comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Plantas Ornamentais: Zamioculca

Olá pessoas queridas,

Apresento a vocês a mais nova moradora lá de casa:


A Zamioculca,





Esta é a dica de hoje, uma ótima planta para se ter dentro de casa, por se adaptar muito bem em ambientes sombreados, aliás, ela não suporta luz do sol direto, e é de fácil cultivo. As flores não são os destaques desta planta, mas sim as folhas verdes e brilhantes, exóticas e muito decorativas.


A minha veio em um vaso pequeno, mas tinha várias mudinhas. As mudas são umas batatinhas, de onde sai a haste da planta. Selecionei e coloquei em vasos separados. Dois vasos para minha casa, este de cima, maior, e este sobre o centrinho vermelho;





Dei uma mudinha para minha mãe e trouxe um vasinho para meu trabalho:




Claro que ainda vou dar um jeitinho neste vasos.


Vamos conhecer as características desta planta?


"É uma planta originária da Tanzânia e Zanzibar que tem como principal característica viver muito bem em lugares com pouca iluminação e fechados, ou seja, perfeita para aquele canto no seu apartamento ou escritório aonde a luz do sol não chega.


Ela garante nestes ambientes uma liberação de íons negativos (íons de oxigênio) que aumentam o fluxo do oxigênio no cérebro e elevam os níveis de serotonina que fazem com que nos sintamos refrescados imediatamente, mais alerta, aliviados da tensão e relaxados. Essa planta linda ainda está começando a ficar famosa aqui. A zamioculca tem ótima resistência com pouca luminosidade, é um curinga para interiores.






Ela também é conhecida como brilhante, por manter o brilho das folhas sob pouquíssima luz. As folhas parecem até enceradas.

O crescimento é lento, leva cerca de dois anos para chegar a altura máxima de 1 metro, contudo seu visual é exótico, folhas verdes e brilhantes, que nascem com tons claros e vão escurecendo com o tempo. Compensa a espera.
O máximo de cuidados que ela exige é a retirada de folhas secas e murchas. Adubar a cada 3 meses com húmus de minhoca preferencialmente ou NPK 10-10-10, sem encostar nas hastes, só em volta do vaso, 1 colher de sopa não muito cheia.


Plantada em vaso alto, ela ganha mais destaque nos ambientes.




Seu cultivo é simples e prático:

- Deve ser sempre cultivada em ambientes internos.
- Não há necessidade de podas, apenas retira-se as folhas velhas e secas.
- Regue-as 2 vezes por semana ou quando seu solo estiver parecendo seco.
- A temperatura ideal situa-se acima de 18º até 25ºC.
- Adubação a cada 45 dias"



Fonte: Plantas Sônia



Esta planta é tão especial que mereceu um post! Espero que tenham gostado da dica.

Na segunda-feira pretendo voltar com muitas e boas novidades!


Beijos e tenham um ótimo final de semana!

31 comentários:

