comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sobre o piso de ardósia: algumas considerações

Olá queridas amigas e amigos,

Sobre o post anterior, preciso explicar umas coisinhas muito importantes. Fiquei tão empolgada com minha reforma que acho que passei por cima de alguns preceitos, como o da sustenbabilidade e da reciclagem.

Como este blog pretende ser uma referência pautando sempre nestes conceitos, cometi um grande pecado.

Quero deixar bem claro que não sou contra piso de ardósia e nem aconselho a quem tem ardósia em casa a trocar. Apenas acho que o piso de ardósia não se adequou à minha casa.

Pesquisando sobre o assunto, cheguei a ter dúvidas se trocaria ou não , pois a ardósia confere um tom rústico ao ambiente, que gosto muito. Além de ter várias vantagens, como a durabilidade, é uma pedra natural, e recursos naturais estão se tornando escassos.





Nos anos 80 e 90 a ardósia estava muito em voga, por causa da tendência neste época a ter pisos escuros. Não sou absolutamente de seguir modas, do contrário faria um sacrifício enorme e colocaria o porcelanato, que todo mundo tá adorando e é a última moda. Mas optei em colocar o piso cerâmico mesmo.

O que pesou muito na minha decisão foi a questão da limpeza. Por ser uma pedra porosa, a ardósia exige constante polimento e tem muita facilidade de manchar. Eu trabalho fora e não tenho empregada, nem fixas e nem eventuais. Eu e meu marido fazemos toda a limpeza da casa. Então, para nós, estava muito difícil fazer a manutenção de forma adequada.

Reforço que sou muito a favor da reciclagem, do reaproveitamento, talvez eu deveria ter buscado outra alternativa, como pintar o piso com tinta Epoxi; mas avalio que em certos momentos, principalmente na nossa vida corrida de hoje, temos que pautar nossas escolhas na praticidade e facilidade.


Outro fator que pesou bastante é que tenho um sério problema de luminosidade na minha casa, acho que ela não é suficientemente iluminada, em alguns cômodos preciso acender a luz mesmo durante o dia. Tudo por causa de uma construção do vizinho. Então tenho que buscar maneiras de iluminar minha casa, e a ardósia deixava a casa ainda mais escura e parecendo menor.

Diante de tudo isto, optei pela troca do piso.

Mas já vi casas lindas com este piso, quando tratado e polido devidamente. A ardósia cai muito bem em casas espaçosas e ambientes muito bem iluminados.




O recado que quero deixar é o seguinte: avaliem bem a real necessidade de se desfazer de algo, às vezes um outro olhar ou outras alternativas de reproveitamento podem dar certo. Mas se avaliar que a melhor opção é o descarte, compense reaproveitando outras coisas.
Confesso que fiquei com dor no coração vendo o piso sendo coberto, mas para mim foi a melhor opção, eu já estava desgastada e muito de mal com o meu piso de ardósia.


Beijos e tenham um ótimo final de semana.

25 comentários:

  1. É isso aí, Isabel. Temos que buscar boas alternativas para o nosos lar-doce-lar e você está certa na sua escolha. e para alguém que como você, se importa com sustentabilidade, não é pecado nenhum trocar o piso.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Isabel

    Meu nome é Léia e sou de São Paulo, descobri seu blog um dia quando estava procurando artigos sobre cozinha rústica e me encantei com suas histórias e artes eu não conhecia o mundo das blogueiras e desde então não consigo mais ficar longe disto.
    Montei um blog e estou encantada pois eu estava um pouco abatida de ficar só em casa depois que tive minha bebê.
    Eu me identifiquei muito com você, pois admiro pessoas criativas e com bom senso de humor.
    Gostaria de trocar mais idéias e trocar experiências com você e o mundo.
    Hoje é o meu aniversário e eu gostaria muito que você me presenteasse com a honra de ser minha madrinha de blog, você aceita?
    Abraços.
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com vc, mas hj em dia temos que fazer o que fica mais prático para nós ( que não temos quem faça os serviços de casa)e claridade num lar é tudo e realmente o chão escuro apesar de lindo tem que se am lugares bem amplo.
    Acho que vai ficar tudo lindo depois de trocado e vc vai ficar muito satisfeita com a escolha.
    Beijussssssss

