comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Organização em quarto de criança

Olá queridos amigos e amigas,

Quero explicar para todo mundo que estou tendo semanas difíceis. Muito trabalho, filha sem creche, minha rotina está super alterada. Estava completamente sem tempo para abrir o blog.

Mas não poderia fechar a semana sem um post novo!

Como sabem, estou organizando o quartinho novo da minha filha, o piso já foi trocado, as paredes pintadas, inclusive a parede lilás, já ganhei lindos mimos para a decoração. Mas ainda faltam alguns detalhes importantes. Só quero compartilhar com vocês quando estiver tudo prontinho!


Hoje fiz um apanhado rápido sobre dicas para manter a organização em um quarto infantil, achei boas idéias e quero dividir com vocês. Afinal, não adianta uma decoração primorosa, em meio a bagunça de brinquedos, roupas e sapatos espalhados!

Vamos lá?


Como manter o quarto do seu filho organizado





1- Elimine tudo que não está sendo utilizado


Primeira e importante dica, citada em todos os sites que pesquisei: doe roupas, sapatos e brinquedos que não estão sendo usados! Acumular estes itens só gera mais trabalho e confusão. Selecione, junto com a criança, para ela ir aprendendo a necessidade de compartilhar, tudo que não serve mais e doe para uma instituição, creche, bazar.


2 - Dê o exemplo.


Também uma dica muito importante. Não adianta cobrar da criança organização se você mesmo não consegue isto. Se esforce, mantenha seu quarto arrumado e demonstre entusiasmo pela tarefa de organização, com certeza ela vai procurar imitar.


3- Tenha um lugar para cada coisa.


Providencie diversos recipientes quadrados e de tamanhos iguais para guardar objetos de cada tipo: figurinhas, brinquedos pequenos e joguinhos. Assim fica fácil empilhar e a criança pode encontrar rapidamente o que quer ( e guardar também)


4- Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis


Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas para deixar ao alcance da criança aqueles objetos que ela mais gosta e usa (brinquedos, livros). Facilita para ela achar e para ela mesma guardar. Nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não lêem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler troque-os por palavras.


5- Instale um suporte de cabides ao alcance delas


Para que as crianças possam, elas mesmas, pendurar suas roupas. Opção barata é o suporte de pressão, que você levanta à medida que elas crescem.

Providencie também um suporte mais baixo para elas pendurem objetos de uso diário como a mochila da escola, uniformes, pijamas.


6- Utilize as divisões do armário

Separe as áreas para roupas caseiras, uniformes, e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças, etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.


7- Selecione os trabalhos escolares

Ao final de cada ano, mantenha em casa somente alguns trabalhos escolares. Com o passar dos anos, eles se acumulam e ocupam muito espaço no quarto das crianças. Habitue-se a escolher com seus filhos os “melhores do ano” e arquivar somente estes.

Uma boa forma de “reciclar” desenhos ou capas bacanas de trabalhos escolares é colocar as imagens em calendários ou canecas e presentear avós, tias e madrinhas. Elas vão amar ter uma exclusividade do artista-mirim preferido de vocês. Há gráficas e lojas de fotos que fazem estes trabalhos

8- Baú de brinquedos

Providencie uma caixa, cesto ou baú para guardar os brinquedos. Ensine a criança a guardar os brinquedos na caixa depois de brincar.


Harmonização no quarto infantil



E abaixo seguem dicas que mais gostei para tornar o quarto um verdadeiro refúgio para seu filho brincar e dormir:


- Fotos de familiares no quarto das crianças: fotos dos pais, irmãos e avós transmitem segurança para a criança, como se as pessoas retratadas estivessem cuidando delas. Mas cuide o momento da foto, tem que ser um momento feliz para passar essa energia para a criança.·

- Imagens de super-heróis, monstros e afins: use os do que seu filho mais gosta, mas cuidado para ver como ele dorme. Imagens podem assustar a noite. Ou coloque numa posição que ele não veja da cama ao dormir.

- Cores: quartos de crianças devem ser pintados com cores claras para que elas se sintam mais seguras e tranquilas. Quanto mais nova a criança mais leve tem que ser as cores do quarto. A medida que as crianças crescem vai colocando mais cor. Cuidado com as cores muito fortes, isso pode causar stress na criança e ela não vai dormir e relaxar a noite.

- Objetos: Enfeite o quarto com objetos que transmitam alegria. O ambiente deve ser marcado por objetos e brinquedos queridos por ela.


Um quarto onde durma uma criança muito nervosa ou irriquieta pode ter um aquário com peixes coloridos, pois irá transmitir tranqüilidade a ela.

O quarto precisa estar aconchegante: tapetes, almofadas, bichos de pelúcia gostosos ao toque podem e devem fazer parte da decoração (desde que a criança não seja alérgica)

- Móveis: Procure manter o quarto seguro para seu filho, sem pontas em móveis que ele possa se machucar. Não deixe móveis quebrados, conserte logo gavetas bambas, portas que não se fecham.

Em resumo: use o bom senso!! A ordem pode ser mantida sem obsessão e a limpeza ajudada por um ambiente formado de poucos móveis e objetos com revestimentos fáceis de limpar. É um espaço lúdico, arrumação impecável , o tempo todo, é praticamente impossível!