  1. Bom Dia Isabel, desculpa não ter vindo ontem aqui retribuir a visita , rsss, mas minha net está tão ruim que de vez em quando eu desanimo de tentar visitar os blogs , mal consigo fazer post e olhar os comentarios, cai a todo instante , ai larguei , me inspirei apesar da gripe e fiz mais uma almofadinha hehehhehe. Sim eu trago minha pequenina maquina pra loja , e faço minhas coisinhas quando posso, ainda bem que não tenho um chefe , senão não podia fazer isso.
    Mas olha ontem quando coloquei aquela foto das rosas de pedras lembrei de vc , e postei pensando em te mostrar mesmo, pra vc ver como elas estão meio roseadas, é porque estão no sol. Que bom que as suas estão bonitas tb, adoro saber de jardins bem cuidadinhos rsss.
    Quano saio e vejo alguns canteirinhos na rua com folhas secas tenho uma vontade de me abaixar e começar a limpar hehehehhe. Ainda bem que me contenho, pq marido não ia gostar !!! hehehh.
    As almofadas , menina eu quebrei muito minha cabeça, rsss, não sei como fazem aquilo que quero fazer , mas vou descobrir , tenho uma prima arteira que faz essas coisas maravilhosas, vou pedir umas explicações, por falar nisso ela me mandou umas capas lindas que ela fez pra mim, assim que chegar eu vou mostrar no blog. Ela mora em Floripa. Ah eu vou a MInas em Janeiro , onde vc mora , que cidade ??? Quem sabe dá pra te conhecer tb ?? Vou na Lucia , a minha afilhada rssss.
    Quero dizer vou ao Rio que a familia do meu marido é de lá e depois vou a Minas tb , vamos falando e quem sabe podemos nos conhecer, eu ia adorar. bjs um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Nossa como eu falo, digo , escrevo, hehehhehe. nem comentei o seu post , hehehheheh. Eu já vi essa folhagem em alguma floricultura e não tenho ela não, bom saber que ela gosta de lugares mais sombrios, quando quiser uma assim pra algun cantinho mais escuro já sei, se bem que lá em casa pega sol em tudo, até demais .
    Essa tá linda e quando crescer mais vai ficar bem bonita . Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa então é ideal para minha casinha e é muito bonita também. Sei que a sua vai ficar lindona pois com esse carinho todo...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Isabel, td bem c/ vc?? Essa planta é linda mesmo, as folhas tem um brilho incrível, parecem até que foram invernizadas, não sei pq ainda não tenho uma!! rsrsrs
    bjs!!!

    (a campanha alimenta cachorros que foram abandonados e que agora esperam um dono que lhes dê carinho, se vc puder entre nessa campanha tbém)

    ResponderExcluir
  5. Zamioculca nunca tinha ouvido falar.
    Mas pelo visto para quem não dispensa uma planta dentro de casa essa parece ser "a planta" heim! É bonita, dá flores e não é espalhafatosa. Adorei conhecer.

    Izabel como ficou bom seu piso!! Deu outra cara a sala, sem contar que aumentou o ambiente. É mesmo a velha máxima; ambientes com pouco luz ou pequenos pedem pisos e tetos claros. Deu trabalho e frustração mas agora acabou e valeu a pena.

    Realmente não tenho postado o passo a passo da minha pequena reforma porque não há muito o que mostrar neste momento. Mas quando os cantinhos começarem a tomar forma vou mostrar e contar como cheguei em cada um deles. A unica novidade mesmo foi eu ter pintado uma das paredes da cozinha de PINK, aliás escolhi vários tons de rosa e azul para a casa toda.
    Moro em um edificio que foi costruido nos anos 60 - Daí pensei:
    Vou voltar ao passado, mas melhorar a parte interna; fiação, encanamento, posições de pias e sanitários... Meu maior desafio será adaptar os móveis que já tinha para deixá-los com cara desta época; pés palitos, vou ter que clarear algumas peças, inovar com as cortinas e tapetes...Mas ainda vai demorar um pouco pq preciso me capitalizar.
    Obrigada por sua visita e pelos comentários sempre tão pertinentes.

    Um super bj e bom findesemana!

    ResponderExcluir
  6. Isabel, aqui no meu trabalho temos uma planta dessa. Está enorme, linda. Não fica no meu setor, aqui não podemos ter plantas, pois algumas atraem insetos nocivos aos papeis "antigos e históricos". Olha quanto ao chip do Pedro, menina vc tá sabendo mais aí em MG do que eu que sou quase vizinha do homem. Ela, a mulher do escândalo eu sobre já tinha ido lá pedir travesseiro e o shampoo. Tem 37 anos e é dentista. Quando os pacientes dela souberem vão sair correndo. Agora se o chip é o de 31 anos aí...valia um processo na Justiça e não um escândalo homérico. Rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Isabel, por isso gostei do seu blog... fala das coisas simples da vida.
    Esta planta é maravilhosa, minha mãe tem e logico que ela vai ter que me dá uma mudinha né????
    O brilho desta planta é perfeito, tem pessoas que perguntam se é de verdade... kkkkkkkk

    Excelente fim de semana.
    Beijo Karla.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! Eu ja conhecia a planta, mas não imaginava que o nome dela fosse esse... bem Africano mesmo!!!
    Linda, mas por aqui ainda não vi deve ser por causa do calor.
    Beijussssss
    Bom findi!!!

