comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ajuda para cortina da sala!

Um bom dia carinhoso para todo mundo!


Feriadão chegando!!! Este feriado vai ser especial, pois hoje é aniversário do marido e vamos ter folga para comemorar até terça-feira! Não imaginem bobagens, este é um blog familiar! Vamos receber hóspedes em casa! O irmão do meu marido vai pousar lá em casa com a família, então vamos fazer um almoço, colocar os assuntos em dia, estas coisas de interação de famílias.


Mas vamos ao assunto de hoje.


Preciso da ajuda de vocês para resolver um problema decorístico!! Tenho que providenciar uma cortina para minha sala de Tv, que por enquanto será também minha sala de visitas, mas não sei o que fazer.


Vocês viram que aquela cortina linda e branca que escolhi para a sala (vocês podem relembrar a história aqui) eu transferi para o novo quarto do casal. Vou explicar porque fiz isto.


Nesta sala a janela e a porta estão na mesma parede, uma ao lado da outra. A cortina anterior ocupava a parede toda, cobrindo a janela e a porta. Nesta foto vocês podem ver como era, notem a sombra da janela e da porta.






(está em nossos planos futuros derrubar esta parede e colocar uma única porta
grande, de vidro e com abertura central! Mas isto beeeeeem no futuro mesmo!)


Acontece que agora esta porta é a única entrada da casa, portanto de grande uso e circulação, ela fica aberta praticamente o tempo todo; desta forma, se eu mantivesse a cortina branca, a metade da cortina que cobria a porta ficaria o tempo todo recolhida. Isto já acontecia antes, quando precisávamos usar esta porta e isto me incomodava muito, por ser uma cortina encorpada, ficava atrapalhando abertura total da porta, e com certeza isto acabaria estragando o tecido da cortina. No quarto ela está mais bonita e melhor aproveitada, pois pode ficar mais tempo esticadinha.


Mas minha dúvida é: que cortina ficaria melhor nesta sala?


Posso colocar uma cortina somente na janela, mesmo ela estando ao lado da porta? Aí seria cortina curta, cortina longa?


Eu visualizei uma cortina longa e estreita, e achei que ficaria ótima cobrindo só a janela, como nesta foto que encontrei na net:






Mas parece que é um modelo difícil de achar, já procurei e só encontro para janela cortinas curtas, as cortinas longas geralmente são largas, para a parede toda.


Ou seria necessário realmente uma cortina grande e larga, que cobrisse janela e porta? Mas acho que seria muito pouco prática, devido ao que já expliquei logo acima.


Lembrando que o sofá fica embaixo da janela, talvez fosse melhor cortina curta mesmo...





Ai, não sei o que fazer, me ajudem, minha sala está "pelada" sem cortina, aguardando uma solução.

Outra coisa, eu quero cortina mesmo, não me falem para colocar persiana, não gosto, é chato de limpar e ficaria em desarmonia com o resto dos ambientes, que tem cortina, ok?

Beijocas,

31 comentários:

  1. MINHA opinião:

    1. cortina curta não, na maioria das vezes não fica muito bom. Se possivel, chegue o sofá um pouquinho pra frente, ou use uma cortina menos volumosa .
    2. pode colocar só na janela, não se preocupe com a porta, que tem que estar livre mesmo.
    3. persiana é uma opção sim, daí voce faz só na janela, não precisa ir até o chao. Não importa que no restante da casa é cortina de tecido. Na minha casa tem persiana em alguns cômodos e cortina tradicional em outros.. inclusive a persiana às vezes confere mais leveza ao ambiente, dependendo do restante dos objetos e móveis decorísticos.


    bjs

    Selena

    ResponderExcluir
  2. A minha sala é igual a sua, a janela esta na mesma parede e quando eu vim morar aki a cortina pegava a parede toda então eu comprei os tecidos e minha mãe costurou, eu coloquei uma foto no blog do antes e depois. Como o meu sofa não fica junto da janela eu escolhi um tecido todo bordado.

