comenta!!

comenta!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um ano sem meu pai.

Olá queridos amigos e amigas,


Ainda não entrei de férias não! Até sexta-feira apareço por aqui...





Hoje é um dia muito triste para nossa família, especialmente para mim e para minha mãe.

Exatamente hoje completa 01 ano que meu pai nos deixou.


Nem sei o que dizer, do fundo do coração, me faltam palavras. Mas dizer o quê?

Que sinto saudades? Que ele faz falta? Tudo isto e muito mais...


Esta foto do trio da minha família foi tirada antes do meu pai adoecer e ficar acamado. Ele adoeceu em 2003 e o restante dos 4 anos de vida passou em cima de uma cama. Tudo por causa de um grave derrame, que deixou como sequela a perda dos movimentos do lado esquerdo do corpo e uma mente esquecida e confusa.


Deixou sequelas mais marcantes ainda em nossa família, que no início se desestruturou completamente. Aos poucos fomos nos firmando e aprendendo a lidar com a situação de ter meu pai impossibilitado e totalmente dependente de nós. Enfim, sofremos muito, mas para ele foi bem mais sofrido perder todo o dinamismo que ele tinha.


Lembro de um pai muito inteligente, falante, alegre e na minha infância, muito carinhoso. Na vida adulta, infelizmente, conheci um pai mais ausente, mergulhado em suas próprias inquietações. Meu pai também tinha o lado sério, severo, e muito comprometido com sua família. Tanto que ajudou a todos, deu teto para a mãe e os sobrinhos, só casou depois que meu tio, seu irmão mais novo, terminou seus estudos. Com isto, minha mãe, que ele conheceu novinha, só realizou seu sonho de casamento com quase 30 anos!! E ela ficou firme ao lado dele, até o fim...


Então hoje vou me pegar pensando muito nele, em tudo que aconteceu, e nutrir aquele sentimento de que tudo passou rápido demais! Parece que ainda ontem ele me carregava pendurada em seu pescoço.

A minha Ana ainda se lembra do vovô Ivo, temos esta foto pendurada na parede aqui de casa e sempre estou mostrando para a Ana e falamos sobre o vovô. Ela lembra que ele ia muito para o hospital e hoje ela fala que o vovô Ivo foi para o céu, sarar as dorzinhas que ele sentia... criança é um ser lindo, não é?

Sinto muito a ausência do meu pai, este vazio que as pessoas amadas deixam quando se vão dói demais.

30 comentários:

  1. Isabel

    Queria achar as palavras certas para comentar o que escreveu, mas sei que não vou conseguir. Lamento!

    Que dizer diante disso, né? Bom, ainda tenho o meu pai. Nem de longe sei o que é perder um pai, ou uma mãe. Mas sei de uma dor diferente, que é perder uma irmã. São dores diferentes, é verdade, mas são sempre pessoas muito amadas, amadas com muita força.

    Perdi minha irmã em 2005, e de lá para cá a dor transformou-se em saudade. Ás vezes dá um desconforto muito grande quando me ponho a pensar que gostaria de falar isso ou aquilo para ela, de dividir algo. Mas o que é que podemos fazer? Nada, nadinha. É tentar adquirir sabedoria para aceitar o que não podemos mudar, e passar pelo luto de forma o mais saudável possível para que consigamos levar nossas vidas. A vida continua, afinal.

    Espero que com você os sentimentos possam acalmar com o tempo, como aconteceu comigo. Espero que você fique bem no dia de hoje, e sempre. Que isso não te desestruture demais...