    ResponderExcluir
  9. Isa , vou estar ai sim, e é claro que quero conhecer a capital, rsss. Ainda não sei que dia certo estaremos ai em Minas , mas saio daqui dia 13 de janeiro e vou ao Rio, de lá vou a MINAS , e volto pra casa dia 27. Então podmeos marcar quando chegar mais proximo ok? bjs
    Ah , adorei seu piso branquinho, ficou muito melhor e concordo com a Santinha, piso e teto claro sempre.

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel! Eu não sou muito chegada a plantas, mas esta que você mostrou é realmente linda!! Quando mudar os vasos mostre para nós, tá?!
    Bom fim de semana, beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Tb tenho uma... digo que é uma super-planta, não precisa de quase nada! tem um post sobre elas no meu bloguito!
    bjs, bom findi, Lu Espejo

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabel,
    ótima dica de planta, não conhecia ainda, e ela fica mesmo muito linda, a folhagem destaca mesmo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Acho linda a zamioculca e ainda vou formar um vaso pra mim. Minha mãe tinha um vaso enooooorme, lindo, tão brilhante que a gente brincava que ela regava com verniz...rs

    Seu piso novo ficou show hein... imagino que a casa tenha ficado muito mais clara, fora a facilidade né. Passar um paninho e não ter mais que se preocupar com cêra, é muuuuuuuito bom!

    Não esquece de pegar seu selinho lá no meu bloguitcho, ok!

    bjão
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabel,
    olha eu aqui!!!!
    Que planta linda!!!
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  15. Huuumm... Eu não conhecia essa plantinha, e achei ela linda, vou precisar de umas plantas lá na minha casinha... Amei essa!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Guardou uma mudinha pra mim heim, heim?
    Tô pior que filho de cego ou melhor deficiênte visual.
    Bjs comadre.

    ResponderExcluir
  17. Oi Isabel!
    Eu adoro plantas e esta é linda demais. A sua com certeza vai ficar exuberante e sendo destaque na decoração.

    Um ótimo fim de semana!

    BjOs,

    Re.

    ResponderExcluir
  18. que pantinha mais verdinha tem um brilho lindo,amei sua pantinha....
    "Sonho é como uma semente, você planta, rega por um tempo, se crescer você começa a colher os bons frutos que ela vai te oferecer no futuro, se ela morrer, não sinta se culpado, pegue o mesmo sonho e plante de novo, mas quando for regar, regue com amor."
    um ótimo fim de semana!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Essa eu não conhecia... sou bem mal informada em relação a plantas... rsrsrs

    bom, desejo um ótimo final de semana

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  20. SUA FLOR É LINDA, E ESSE PISO, HEIN? ARRASAOU!!!!! BEIJOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Isabel amei o piso menina! Imagino que deve estar toda toda com o piso novo da sala! Rsrsrs... Ficou lindo mesmo!
    Adorei a dica da planta, não conhecia esta espécie. Será que encontro ela já crescidinha? Vou procurar!
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  22. Olá Isabel,
    Essa planta ficará perfeita na sua nova sala, além de ser uma terapia alternativa!

    Que praticidade agora com o piso novo não é?
    Parabéns pela escolha da cor do piso.
    Um refrescante fim de semana para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Que planta linda e de nome complicado heim ?!? rsrs ... Adorei a dica !!!
    Isabel , tenha um lindo fds !!!
    Bjuss*

    ResponderExcluir
  24. Oi Isabel, eu adoro zamioculca, tanto que tenho 2 vasos aqui em casa. Um no banheiro das meninas e outro na garagem, mas que tô querendo colocar na copa, pois ela tá muuuuito linda!

    Ficou muito fofo no vasinho pequeno que você colocou no centrino vermelho... muito fofo!

    Beijinho e lindo fds ensolarado pra vc ;)

    ResponderExcluir
  25. Essa eu ainda não conhecia, mas é uma planta bem charmosinha!Fica muito bonita na sala, como nessa 4ª imagem, exuberante!!!!!!!Gostei mesmo!!!!!!
    Beijos e um ótimo final de semana!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei.. eu sempre estou buscando uma plantinha para colocar dentro de casa, adorei essa.. a coisa agora é descobrir como ela se chama em espanhol rsrsrsrs mas é linda! e da flor é? é essa roxinha que se ve na ultima foto?
    beijao Malu
    www.malukreando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Bel!