    ResponderExcluir
  4. oi Isabel

    Entendi perfeitamente o que vc quiz dizer, é uma otima opção mas no seu caso não foi uma boa escolha.
    Vais amar a praticidade do piso cerâmico. Aqui em casa também faço tudo e opto pelo mais fácil..
    um ótimo fim de semana pra vc, pelo jeito vai ser de trabalho e limpeza, mas muito bom

    bjus
    ana maria

    ResponderExcluir
  5. Madrinha, postei uma mensagem pra você no meu blog.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  6. OI!!! Tem uma surpresinha pra vc no meu blog!!! Passa lá.
    Beijussssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel,
    concordo com vocÊ, acho que neste mundo existe lugar para todos os tipos de pisos, nos cabe pesquisar aquilo que ficará bem em nosso cantinho e que deixará do jeito que gostamos e prático para o que precisamos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Isabel, eu também já achei a ardósia tudo de bom. Hoje não colocaria esse piso na minha casa. Tenho um piso em cerâmica que já me dá trabalho pra limpar pq ele não lisinho. Então tem que esfregar, esfregar... E a gente trabalha muito, não é justo. Fale para o seu marido que ele é prendado (marido não gostou do adjetivo) ou diríamos talentoso. Aquele armárioque virou barzinho ficou ótimo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Apoiadíssima...o importante é se sentir bem em casa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel! Ando sumidinha... Mas estou passando por aqui para desejar boa sorte na obra! Estou doida para ver tudo clarinho... Dá trabalho, mas é tão lindo! Vale a pena! Bjao

    ResponderExcluir
  11. Oi Isabel!
    Já estava sentindo falta das suas visitas na minha casa.
    Realmente o piso escuro não é adequado para espaços com pouca luminosidade... quando construí minha casa, priorizei a iluminação natural, e coloquei os pisos claros e as paredes branquinhas pra ajudar... mesmo assim o banheiro não ficou como eu queria, pois de dia as vezes, tenho que acender a luz! Faltou colocar uns tijolinho de vidro, mas na pressa, não deu tempo. Mas é vivendo e aprendendo, né?
    O importante é você e sua família ficarem bem, pois não adianta ser ecológicamente correta com algo que não te deixa satisfeita e não é funcional.

    Um beijão e ótimo fim de semana!

    Depois passa na minha casa pra ver a cestinha que eu fiz pra bebê.

    Re.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Isabel!
    Adoro seu blog...estou sempre por aqui...a partir de hoje, seguidora oficial...rsrs

    Concordo contigo, o meu apto é de ardósia nos quartos e salas e vou te falar...é difícil...meu pé só vive preto e eu estou sempre limpando...depois que sair dessa...nunca mais!

    Parabéns pelo seu blog...é muito lindo!
    E quando tiver um tempinho, venha conhecer o meu: www.pintomasnaobordo.blogspot.com...vai ser um prazer a sua visita!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Bem, o que conta, é o estilo e gosto da pessoa, ardósia é um piso magnífico, mas convenhamos que esse piso que está colocando agora, vai ficar ainda mais bonito e aconchegante em sua casa!!!!!!!!!!Cores claras, iluminam o ambiente!!!!!!!!
    Beijos e um ótimo domingo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Izabel, entendi perfeitamente o seu dilema. Postei essa semana exatamente sobre isso; temos que avaliar tudinho...um descuido e nosso bolsa vai chorar que nem bebe querendo mamar.
    Mas nao adianta lamentar - Voce teve tanto trabalho e não é justo manter um piso que compromete sua iluminação, fora o trabalho com a manutençao.
    Vai colocar outro ou revestir a ardósia?
    bjk e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Isabel! Eu de novo!
    Tem um selinho pra vc lá no meu blog!
    Quando puder passa pra pegar!