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. oi Isabel

    Realmente deve ser muito triste e doloroso pra sua família, nem sei o que dizer...
    Minha vó ficou também esse tempo sobre uma cama e no final não podia mais falar, e os familiares sofrem juntos, e só podem dar amor...
    espero que como disse a Lidiane, fique a saudade e a dor vá sumindo.
    agora respondendo tua duvida pode ser com tinta pva mesmo, uso a latex porque pego da lata do marido...
    Estou louquinha pra ver como vai ficar!!! Ah e ainda não te agradeci por ter colocado meu link na tua listinha pra não ficar esquecida...kkk
    coloco na listinha todos os blogs que gosto de visitar e principalmente de trocar conversas, se não está na lista eu acabo esquecendo.

    um bju no coração hoje...
    ana maria

    ResponderExcluir
  3. oh Bel! não tem palavras para isto! eu sou péssima para consolar, a única coisa que sei fazer é sentar do lado e chorar junto! eu acho que na hora que a pessoa está triste, chorando, o que se fala? Nada! só deixa ela chorar- e mostro que estou ali! não gosto de palavras nesta hora! amiga eu li que temos que viver todo o luto até ele virar saudade e lembrança boa! e um ano é pouco, então fique de luto! todos tem seu tempo! e ele deveria ser um homem maravilhoso , de carater, prá fazer tudo isto , se abnegou - isto são para os anjos!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bel,
    como eu disse lá no outro blog só o tempo para amenizar a dor.
    Com relação ao sábado, não se preocupe a gente espera vcs sem problemas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa... sei bem o que é isso há 12 anos e o sentimento é o mesmo. Mas com o tempo melhora um pouco. Espero que Deus lhe dê serenidade e paz pra enfrentar isso. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que Deus conforte o seu coraçãozinho neste dia minha querida... que ele abençoe sua família...e sobre a sua Ana, acredito q ela está cobertíssima de razão... viu como criança sabe das coisas? Bjs grandesssss...

    ResponderExcluir
  7. Realemnte qdo eprdemos alguém q amamos e tão próximo dói demais. Só o tempo e o amor dos que estão ao nosso lado nos ajudam.

    Bjokas e muita força.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Isabel, estava fazendo minhas visitinhas dentro do meu tempo possivel, ainda não havia passado aqui, mas ao ler teu comentário, vim te agradecer . Encontro uma triste historia de dor e perda , e infelizmente é assim.
    Deixa eu te contar que meu pai tem 76 anos é diabetico e não quer se cuidar , não quer ir a medico de jeito nenhum e essa homenagem não era pra ser na loja e sim numa solenidade no CDL, mas em virtude do meu pai não poder mais calçar nada nos pés, só chinelo de dedo, e estar bem ruim dos pes com feridas e inchados que o presidente do cdl e os outros vieram até aqui. quis te contar isto pra te dizer que fico tão triste de ver que vc sente a perda do seu pai , mas ainda pode cuidar dele quando ele precisou e o meu por pura teimoisa e machismo não está deixando que cuidemos dele. Temo a hora que ele não consiga mais suportar e que a perda dos membros seja inevitável. Rezo a Deus que o proteja pq não consigo fazer nada mais. Teu querido pai com certeza onde está sabe que teve o amor de vcs ao seu lado até o ultimo instante. Ficam as saudades .
    Um grande beijo no seu coração dolorido.

    ResponderExcluir
  9. Bel, ninguém sabe exatamente como é a dor do outro, mas posso ter uma idéia de como você pode estar se sentindo. Perdí minha mãe a pouco mais de dois anos e sinto um dor esquisita no peito. Não sei se chamo de saudade ... ou se de outro nome, só sei que dói e sei que vai doer ainda por um tempo. Mas tenho cereteza que com o passar dos dias essa dor vai se transformar apenas em saudade, de verdade. E enquanto esse dia não chega, procuro não alimentar o sofrimento e a dor porque acredito que não é bom para mim nem para ela. Procuro sempre lembrar de tudo de bom que nos aconteceu e as coisas ruíns... eu tiro o peso do rancor. Tem funcionado. Mas fico bem mesmo quando acordo pela manhã e lembro que sonhei com ela. É muito bom. E o incrível é que a cada dia que passa fico mais parecida com ela (todos dizem!) e também hajo como ela em relação as meninas. Então querida, tente não sofrer, fique com tudo de bom que passaram juntos.
    Muita força e que Deus te abençoe muito
    bj bj bj bj bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel!
    Desculpe-me mas não tenho palavras para te confortar. Sinta-se abraçada por mim, divindindo a dor da perda - lembra, também perdi meu pai, em setembro fará 1 ano.
    É triste demais, demais ....
    bj