    Desculpe-me a demora em lhe responder, mas a conexão em casa foi pro espaço e tiveram de trocar o modem. ainda bem que se resolveu.

    Qto às suas dúvidas, é super fácil. O verniz fantasia é da Acrilex e serve para usar em artesanatos em geral e- apesar de ser verniz - muitas vezes a gente tem que finalizar o trabalho com o verniz tradicional também (nas caixas e no sabonete, por ex).Eu paguei R$ 4,90 num tubinho rende muito (uma gota por sabonete).

    A pasta flex da Daiara (num tubinho igual aos de tinta para tecido) é ótima, assim como a goldfix (vem num tubinho parecido com o de pasta de dente, mas menos). São semelhantes a graxa de sapatos ou cera em pasta. Até o cheirinho é igual ao de cera. E rendo muitoooooooooo! Vc não tem noção!

    A Daiara eu paguei R$ 11,00 e a goldfix eu paguei R$ 12,50. como são são caras eu comprei apenas em prata e ouro - cores mais básicas.

    Eu passo sempre depois que o trabalho já está finalizado, com as figuras coladas, mas antes do verniz fantasia.

    Vc espalha um pouco num pratinho com o pincel e desmancha os grumos, as bolinhas. E depois pega bem pouco no pincel e vai passando na mesma direção em toda vela ou caixinha (caixa a aderência é maior, então tem que ter a mão mais leve!). Na vela eu passo na horixontal. É super fácil menina!

    qualquer dúvida é só me escrever.

    Desculpas novamente pelo atraso.

    Beijooooooo

    ResponderExcluir
  28. Desculpe, saiu no nome do meu irmão.
    Então estou repetindo o comentário em meu nome, tá? :O)

    Oi Bel!

    Desculpe-me a demora em lhe responder, mas a conexão em casa foi pro espaço e tiveram de trocar o modem. ainda bem que se resolveu.

    Qto às suas dúvidas, é super fácil. O verniz fantasia é da Acrilex e serve para usar em artesanatos em geral e- apesar de ser verniz - muitas vezes a gente tem que finalizar o trabalho com o verniz tradicional também (nas caixas e no sabonete, por ex).Eu paguei R$ 4,90 num tubinho rende muito (uma gota por sabonete).

    A pasta flex da Daiara (num tubinho igual aos de tinta para tecido) é ótima, assim como a goldfix (vem num tubinho parecido com o de pasta de dente, mas menos). São semelhantes a graxa de sapatos ou cera em pasta. Até o cheirinho é igual ao de cera. E rendo muitoooooooooo! Vc não tem noção!

    A Daiara eu paguei R$ 11,00 e a goldfix eu paguei R$ 12,50. como são são caras eu comprei apenas em prata e ouro - cores mais básicas.

    Eu passo sempre depois que o trabalho já está finalizado, com as figuras coladas, mas antes do verniz fantasia.

    Vc espalha um pouco num pratinho com o pincel e desmancha os grumos, as bolinhas. E depois pega bem pouco no pincel e vai passando na mesma direção em toda vela ou caixinha (caixa a aderência é maior, então tem que ter a mão mais leve!). Na vela eu passo na horixontal. É super fácil menina!

    qualquer dúvida é só me escrever.

    Desculpas novamente pelo atraso.

    Beijooooooo

    ResponderExcluir
  29. Oi Isabel, não conhecia essa planta
    e que nome interessante ela tem...
    e rendeu muitas mudas heim?
    gosto de plantas assim que não exigem muitos cuidados pois tenho pouco tempo para cuidar delas, rs.
    Beijnhos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  30. Oi Bellllllllllll vim aqui fazer visitinha e dei de cara com essa vida verde e olha que ela é bem verde mesmo né !Eu não tenho ela não mas já vi em alguns lugares e vc me ajudou muito falando sobre ela e tb colocando o nome !Brigaduuuuuuuuuuuuu Bjs e mais bjs da Driiii

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!