a tarefa prioritária é organizar a área de serviço e torná-la mais bonitinha e funcional. Eu e marido já estamos planejando onde colocar prateleiras, varal suspenso e outras coisas. Armários, só quando tiver dindim...


Coitado do marido, fiz ele tirar todas as suas coisas de lá; antes que vocês fiquem com dozinha dele sintam o drama: além dos itens obrigatórios de uma lavanderia (material de limpeza, etc) ainda tinha por lá: ferramentas de todos os tipos, bateria de carro, ferro de solda, 02 baldes cheios de pregos e parafusos, calotas de carro sujas de graxa, esmeril, e muitas outras coisas que nem me lembro, afe! Não pode dar certo, não é? Assim ele retirou tudo e fez uma " área de trabalho" lá no quartinho do quintal. Agora está me cobrando porque tirou suas coisas de lá e a área ainda não está aquele brinco... mas eu chego lá.


Para piorar, minha melhor amiguinha, minha máquina de lavar, resolveu fazer um barulho estranho, de forma que ela está parada e me fazendo muita falta!! Outra providência urgente é chamar o técnico para ver a coitadinha. Pois não estou nem um pouco afim de abraçar o tanque e molhar a barriga nas minhas curtinhas férias!


Para me inspirar, áreas de serviço e lavanderias bonitas e organizadas...


suspiros...














Algumas dicas para organizar a área de serviço:


" Como planejar o espaço da área de serviço

Como as áreas dos imóveis estão cada vez menores, a maior prejudicada quase sempre é a área de serviço. Veja aqui umas dicas de como racionalizar o uso do pouco espaço.

Isole o ambiente - Apesar de ser uma recomendação quase impossível para os projetos dos apartamentos atuais, o ideal é que a lavanderia não fique grudada na cozinha, para que as roupas lavadas não fiquem com cheiro de comida. Se este for o caso, coloque uma porta entre a cozinha e a lavanderia.

Escolha o piso adequado - Escolha pisos resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de aproximadamente 10 centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Assim, eles não estragam com a umidade.

Verifique a ventilação - A área deve ser muito bem ventilada para que as roupas possam secar bem. Para isto, a presença de uma boa janela é fundamental, pois ela garante ventilação e iluminação natural.Certifique-se de que o varal fique bem perto da janela. Planeje uma janela que tenha um tamanho igual à pelo menos um quinto do total da área de serviço.

Verifique a iluminação - Use lâmpadas fluorescentes, pois iluminam melhor e não esquentam. Certifique-se que o tanque, a máquina de lavar e de secar e a tábua de passar roupa recebam boa iluminação. Ao planejar a área de serviço, lembre-se de colocar uma tomada para cada eletrodoméstico. Não sobrecarregue a parte elétrica utilizando adaptadores de tomada. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Se já tem uma lavanderia com tomadas insuficientes e mal distribuídas, chame um eletricista.

Deixe as áreas de passagem livres - Coloque ganchos para pendurar as vassouras e rodos. Coloque os cestos de roupas, material de limpeza e baldes em armários.Instale prateleiras caso não tenha armários suficientes. Deixe os armários, máquinas e o tanque encostados na parede para não atrapalhar a movimentação no ambiente. A tábua de passar roupa deve ser do tipo que pode ser recolhida quando não está sendo usada, para não ocupar espaço. Os varais internos também devem ser do tipo que suspensos.

Organize os objetos de modo prático - Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas. Existem também suportes para se pendurar o ferro e a tábua de passar juntos, assim ficam em um só lugar e ocupam menos espaço.O ideal quando for guardar os produtos de limpeza é já deixá-los organizados por tipo e utilização: detergentes, limpeza pesada, etc."

Fonte: http://www.organizesuavida.com.br/


O assunto parece insípido para uma segunda-feira? Mas me diga, qual dona de casa não sonha com uma área de serviço organizada e ainda por cima, bonitona? Olha, facilita o nosso trabalho...

Eu até lavaria minhas roupas muito mais feliz!!

Beijos e boa semana a todos!

30 comentários:

  1. Bel, amei o post e as dicas! Falamos tanto em decoração da casa e às vezes nos esquecemos da área de serviço, que também compõe nossa casinha. Eu reparei que pouco me preocupo com a organização desse espaço, mas me peguei refletindo que a área de serviço merece o mesmo cuidado que os outros cômodos, é um espaço ond podemos usufruir da nossa criatividade também, e aliás, é primordial que seja organizado né... Simplesmente amei o toque das dicas, pra mim foi hiper importante.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel,
    adorei as dicas e as lindas imagens.
    Boa sorte na arrumação.
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  3. Ahh quando eu tiver minha casa eu quero uma area de serviço lindinha assim! :D hahah ve se n some hein Isabel! e aproveita muitoo as ferias! beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bel qualquer uma dessas estaria de bom tamanho para mim, ah q sonho hehehe, amiga vc ja visita o meu blog Beijos de Bomobom, ficaria muito feliz se visitasse tbem o meu outro blog Sabor de Amor // nele vc encontrará de tudo !!!! Estou t seguindo com ele tbem e o seu blog tbem esta em minha pg, mil bjus t espero.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isabel

    Se te consola, também não tenho a minha lavanderia com armários e tudo o mais, então a gente se vira como dá, não é verdade? ;)

    Pois, se é!

