comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Plantas Ornamentais

Olá queridos e queridas amigas,


Decorar uma casa, com pouca grana, requer fazer projetos que demandam dedicação, planejamento e muita pesquisa.

Vários projetos são começados e de repente podem ser interrompidos por qualquer motivo ( a grana acaba, o tempo acaba, ou outro imprevisto qualquer), e aí você vai precisar de uma boa dose de paciência e persistência.

Já falei aqui no blog de muitos projetos que tenho. Se de repente não falo mais no assunto não é porque desisti, é que, por qualquer motivo alheio a minha vontade, o projeto ficou suspenso. No momento tenho vários projetos esperando serem retomados: melhorias na área de serviço, reforma da sala de visitas e da sala de TV, mudanças no quarto da minha filha e várias outras coisas. E vou retomá-los; Mas, mesmo com todos estes projetos parados, invento de começar outros.


Meu mais novo projeto é pesquisar e estudar sobre plantas ornamentais; aprendi que as plantas são ótimos recursos decorativos e dificilmente você vai errar ao investir nelas.

Bromélia (Bromeliaceae)

Além de bonitas, se adaptam com facilidade a diferentes condições ambientais, por isto são cultivadas como ornamentais. As espécies ideais para dentro de casa são as de folhas macias, lisas e esverdeadas, pois são mais sensíveis ao Sol. Para varandas e jardins, as plantas de folhas duras, cinzentas, ou avermelhadas, são as mais indicadas. Em ambientes fechados, recomenda-se que a rega seja de duas a três vezes por semana, sempre borrifando folhas e raízes. O ciclo de floração das bromélias é único.


Fotos da minha bromélia rosa em floração:






Palmeira Raphis (Rhapis excelsa)

Esta planta elegante é muito utilizada na decoração de interiores, por ela tolerar bem a sombra e não gostar da incidência direta do sol. Possui vários troncos finos com anéis semelhantes a bambu, revestidos de fibra espessa e depois lisos de cor verde. Folhas coriáceas palmadas lembrando um leque. Não necessita muita rega e nem muita adubação. Em períodos muito quentes recomenda-se borrifar as folhas.



Minha mais recente aquisição, minha Raphis, que estava em oferta em um supermercado. (Não reparem o vaso simples, depois vou comprar vasos bonitos para minhas plantas. Tudo a seu tempo...)




Areca Bambu (Dypsis lutescens)


Areca bambu ou palmeira de jardim também é muito utilizada para decoração de jardins ou interiores.



Minhas mudinhas de areca bambu (R$ 2,99 no supermercado)





Que quando crescerem devem ficar assim:








Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)



São plantas extremamente exóticas, chamando sempre muita atenção aonde se encontra. Podem ser cultivadas em varandas, jardim de inverno, em qualquer local onde tenha bastante luminosidade, planta-se também em troncos de árvores ou em vasos. Quanto à rega, o ideal é deixar o substrato sempre meio úmido, mas não encharcado, pois isso poderá favorecer o apodrecimento da raiz e consequentemente a morte da planta. Muitas pessoas cultivam com sucesso, sempre deixando secar o substrato para depois molhar novamente. Pode ser mergulhada numa bacia durante meia hora, retire-a e deixe escorrer para depois pendurá-la.
Gostam de áreas bem iluminadas, mas nunca sol direto, que pode provocar queimaduras nas folhas. Não pulverizar as folhas com água.





Meu marido ganhou a planta, ela estava jogada e mal cuidada na casa de um amigo dele. Marido, que tem olho clínico, se interessou pela planta e a trouxe para casa. Ela chegou miúda e muito maltratada. Cuidamos dela e hoje ela está se desenvolvendo muito bem. (Vamos preparar uma água com fumo e álcool para matar estes funguinhos brancos que estão aparecendo nela; normal, isto pode acontecer, basta ficar atento e combater logo)*



* Atualizando: A Flávia, do Decoracasa, me disse que os pontinhos brancos não são fungos, mas sim as sementes da plantinha! Eu jurava que era fungo! Mas vou mandar uma foto para ela com os tais " fungos" para tirarmos as dúvidas e conto para vocês!!

Jibóia (Epipremnum pinnatum)

A jibóia é uma planta bastante vistosa que tem a habilidade de se apoiar em diversos substratos. Muito comercializada em vasos sobre blocos de substrato, esta planta pode ser uma boa pedida para decorar interiores. Suas folhas são brilhantes e se alteram de acordo com a maturidade da planta, inicialmente são pequenas, sem variegações ou recortes, com o crescimento tornam-se grandes, variegadas e algumas vezes recortadas. É uma das poucas trepadeiras para utilização à meia-sombra. Para ter uma folhagem sempre bonita e crescimento rápido, deve ser plantada em substrato rico em matéria orgânica e receber regas periódicas. Pode ser cultivada a pleno sol, mas deve-se cuidar ao apoiá-la sobre árvores, pois com o crescimento corre o risco de sufocar a planta suporte. Tipicamente tropical, não tolera geadas e frio intenso.