    ResponderExcluir
  11. Isabel

    Pára tudo! Você está perto dos 40? Não creio! Como pode isso? Me explique essa fórmula, por favor! Com essa cara de menina de 20 e tantos? Ah! Estou bege e passada de bolinha amarela! :D

    Oh, Isabel! Seu pai viveu até os 80 anos? Isso é mesmo uma benção! A gente até sabe que a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas em média, portanto não se vê pessoas viverem tanto por ai...

    Que bom que você encontrou uma razão para ser grata a Deus, digo, por ele ter vivido tanto e você ter tido ele até a sua fase adulta, sendo já uma mulher completamente formada. Ah, sim! Vi no seu texto que sua pequena lembra dele, o que é ótimo! E agora é somente você manter tudo o que lembra ele sempre muito presente, e a tendência é isso tudo cristalizar na cabecinha dela, né?

    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Sei que é uma dor. Dor de saudade sentida, dor de não poder dar um cheiro nele, dor de nunca mais vê-lo.
    O meu doce velho se foi faz 10 anos, e ainda sinto tudo isso.
    Entendo você,amiga.
    Deus sempre vem nos pegar no colo quando a dor aperta. É só chorar um pouquinho, depois sorrir do tempo bom que tivemos. Aí amenisa.
    Um abraço bem apertado.

    ResponderExcluir
  13. linda, tudo de bom para vcs. Essas datas são tristes mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Oi,Isabel...faz tempo que não comento nada,mas hoje não dá pra passar...só quero dizer que compreendo você,pois estou na mesma situação.Também perdi meu pai há um ano.Eu acho tão estranho ser órfã(mesmo adulta),é um pedaço da gente que vai embora,não é?É inexplicável o sentimento...só quem passa por isso pode entender.Por favor,sinta-se abraçada por mim,tá?Um beijo!...Nilcéa

    ResponderExcluir
  15. Oi Isabel...agora fui eu que vim fazer uma visita!!!!..seu Blog continua lindo..parabens!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Isabel, eu sei que a situação é complicada, dolorosa, a saudade é grande! Mas penso que deve ter sido melhor pra ele, ver ele sofrer tbm deveria ser muito complicado pra toda a familia! mas Deus está olhando para todos e faz as coisas certas! e é bom lembrar das coisas boas, traz um pouco de conforto para o coração que sempre vai senitr saudades! não demora nas férias hein! vou sentir saudades! Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Isabel, sempre passo por aqui, mas nunca comentei. Hj ao ler o seu post não tinha como não falar com vc. Ontem, dia 15, fez 17 anos q perdi meu pai tbm, a dor permanece, sentimos saudades tanto quanto antes, mas como acredito na doutrina espirita, sei que essa separação é passageira, e as vezes estamos mais perto do q podemos imaginar. Linda a sua maneira de manter viva a imagem do seu pai para sua filha, a familia é a base de tudo, beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Isabel, gosto muito do teu blog, venho aqui sempre. procura lembrar dos momentos alegres que viveste c/ o teu pai, que sabe vai amenisar a tua tristeza, ficando somente a saudade...
    bjos.

    ResponderExcluir
  19. Queria te falar tanta coisa, mas acho que o amor que vc sente por ele fala tudo, o que ele foi pra vcs diz tudo nesse momento não é?