    Bjsss e boas comemorações

    ResponderExcluir
  3. Isabel,
    Eu estou precisando de uma cortina para pôr na minha sala também.
    A meu caso é bem parecido, janela acima do sofá e uma porta bem próxima a janela.
    Não gostei da idéia de cobrir a porta também, acho que a melhor opção, que é o que eu pretendo fazer também, é colocar uma cortina curta, cobrindo apenas a janela.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. põe cortina na janela e curta mesmo. vc já até explicou o pq: o sofá fica na frente e indubitavelmente (oi?) vai acabar embaixo dele.
    tem máquina de costura? vc pode costurar suas cortinas, as argolas vendem em armarinho e são fáceis de colocar.
    daí vc pode escolher cor, tons...
    bejins

    ResponderExcluir
  5. se tem certeza que não gosta mesmo de persina ? uma vertical com um chalé de tecido em cima ficaria bem bacana e delicada.
    Agora acho que cortina curta de tecido leve pra não ter informação demais , já que tem porta e sofá, é a pedida por causa do sofá
    bj

    ResponderExcluir
  6. Olaaa
    Realmente pela foto não da pra ver direito, mais a cortina não chega até a porta assim ela fica livre.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Isabel!
    Vou palpitar tbm... Acho que se for possivel afastar um tiquinho o sofá da parede, uma cortina até o chão ficaria mais bonita. Mas, se for atrapalhar a circulação, Não vejo tanto problema em colocar uma mais curtinha; mas prefiro a comprida. Tbm acho que não há porque se preocupar com a porta ao lado da janela, não ficará feio colocar uma cortina só na janela. Quanto ao modelo, acho que as cortinas de varão são bem versáteis, mais baratas e não menos bonitas.
    Bj
    Paulinha

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabel,Tudo bem querida?
    Eu acho que vc deveria experimentar a cortina curta,só na janela mesmo.Eu sempre usei cortinas grandes e longas,achava as curtas sem graça.MAs depois que comprei uma curta,amei.O ambiente fica mais leve e sofisticado...bjocas...

    ResponderExcluir
  9. Oi Isabel, todas as minhas cortinas são curtas, gosto muito delas pois são fáceis de lavar, e até de trocar. Minhas cortinas andam pela casa... mudar para casa nova(velha) mostro para você.

    Beijos.

    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel, não tenho blog, mas adoro o seu. Visito todos os dias e admiro muito sua garra e de seu marido. Sua casa está ficando uma maravilha. Parabéns. Meu e-mail é para saber como tu colou o tecido na cõmoda de teu quarto. Que tipo de cola, pois quero forrar uma mesinha aqui de casa. Meu nome é Dulci. Sou natural de Rio Grande, mas hoje moro em Porto Alegre com minha filha, pois estou na fila do transplante e faço diálise três vezes por semana. Para não enlouquecer, olho teu blog e fico maravilhada. É uma distração. Meu e-mail é riograndina@yahoo.com.br. Se me responderes ficarei muito feliz. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Isa

    Tem uma reportagem sobre isso na Minha Casa de Agosto. Lá eles dizem que a cortina pode ficar só na janela, mas tem que ser comprida.
    Como tem um sofá embaixo, eles aconselham usar um painel tipo rolô. Dar uma olhada na revista.
    Páginas 28 e29.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Isabel tenho o mesmo problema lá em casa. Mas a cortina é de um tecido fino com um forro. Então ela só cica esticada quando fechamos tudo. Quero mudar a minha cortina no fianl do do ano. Estava pensando em uma cortina só pra janela, mas sei lá, acho que já acostumei com acortina grande e estou com medo de não gostar. Também não sei o que fazer. MAs gosto da cortina pq qd está suja coloc na máquian e pronto. Nem passo e ela fica ótima. Sáo não deixo centrifugar. Mas entãom também não sei o que fazer. Olha aqui o feriado vai até quarta, pois dia 08/09 é o dia da cidade de Vitória e portanto feriado também. Só voltarei na quinta. Ai que delícia! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Isabel, querida.

    Não coloca cortina na porta não. Melhor só na janela. Quanto ao tamanho, acho que as duas ficam boas, mas eu prefiro o mais curto, pelo fato do sofá estar embaixo da janela.

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Isa!