Fonte: jardineiro.net


Minha jibóia ainda novinha, com poucas folhas.





Esta comprei para colocar na minha sala de TV, e por enquanto se adaptou muito bem.





Por hoje chega não é?



Gostaram do assunto? Querem que continue compartilhando minhas pesquisas sobre plantas com vocês?



Beijim

24 comentários:

  1. oi Isabel

    Suas plantas estão lindas, e seu marido foi muito esperto e mtarzer a linda planta pra casa.
    Sabe o que podes fazer no vasinho simples por enquanto. Se sobrou um retalhinho de chita forra ele, vai ficar alegre e bonito fiz com meus vasos daquela area da churasqueira.
    DEpois te mando um e-mail com a foto pra vc ver!!!

    bjus ana maria

    ResponderExcluir
  2. Bel, adoro plantas, mas não tenho muito jeito com elas... também menina, o tempo é pouquíssimo!!!!!!! Mas água e carinho não faltam.
    bj bj bj

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho planos de florir meu quintal, pois minha casa fica fechada o dia todo, não entra sol e, portanto, as plantas que coloco lá dentro sempre morre. E, considerando que eu não tenho o dedo verde, gostaria sim de saber mais sobre plantas. Se quiser compartilhar vou apreoveitas.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Isabel,
    a planta que o marido pegou é um chifre de veado e os pontinhos brancos são normais (são as "sementinhas" dele).
    Tenho paixão por esta planta.
    Dá uma olhada em uma que eu tenho:
    http://decoracasa.blogspot.com/2008/05/jurassic-plant.html
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel vim aqui das os parabéns pelo aniversario de seu blog, não pude participar da promoção, mas achei bem legal sua iniciativa, e concordo com vc que as plantas são são bem legais pra decorar e um toque verde da natureza sempre é bem vindo.bjs.

    ResponderExcluir
  6. Uma doce estrelinha pra vc ...
    Campanha, SOU SUA FÃ!!!
    ´´´´´´´´´´´¶
    ´´´´´´´´´´¶¶
    ´´´´´´´´´¶¶¶
    ¶¶¶´´´´´¶¶´¶
    ´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
    ´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
    ´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
    ´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
    ´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
    ´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

    Repasse para uma amiga, devolva pra mim, se for minha fã, e façamos uma rede de fãs.... bj

    VISITE: http://i-am-so-sweet.blogspot.com e participe da promoção do blog da minha filhota...

    também estou postando flores...

    BJ

    ResponderExcluir
  7. Uma doce estrelinha pra vc ...
    Campanha, SOU SUA FÃ!!!
    ´´´´´´´´´´´¶
    ´´´´´´´´´´¶¶
    ´´´´´´´´´¶¶¶
    ¶¶¶´´´´´¶¶´¶
    ´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
    ´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
    ´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
    ´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
    ´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
    ´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

    Repasse para uma amiga, devolva pra mim, se for minha fã, e façamos uma rede de fãs.... bj

    VISITE: http://i-am-so-sweet.blogspot.com e participe da promoção do blog da minha filhota...

    também estou postando flores...

    BJ

    ResponderExcluir
  8. Adoro plantas e de todas, a que eu mais gosto é a bromélia, tenho várias, acho linda, mesmo quando está sem flor.

    Isabel, obrigada pelo voto, viu?