    Enquanto os armários não vêm, o jeito que dei foi comprar organizadores para agrupar os produtos de limpeza. Insatalei uma pequena prateleira onde lá coloco 3 organizadores menores. Nesses organizadores ficam alguns pequenos objetos próprios da lavanderia. Os panos de chão e de limpeza ficam organizados em forma de rolos, e esses rolos ficam em pé, dentro de uma bacia de plástico. Essa bacia ficam sobre o cesto de roupa suja. Lá também fica minha tábua de passar e sobre ela a roupa a ser passada. Na parede fica o varal, desses pequenos próprios de apartamento. Embora eu more em casa hoje em dia, 3 anos e meio de apartamento me fizeram preferir um varal assim. Não tem varal no meu quintal... ehehehe... Também é na lavanderia onde ficam os cestos para separação dos recicláveis.

    E por aí vai... mas, com certeza, quando ela estiver equipada com armários como nas imagens que você colocou como inspiração, vai ficar tudo bem melhor. ;)

    Beijos e boas férias!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi comadre!
    Quanto trabalho pela frente heim!
    Não se esqueça dia 17 é aniversário de Sinhazinha e vamos comemorar na casa da vovó Maria e vc sabe quem são os únicos convidados: VOCÊS!
    Entaõ não marque nada para o dia 18, as 19 horas.
    Depos te ligo para explicar direitinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel;
    É verdade, acho que injustamente acabamos *esquecendo* a área de serviço.
    E fica tão bom tudo arrumadinho!
    Um beijão, ótimo descanso e volte com muitas novidades.
    Fátima.

    ResponderExcluir
  8. Olá...boa noite!!!
    Uma área de serviço bem arrumadinha é outra coisa...preciso me animar e dar um jeito na minha rsrsrsrs...beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Querida, boas férias para vc, mas como bem sei, para descansar vc vai carregar pedras...rsss.
    Boa sorte na nova empreitada de fazer de seu cantinho de trabalho, um cantinho mais do seu gosto.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  10. Isabel,
    Boas dicas.
    Um dia desses vi minha área de serviço e lembrei que se chamasse uma de voces, que gosta de tudo arrumado, pra ver, ficaria assustada.
    Pra falar a verdade, queria nem ter área de serviço. Já limpei muito nessa minha vida. Entende, tá bom, bom... bom... éeéééé´...bom...bom...
    Tô que nem Lady Keite, rsrsrsrsrs.
    Brincadeirinha pra relaxar. Já trabalhei muito hoje. Sou dona de casa na segunda feira, terça, quarta....domingo.
    Um abraço e que voce durma agarradinha com seu Bem Querer, pra matar o frio.

    ResponderExcluir
  11. Olá Isabel! Lindas as lavanderias das imagens! Obrigada por sua visita e pela "linkada", rs, assim mais pessoas vão conhecer meu blog que é recente. Adorei as dicas de organização da lavanderia e fiquei toda orgulhosa! Aminha é toda certinha! Construí a casa e planejei tudo isto: tomadas, saída de água, ralos, boa iluminação e janelão, varais suspensos bem organizados... só não tem armários, tem até espaço, mas por enquanto não houve nescessidade. Que bom que vai ficar de férias um pouco, aproveita bastante! Falei de vc lá no blog e tb renovei uma gamela! BjOs e até mais!

    ResponderExcluir
  12. Olá isabel,
    Gostei dessas áreas, vou ver se consigo aproveitar algumas idéias. Achei a 5ª imagem bem prática.
    A máquina de lavar foi a maior invenção do século pois, livrou a mulher daquele trabalho sem fim e maçante de esfregar a barriga no tanque.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. oi Isabel

    minha area de serviço está muito bagunçada e feinha... fiquei namorando essas lindas ideias que postasse!!!
    Aproveite muito as férioas e fotografa tudo pra gente ver o que vc fez...kkk

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  14. A minha tb não é lá grande coisa, mas como eu tenho mania de organização, comprei um armário de cozinha duplo de aço, bem grandão, em um bazar de usados por 20 reais, pintei de branco, e escondi todas as coisas lá, separei uma prateleira pra cada tipo de coisa e assim, não tem nada bagunçado à mostra. Acho que um armário fechado faz milagres, viu? Eu recomendo.