    Este link abaixo vai tirar algumas duvidas sobre cortinas.

    http://casa.abril.com.br/materias/moveis/cortinas-regrinhas-ajudam-voce-acertar-sua-582246.shtml

    Essa materia saiu na revista Minha Casa.
    Espero ter ajudado.
    Beijos
    Karla

    ResponderExcluir
  15. Oi Izabel, ja'tive uma cortina grande que pegava uma passagem pra o quarto na minha antiga casa e não é um bom negócio, além de ficar aberta para passagem há a sujeira que sempre alguém coloca as mãos para dar passagem!Também a minha era comprida e ficava atrás do sofá, não é bom negócio, não tem porque tanto tecido pra ficar atrás do sofá??? Acho mais prático uma cortina curta que pode ser tipo painel,romântica franzidinha com aqueles babados na parte de cima (não sei o nome) ou mesmo a uma persiana com um xale em cima pra dar um destaque, vai depender do seu estilo e gosto. Quanto à porta eu tive uma cortininha que ficava presa na própria porta(em cima e em baixo) franzidinha, quando você quer mais claridade você abre e quando não fecha, é bem simples de se fazer, meu pai mesmo soldou umas coisinhas nos quatro lados da porta, bem rente ao vidro e encaixou dois caninhos de metal comprido e fino onde a cortina corre (1 embaixo e 1 emcima da parte dos vidros da porta). Você pode fazer com tecidos fofos, renda ou liso mesmo! Bom esse é meu pitaco, espero ter te ajudado um pouco! Bom final de semana prolongado! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Amiga eu não sou entendida de decoração, massss eu colocaria cortina curta por causa do sofá, acho que ficaria mais leve, que tal fazer de voil liso e um xale de voil "amassadinho" por cima abrindo e prendendo na lateral da parede (será que consegui explicar? rsrsr).
    Na porta da pra fazer voil preso só nos vidros, eu já tive assim na minha antiga casa, me manda seu email que vou ver se tenho alguma foto pra ti mandar, quem sabe ti dá uma idéia legal, ainda mais que vc. mesma que é prendada pode fazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. eu colocaria uma cortina curta na janela - até pq não adianta ser longa, já que o sofá vai encobrir grande parte dela - e uma daquelas que ficam grudadas na porta em cima e embaixo, só p/ tirar um pouco da claridade, se for caso (por causa da tv).
    e já que vc gosta tanto de crochê, e tem paciência p/ fazer, olha essa: http://elisiane-severo.blogspot.com/2009/06/cortina-para-porta.html

    bj

    ResponderExcluir
  18. Ola Isabel
    Estou acompanhando as modificações e adoraria dar uma passada ai para te ajudar com a rede coração dos seus cantinhos.
    Geralmente as cortinas até o chão são mais elegantes mesmo. Mas, nesse caso em que a sofá fica encostado nessa parede, o melhor seria uma cortina curta mesmo, não se preocupe com a porta. Realmente o ideal seria colocar painel tipo rolo, tem uns de fibra natural que ficariam bem legais ai na sua sala.Mas como você disse que pretende arrancar essa janela e não quer gastar muito,vai minha sugestão:
    Faça uma cortina de voil que custa barato e tem três metros de largura e várias cores para você escolher. Para aumentar o ambiente uma cor clara como o pérola ficaria ótimo, o branco costuma encardir muito com o tempo.
    Faça a cortina com alças do próprio tecido esse é o modelo mais em conta que existe e muito prático na hora de lavar.
    O ideal seria mesmo seria se vc. Pudesse deixar essa parede mais livre.
    bj e bom feriado!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Isabel! Acho que seu caso é parecido com o que está na revista Minha Casa desse mês. Olha a foto no site: http://casa.abril.com.br/materias/salas/minha-casa-renovada-sala-estar-mais-moderna-aconchegante-menos-r-5-mil-580153.shtml
    Eles colocaram uma cortina leve, e afastaram o sofá. Ficou lindo. Eu concordo com os comentários da Selena.
    Bjs e boa sorte com a cortina.