    Só digo que Deus te dê conforto!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  20. Isa, nunca perdi ninguém da família, assim próximo, mas imagino que deve ser a coisa mais triste do mundo. Imagino as saudades que vc está sentindo e como já disse a Lidiane, não há nada que vc possa fazer, né? Acho que ninguém está preparado para aceitar estas perdas.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Sei como é e o que sente. Para mim o mês de maio é muito "doido", pois meu pai faleceu em maio de 96 e minha mãe em maio de 2002. Dá para esquecer? "não"... Saudades - sempre. O que me conforta é saber seja lá onde estiverem estão cuidando de mim, pois sinto a presença deles dentro do meu coração.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Oi Isabel querida, sei que palavras não resolvem nessa hora mais um pouquinho de carinho ajuda...meus pais ainda estão comigo, minha mãe com 80 e meu paizinho com 75 anos e não consigo me preparar para perdê-los um dia...mas é a vida não é mesmo? Não tenho palavras, só o carinho de sempre, beijos no seu coração, olhe para sua menina linda, seu namorido e agradeça o que Deus já lhe deu...Ele te ama muito!

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de ter as palavras certas pra te dizer agora, mas não tenho.

    São momentos doloridos, confusos...

    Perdi minha mãe já faz 14 anos e sinto demais a falta dela...

    espero dias melhores pra vc

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  24. Isabel, nossos queridos só nos deixam quando NÓS os deixamos!
    Seu pai está no coração das pessoas que o amaram, que o amam ainda!
    Ele está olhando por vocês, não fisicamente, mas está presente de algum modo!!!
    Força!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Isabel,
    Sei bem o que é isso!!!!E posso entender um pouco dessa sua dor de ausência e saudade, porque a ausência das pessoas que amamos também é uma dor muito profunda e que só mesmo Deus e o tempo para amenizar!!!!!Nessa hora palavras faltam, mas só mesmo Deus para te dar força para prosseguir adiante, pois você tem que continuar sua jornada, pois há um serzinho que precisa de você, e é por ela que você tem que lutar e prosseguir para vê-la num futuro muito próximo se tornar uma mulher de bem, e sem esquecer sua mãezinha que também precisa muito de você!!!! E por esses motivos você tem a obrigação de se fazer forte pois há pessoas que precisam de você, e seu pai de onde estiver, não vai gostar de te ver triste, lembre-se dele sim, todos os dias mas só com as boas lembranças...
    E por falar em lembranças esta foto em que vocês três estão juntos está linda!!!!Vocês estão lindos!!!!!!!
    Beijos e até!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Isabel,
    seu post está lindo. É muito triste ter que conviver com essa dor, mas no caso do seu pai, que estava enfermo, será que deixar a vida aqui não foi melhor para ele? Meu avô teve Alzheimer e ficou quase 7 anos doente. No final, apesar de muito tristes, já achávamos que o melhor para ele seria ir para o céu e aproveitar a vida por lá com o filho dele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Isabel, imagino como é dificil, graças a Deus, meus velhinhos ainda estão comigo,e as vezes me bate um medo de perde-los. acho que não é nada facil. Mas minha avó sempre dizia que o tempo é um sábio conselheiro, e sempre nos ajuda. bjs fffc

    ResponderExcluir
  28. Pense nos momentos bons e todo o seu carinho o alcançará aonde quer que ele esteja !
    Beijim

    ResponderExcluir
  29. Hummm....dor de saudade é fogo, amiga.
    Ainda bem que ficaram lembranças boas.
    Infelizmente ( ou felizmente, não sei)é a isso que nos agarramos, diante de uma perda.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  30. imagino a faLta q teu paizinho faz na sua vida, pois hoje está fazendo 7 meses que o meu pai foi morar com DEUs na gloria, ele estava tao bom de repente tev um AVC. E DEPOIS DE 5 DIAS NUMA UTI, NAO VOLTOU COM VIDA SINTO MUITA SAUDADES DELE , A DOR É TAO GRANDE Q NAO TEM NADA Q MELHORE, QUE DeUS CONFORTE OS NOSSOS CORAÇOES,

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!