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo Bel!
    Aqui em casa estamos todos ótimos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Amiga adoro plantas, mas aqui está tão quente que as minhas plantinhas estão morrendo, as ervas dos vasos secaram todas, uma tristeza.
    Amo bromélias,mas vou te confessas um tempo desses cismei que queria um bambu mosso, achava oquiá na decoração com plantas, queria ser chiquis também.
    Fui toda animada com a intenção de comprar um pé, pela madrugada quase tive um troço com o preço do bambú, Deus do céu oh coisa cara.
    Agora toda vez que pensa em bambu, me lembro do vídeo que o Silvio Santos pergunta pra garotinha:
    E o bambú?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    um dia abençoado
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou suspeita pra falar né ???? HEHHEEHHEH suas plantinhas estão lindas, e seu marido tem faro né ??? Me lembrei da Hazel e do Sr Lixus .
    Adorei seu post , bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Xará, suas plantas são lindas!!! Não levo muito jeito c as plantas, pois as minhas morrem c facilidade - no momento estou apenas c uma avenca e uma orquídea s flor... Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  13. Oi, concordo com vc, as plantas são ótimas p/ fazer a decoração de nossa casinha ficar uma maravilha, tbm comprei uma rafis, comprei no carrefour, ela é linda mas está com um funguinho (não sei se é fungo)parece, ele é tipo um cutão amarelado, fica em baixo das folhas e no comecinho delas. Acho que isso tá atrapalhando ela se desenvolver. Vc tem uma dica bacana para acabar com esses funguinhos? Vc deixou de comentar sobre uma planta que é super indicada para interiores e que eu particulamente sou apaixonada é a zamioculca, linda, linda! Quando vc puder dá uma passadinha no meu Blog p/ espiar! Parabéns suas plantinhas são super bem cuidadas beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Isabel,
    Andei meio sumidinha do universo virtual, mas agora estou de volta. Vi o seu comentário no meu blog, sobre o armário reciclado e vc não vai acreditar: me lembrei de você quando vi o móvel e, para minha surpresa,você comentou que havia gostado. Tem mesmo a sua cara!! Não estava por aqui, mas acessei algumas vezes e acompanhei o drama vivido por você e fico muito feliz que esteja se recuperando ... acredito que Deus nos dá as cruzes que seremos capazes de carregar. Vida nova para você e sua família.
    Um super beijo.
    P.S: Infelizmente não pude participar da sua promoção, mas na próxima, serei a sorteada ...rs.

    ResponderExcluir
  15. Olá, isabel.Conheci-a através da Flávia.Sou de BH tbm, a melhor cidade do mundo...rsrsrsr.
    Bom, chifres de veados qto mais tem aqueles posinhos atrás das folhas, mais são saudáveis, viu?Tenho várias espalhadas nas árvores e amo-as.Muito pó , muito saudável , entendeu?
    Prazer.

    ResponderExcluir
  16. AMEI a bromélia e a raphis... são lindonas!

    Eu tb tenho raphis aqui em casa, gosto taaaanto, acho que dão um charme no ambiente.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Isabel
    adorei todas as sua plantas eu gosto muito de plantas e agora que mudei de apto e aqui tem sacada estou querendo comprar uma roseira ,mais tenho medo de não saber cuidar e a coitadinha morrer,e vc tem um marido que te ajuda a cuidar e eu estou só..rsr meu marido não entende nada de plantas....

    obrigada pelas visitas em meu blog,e aquele restaurante fica em Fortaleza o lugar é uma fonte de inspiração eu fiquei encantada com o lugar.obrigada pelos elogios e estava olhando o teu blog e vc faz coisas lindas de crochê também parabéns!!
    beijos querida

    ResponderExcluir
  18. Seus vasos me fizeram voltar no tempo. Tive um caso de amor com Bem Querer e o cupido foi um vaso de planta.
    Um dia te conto. Foi lindo!
    Seus vasos estão viçosos.
    Bem cuidados!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. amo bromélias! saber sobre plantas e flores é muito legal, afinal elas alegram nossos olhos!
    bjk e ótimo final de semana pra vc

    ResponderExcluir
  20. Gostei de ver as plantas. A casa precisa de "verde", é trite uma casa sem cor e vida...
    Abçs e bom feriado.
    Ana

    ResponderExcluir
  21. Sua plantinhas são muito lindas, e com certeza é ótimo poder dividir conhecimentos sobre as sua pesquisas com plantas!!!!Será um prazer saber ainda mais de algo que nos encanta e enchem de beleza nossos lares!!!!!
    Beijos e um ótimo final de semana!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Isabel!

    Estão lindas as suas plantas, eu tbm as amo, tenho uma plantinha até no meu quarto! E quanto ao sorteio, que sortuda a Margaret! Fiquei triste porque quando entrei no seu blog pra participar já tinha passado o prazo das inscrições. Ando numa correria daquelas!

    Estou passando para avisar que está rolando um sorteio de aniversário do Cioccolato, e ficaria muito feliz com a sua participação!

    Espero por você. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. olá, Isabel!
    linda postagem! as plantas decoram e encantam - renovam o ar - as energias - trazem vida ao lugar - são boas aquisições - o vaso simples não importa - a planta rouba a cena!
    boa semana!
    bjkinhas

    ResponderExcluir
  24. Eu também amo Plantas, meu quintal parece uma floresta e tenho varias dentro de casa. Mas mudando de assunto,porque vcs não casam, alem de estarem certos perante Deus e sua palavra a Biblia , vão ganhar bastante presentes por esse passo to importante....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!