Fontes:

Vila Filhos

OZ Organização e Produtividade

Harmonização de espaços


Veja também dicas de Feng Shui em quarto de criança.


Espero que as dicas possam ajudar as mamães e papais.

Beijocas e tenham um ótimo final de semana!!

23 comentários:

  1. Isabel,
    Abandonar este blog nunccccca,então voçê não viu que coloquei um quadradinho,um cantinho especial pra voçê fora dos blogs que sigo?eu te adoro.Amei este post,tenho um problemão com organização do quartinho da Maite,eu andei acumulando brinquedos,mas agora ja distribui na creche,e esta mais dentro dos eixos,mas vou seguir as regrinhas e deixar tudo organizado.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  2. Isabel,
    Abandonar este blog nunccccca,então voçê não viu que coloquei um quadradinho,um cantinho especial pra voçê fora dos blogs que sigo?eu te adoro.Amei este post,tenho um problemão com organização do quartinho da Maite,eu andei acumulando brinquedos,mas agora ja distribui na creche,e esta mais dentro dos eixos,mas vou seguir as regrinhas e deixar tudo organizado.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  3. Olá isabel nunca imaginei encontrar tantas utilidads em apenas um blog mais nao é qualquer blog é o seu blog maravilhoso adorei seus posts tenho duas filha umade 11 e outra de 13 que fazem a maior bagunça muito obrigadoooo por dedicar momentos seus para compartilhar com a gente seu crescimento e seu bom gosto mais uma vez adorei seu blog bjs...tenha um ótimo final de semana e fique com deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel, tem um selinho pra vc la no meu blog... bjs amiga Diva...

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel!! Vi somente agora que mudou o layout. AMEI!
    Essas dicas para quartinho de criança também podem ser usadas por nós, já adultos e mocinhos, claro que com adaptações.
    Valeu a dica.
    Bjoka!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e copiei todas para não esquecer...com um filhote peqqueno essas dicas valem ouro...bjuu..ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel,que legal!Eu acho que quarto tem que ser o melhor lugar do mundo,tem que ter nossa personalidade,afinal é o único lugar pra chamar de MEU de verdade.Ótimas dicas. Beijos para voce e sua filha

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, Isabel! Adorei a tua visita e tua opinião sobre a minha sala, daqui a alguns dias colocarei fotos da cozinha... ;)
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que passo no teste!
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. Legal as dicas... servem para tudo, até para quem não tem filhos...hehehe
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. OI Bel,
    Olha eu não fiquei chateada não, vi que vc estava meio ausente do blog, acompanhei seu problema com a sua filha. No final minha prima resolveu colocar todo mundo no sorteio independente de quem cumpriu ou não regras hehehe. Então seu nominho estava lá, só que não saiu hehehe. Mas quem sabe na proxima??
    O quarto dela tá ficando uma graça mesmo, e tenho certeza de que ela deve estar adorando . Bjs e bom fim de semana !!! Leila

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas vou tentar, pq aqui passa cada dia um furacão mais forte q o outro.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel,
    que lindo o novo layout do seu blog. E essas dicas são muito boas. Que lindos presentes ganhou pro quartinho da sua filha, imagino como deve estar ficando muito fofo!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. oLÁ!!!

    ADOREI este post!! ;)
    nunca tinha vista nada do tipo!!
    achei muito interessante e validas as dicas!
    quero ver o quartinho de sua princesinha depois!!!

    aaaaaaaah... adorei a "roupa" nova do blog!!!! ficou maravilhoso!!

    boa semana,

    ResponderExcluir
  15. oi amiga!!! muito boas essas dicas, vou aprendendo para qdo eu tiver os meus...por enquanto guardo os brinquedinhos do meu sobrinho que vem me visitar de vem em qdo num baú, apenas. Menina fiz uns quadrinhos tipo os que vc ganhou da Rejane!! vou postar logo.
    Beijos pra vc amiga e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a ideia do quartinho de criança so que ainda não tenho filhos então deverei aplicar algumas ao meu quarto.

    ResponderExcluir
  17. Amiga, passei rapidinho, mas voltarei com tempo pra ler tudo porque estou precisando de uma verdadeira aula para o quarto da Joana.... os meninos são mais organizados que ela...
    beijo e ótima semana. Que as coisas se organizem por aí.

    ResponderExcluir
  18. Olá, amei suas dicas...muito uteis!! Se você tiver alguma duvida sobre organização sinta-se a vontade de nos contatar através de nosso blog - http://www.newsespacohome.blogspot.com/ Somos especialistas em produtos de organização.
    Grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Cada idéia legal heim Isabel??!!!
    Quarto de criança tem que ser organizado mesmo senão perde-se o controle.Não tinha visto seu layout novo, ficou muito lindo.

    Beijão

    www.entrefotosebeijos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá

    o seu blog foi o primeiro que comecei a acompanhar, acho a sua casa mto bonita e com detalhes de decoração de bom gosto, o quarto da sua filha está ficando uma gracinha.

    que deus abeçõe mto o seu lar

    de sua seguidora Marta.


    beijos

    ResponderExcluir
  21. Essas dicas vieram na hora certa!
    Muito difícil deixar o quarto do meu filhote organizado, mas lendo essa dica vou me esforçar mais.
    Parabéns pelo seu blog é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!