    beijos, boa sorte e boas férias

    ResponderExcluir
  15. oh Isabel ! a minha não está nestas fotoskkkk
    dá até vergonha! mas não tenho espaço fisico prá fazer esta organizalção maravilhosa, mas um dia vou ter a mnha casa e fazer do jeito que eu quero, por enquanto vou levando aquela bagunça! voce falou que a vida é uma constante mudança! tb acho - ainda bem!
    e eu li um dia que a casa da gente e o jardim tb não fcarão prontos, ees tão prcisam de reformas, mudanças, cuidados, que nem a gente precisa, se um diaisto não acontecer é porque morremos para a vida! não me lembro quem escreveu e nem aonde mas achei lindo!
    oh esta area lá em casa!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Ai Isabel, creio que se você visse no que se transformou minha área de serviço levantaria as mãos pro céu e daria graças de joelhos! Ainda bem que eu passo semanas sem passar por lá, porque não consigo fácil fazer marido desocupar o espaço, hehe!
    Boas férias e boa empreitada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Bel lendo esse seu poost refleti mais sobre a minha área de seviço que é minúcula.
    Eu tenho um outro espaço maior no quinta onde tem uma pia e churrasqueria portátil que quase nunca usamos, marido sempre me fala que deveríamos ocupar esse espaço e transforma-lo na lavanderia.
    Sempre fiquei meio insegura e lendo esse seu post acho que vai ficar bom se mudarmos mesmo, rsrs....qdo. acontecer ti conto tá.
    Se eu ti mandar foto do local vc. me dá alguma dica??????
    Bjs. e curta suas férias e sua pequena.

    ResponderExcluir
  18. ai ai...e eu menina que to sofrendo desde que mudei de casa sem uma area de serviço..cada vez de lavar a roupa..leva o detestavel do tanquinho(aqueles que so destroem a roupa)para o banheiro enche de agua lava a roupa..bota na centrifuca e sai lah no quintal pra estender..af.. é horrivel..mas faze o que né..bjus e boas ferias..

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    Sabe tb vou de férias do dia 20 até o dia 3 e como você estou montando um quebra cabeça para curtir filhos, marido, arrumar casa e ainda de quebra fazer artesanato. Um dos meus projeto é dar uma geral na área de serviço. Tenho armários que foram da cozinha da antiga dona de casa mas precisam ser limpose reorganizados. Sabe qual é a dúvida? é se vou cosneguir fazer tudo o q estou planejando.

    bjokas.
    Boas férias.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Bel, boas férias e divirta-se muito com sua família. Marido agradece aos votos de parabéns e não esquece de avisar a data da volta... já estou roendo as unhas aguardando tuas novidades.
    Divirta-se, descanse mas ... não demora.
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  21. Oi Isabel! Gostei das dicas de organização e não conhecia esse site! Valeu! Boa semana e beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu quero qualquer uma delas...

    Boas férias pra vc

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  23. Oi Isabel! todas as sugestões são lindas! bem que eu queria uma área de serviço lindona lá em casa.
    bjk

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Estou sempre visitando seu blog mas nunca consigo deixar recado pq olho no serviço, por sinal adoro passear por aqui.
    Gostaria q saber se vc tem uma ideia para eu presentear uma amiga q ja é juntada e vai oficializar a união, ela ja tem a casinha dela, eu queria uma ideia especial, vc me entende??Queria uma lembrança, nada sofisticado, mas especial.
    Não tenho blog, só email.(aline.paulino@correios.com.br)
    Bjos.
    Aline

    ResponderExcluir
  25. Isabel,
    Essas fotos de lavanderias são inspiradoras e dos sonhos mesmo!!!!!Todas são maravilhosas!!!!
    E boas férias pra vc querida!!!!!
    Beijos e até!!!!

    ResponderExcluir
  26. Aconteceu o mesmo aqui em casa recentemente. Um barulho estranhissimo de uma hora pra outra na maquina de lavar. Chamei o tecnico, que desmontou a maquina. Qual nao foi minha surpresa ao ver sair um arame (desses de sutia) que se soltou e entrou pelos buraquinhos da maquina. Coisa simples, mas dá um susto né?
    Bjs e boas ferias!

    ResponderExcluir
  27. ai suspiros...

    miga vim cá prá te pedir um favor! topoa? então a! lá vai! estou precisando do teu voto! estou na promo"tiveprazer emfazer" e até amanhã! tem um post da guirlanda e sua história! é só clicar e vai parar lá ! é só escrever nos comentários 12 - guirlanda
    artesã- Lúcia
    ou se quiser
    http://postandosobreartes.blogspot.com/
    veja o que fica melhor! se achar que mereço seu voto, snif snif snif

    bjs

    ResponderExcluir
  28. EU SONHOOOOO, ACHO QUE TODAS SONHAM KKKKK

    Arruma essa máquina ai amiga, ninguem merece lavar roupas na mão, uiiii

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Oie !
    Sabe, acho que nós mulheres quando em ferias...trabalhamos mais quando estamos no nosso trabalho não é...eu pelo menos me canso mais...mas com mais prazer não é, imagina a felicidade de ver a casa organizadinha??? uma delicia !
    Bjus
    Otimas ferias
    (ps. sua filha tá lindaaaaaaaaaaa)

    ResponderExcluir
  30. Sempre passeio pelo seu blog, um inchirimento como dizem o nordeste.
    Beijo grande
    Adriana Grava

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!