    ResponderExcluir
  20. Oi Bel
    Vim aqui dar meu piteco...rs
    sabe... eu penso assim...lugar pequeno detalhes pequenos...
    e pela foto a parede atrás de seu sofá não é muito grande e do ladinho está a porta né...
    bom...
    olhando a foto eu imaginei uma cortininha de rendão...bem romantica....
    e na porta... o mesmo rendão só que com um detalhe... o seu marido colocaria dois varõezinhos... um em cima e um embaixo... e vc pôe a cortina passando nesses dois varões deixando um pouco franzida ...
    ficaria lindo e o melhor é q a cortina fica só no vão do vidro da porta e presinha ainda!!!!
    aí... de quebra vc fica com bons espaços de parede pra enfeitar....com guirlanda de
    flores...quadros...etc...etc...
    ah... aqui em Campinas existem lojas que vendem retalhos de rendões a preço bem legais... mas o melhor de tudo é a manutenção desses rendões... tenho algumas aqui em casa...eu as lavo e centrifugo e ela já voltam aos seus lugares...perfeito!!!
    Bem minha querida...eis aí minha sugestão...espero q gostes...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  21. oi que tal vc corta a cortina fazendo uma pequena so para a janela, prega alguns fuxicos
    vai dar um novo visual.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Isa

    Eu ia te dar a idéia da persiana...pq tb penso que deixaria o ambiente leve...mas vc é a dona da casa certo. Sugiro cortina curta só na janela mesmo...boa sorte na escolha amiga.

    Bjks!

    ResponderExcluir
  23. Não gosto de cortina urta p/ sala, acho q p/ ozinha e outros lugares fica bom, mais para sala não, aqui em casa tenho ortinas em todos as janelas o que posso te sugerir é o seguinte compre a cortina longa, a grande maioria vende se inteiras, mais existem alguns modelos q são vendidos em 2 peças,use apenas uma peça na janela e aproveite a outra parte em outra janela.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Isabel,

    Também não gosto de persiana.

    Faça sua cortina curta só para a janela, e deixe a porta livre.

    Dê meus parabéns ao seu marido e curta bastante o feriadão com sua família.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi Isabel!! Tudo bem? Muito obrigadaa pelo carinho no meu aniversárioo! E eu colocaria uma cortina comprida e apenas na parte da janela! Acho que a curta não ia ficar mto boa com o sofa na msm parede! Espero ter ajudado! Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Isa querida também concordo com vc prefiro cortinas à persianas, então acho que vc deveria colocar cortinas longas, mesmo que o sofá fique na frente elas são mais bonitas.
    Tenho na minha sala cortinas como essa que vc colocou na foto e são bonitas.
    BJKS DE KARLA***

    ResponderExcluir
  27. em casa tambem e assim e eu coloquei cortina curta e gostei muito do resultado e para a sala nao ficar muito pelada coloquei almofadas e tapete basico.
    E acho legal e acredito que nao fica estranho nao...

    ResponderExcluir
  28. OI

    Adorei o seu blog e sobre a cortina eu afastaria o sofá e colocaria comprida, a curta ou ela vai ficar de qualquer forma presa ao sofá ou vai ficar com o vento em cimas das cabeças de quem esta sentado, sem contar que estéticamente a cortina comprida fica muito linda. Deixo aqui o meu blog onde postei anteriormente um passo a passo de cortina e várias idéias para incrementar ela. beijos e um ótimo feriadão.

    www.decoralli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Cortina curta com o mesmo modelo da foto.
    Penso que vai ficar melhor.
    Bjs comadre.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Isabel!

    Muito obrigada pela visita, adorei!

    Ah, venha sim, é um lugar seguro, e pra quem gosta de plantas como vc, é um pratão cheio, rs

    Eu tb não tenho empregada nem passadeira, o ap onde moramos é bem pequeno, mas meus meninos e meu meninão são bem bagunceiros e eu já não tenho a mesma disposição para tantas faxinas, arrumo casa desde garota.

    Vc está de parabéns, está tudo bem arrumadinho e limpo.

    Sobre a cortina, eu não vejo problema nenhum em cortina curta, principalmente com um sofá junto da janela. Pra que gastar pano à toa? Acho que só serve pra juntar poeira.
    Com certeza, acho que é melhor a cortina ficar só na janela e deixar o vão da porta livre.

    Aqui no ap as cortinas são todas curtas, a do meu quarto era comprida, eu cortei, rs

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  31. Oi Isabel! Tudo bem!?
    Então, não sei bem de que material é feita tua porta, mas será que não é possível colocar o varão preso na porta tanto encima quanto embaixo? Assim a cortina ficaria na porta presa pelas duas extremidades, não atrapalhando em nada a movimentação da porta. Bem, esta é a minha idéia!
    Bjos pra vc!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!