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Isabel,
    realemente ardósia tem seu pros e contras apesar de quando bem usada, ser muito bonita. Convivo com ardosia desde de pequena, minha tia mora há 25 anos no mesmo pédio, já morou em uns 4 apês diferentes, mas sempre com ardósia. Vi nos recarinhos do post anterior algo que minha tia sempre faz: A cera é incolor fosca (líquida). Realmente faz diferença! E como a única entrada de luz da sala é da varanda (a sala é em L) a única salvação para a área da sala de jantar foi um Espelho bem grande para refletir a luminosidade de vem da varanda. (em 1 dos apês chegou a ter uma parede de espelho).
    Espero que seu piso fique lindo!
    beijo beijo
    Tri

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela visita.
    Os móveis em madeira natural, foram adquiridos aqui em Florianópolis, mas são móveis tipo espotação, não encontrado no mercado brasileiro.
    Abç

    ResponderExcluir
  18. Oi Isabel!

    Eu amoooooooooo ardósia! O efeito é lindo, a cor é maravilhosa e fica tudo de bom no piso, pois a manutenção é fácil - basta impermeabilizar.

    Mas vc tem TODA razão: está acabando.... Temos de preservar!

    No Canadá tem muitas casas com ardósia, no norte dos EUA tb. Lá eles mandam bala e não preservam nada. Vem tudo da América Latina. Eles tb adoram piso de ipê. mandam bala e depois fazem discurso de preservação da Amazônia...

    Estou com um blog novinho em folha! Posso te linkar? Se vc não quiser me avise que retiro tá?

    Se puder me adicionar, agradeço.

    Beijoooooooo

    http://interioradentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Bel, acho q devemos preservar sim, mas tb devemos pensar na praticidade e nosso bem estar!!! Vc pensou bem e concluiu q no momento seria melhor trocar o piso, então está certa!!! Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  20. Olá tem selinho pra vc lá no Blog Musa Colorida e dá uma passadinha no Blog Dicas de uma Musa Colorida...

    Tenha um bom dia!!!
    Estarei te esperando. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Isabel, faz tempo que não venho ver seu blog. Não sabia q estavas em reforma... q bom! Mudar é bom!
    Concordo com vc... temos que avaliar o que é melhor pra nossa casa não só em termos de beleza, ams de praticidade também.
    Espero que sua cozinha fique linda!
    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Isabel!!
    Sei exatamente do que vc está falando, como designer sei que a ardósia tem seu valor sim e que nada é feio ou ruim, só depende da finalidade que será utilizado. Realmente a escolha de pisos claros em ambientes pequenos ou poucos iluminados é o mais adequado, independe do tipo de piso.
    Sua escolha foi acertada.
    Passei p/ desejar uma semana iluminada e um grande bj.

    ResponderExcluir
  23. Menina, minha varanda era toda de ardosia, eu odiava.... manchava, ruim de limpar, escurecia. Tentava lavar com maquina de pressao saia os pedaços, passei um selador proprio...horrivel.. nao tive nenhuma duvida em trocar. Hoje ta bem melhor.
    Agora xo te contar: RECEBI MEU PRESENTE...ebaaaaaa.... mas nem vi ainda. Isa so me avisou que entregaram. So vou ver na quinta feira (snif) quando irei a salvador.
    Te aviso quando pegar.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Se eu tivesse uma casa com aquela luminosidade que eu sempre sonhei, teria a ardosia numa boa... Acho a pedra bem bonita... Mas se o ambiente não for mega iluminado, não rola! :(
    Bjocas, Isabel!!! :D
    Carol

    ResponderExcluir
  25. TENHO ARDOSIA NA MINHA CASA E É UM PROLBLEMÃO PARA LIMPAR....SOLTA CASQUINHAS O TEMPO TODO E HAJA CERA....
    NÃO ACONSELHO USAR ARDOSIA DENTRO DE CASA.
    VC FEZ A MELHOR ESCOLHA.
    VOU RETIRAR TUDO TAMBÉM.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!