comenta!!

comenta!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Blogs e relações interpessoais

Olá amigos e amigas,

Não se assustem, o título da postagem hoje parece de artigo acadêmico! Mas é que gostaria de fazer uma pequena reflexão com vocês.

Quando surgiu a internet e suas redes sociais, dizia-se que seria o fim das relações humanas físicas, a partir de então as pessoas se isolariam em uma "cápsula virtual", viveriam em um mundo particular, uma cópia da realidade, se esqueceriam de cultivar as amizades, a família, enfim, a convivência com o mundo físico e concreto. Assim, o seu vizinho, seu irmão, sua mãe passaria a estar mais distante de você do que aquele seu amigo que conversa com você pelo MSM e mora do outro lado do mundo.


Em parte, isto pode sim acontecer, o mundo virtual faz parte de nossas vidas cada vez com mais força, mas não podemos nos esquecer de cultivar e manter as relações do mundo real. Todavia, como uma boa ferramenta, cheia de recursos e possibilidades, a internet pode sim proporcionar uma boa interação, a união, uma troca entre as pessoas.



Prova disto são as manifestações de carinho que todos nós recebemos dos amigos conquistados através dos blogs, as correntes de solidariedade, as manifestações de amizade. As trocas de correspondências de papel, como as cartas pessoais, podem ter diminuído, mas os correios com certeza estão tendo mais trabalho com o envio de presentes para lá e para cá, isto é um fenômeno claro para mim, pelo que percebo nos blogs.


Mais uma vez recebi uma manifestação de carinho de uma pessoa que nunca vi na vida, que mora longe de mim, não sei nada sobre ela, só o que leio no blog dela! Um dia ela entrou nos meus coments e disse, vou te enviar um presente! Assim, do nada. Ela simpatizou comigo e com o blog e resolveu me agradar. E não é a primeira vez que isto acontece comigo; e eu também já fiz isto, da forma mais espontânea possível.

A querida Mara, do blog Sonhos e Conquistas, me enviou um lindo presente.

A caixinha com a surpresa e a prova concreta de que o mundo virtual pode interagir muito bem com o mundo real:





Junto com um cartãozinho muito fofo, ela me enviou um trio de esculturas em forma de máscaras, muito lindas, originárias do Peru (que chic!):




E duas cartelas com lindos adesivos de frutas. Claro que minha filha se apossou de uma delas, pois as frutinhas são muito lindinhas:




(Assim que tiver um tempinho, vou colocá-las na minha geladeira,
acho que seria o lugar ideal para elas)


Aí foi o momento de quebrar a cabeça para achar um cantinho para as lindas esculturas. O local escolhido, por enquanto, pois posso mudar de ideia, foi ao lado da estante de TV, indo para o corredor dos quartos. Sempre que passamos por ali vemos as máscaras:







Veja de pertinho na parede:





Então, será que posicionei certinho as máscaras? Estou pensando em colocar um complemento perto delas que faça menção aos costumes e cultura desta região (um poster de Machu Picchu por exemplo), estou achando elas muito sozinhas. O que acham? Neste lugar ficou bom?


Beijocas e um bom final de semana para todo mundo!!

23 comentários:

  1. lindas máscaras! e da cor que vc gosta, né?

    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel,
    Como esse mundo virtual é bom, fazemos tantas amizades não é mesmo, pessoas que nem conhecemos e que se importam com a gente, isso é prova do seu carinho com o blog e com as pessoas que passam por aqui.
    Parabéns pelos presentes, acho que ficaram bem nesse lugar que escolheu.E ainda são azul , vc quase nem gosta de azul né? rsrsrs

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel, obrigada pelo apoio, tenho visto tudo que fez por aqui embora algumas vezes nao tenha comentado por falta de tempo , de net que funcioneeeee hehhee. Enfim, nao te abandono rsss. Amei essas mascaras , minha filha mais velha gosta muito tb e sempre que viajo e vejo algo diferente trago pra ela, ou fotografo pra ela tentar copiar kkk,se é muito cara e nao posso dar.
    Como as amizades do mundo real sao importantes na vida da gente, nao vivo mais sem vcs rsss. Bjs Leila

    ResponderExcluir
  4. Olá Isabel
    Esse mundo virtual é estranho mesmo,mas ao mesmo tempo tão gratificante
    Tenho muito pouco tempo de blog mas aprendi que existe pessoas iguais a mim e a vc
    Tantas pessoas me ajudaram na fase dificil pela qual passando na vida,muitas me disseram o que jamais uma amiga real me falou
    Quando te encontrei e passei a te seguir,achei vc cativante,meiga
    que já até copiei umas idéias suas "DESCULPA AI MAS É VERDADE"
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Isabel! O mundo virtual acaba aproximando amizades reais!! Lindos presentes!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  6. Assim... primeiro queria falar que fiquei com ciúmes pq vc puxou mais saco dessa amiga do que de mim.
    Depois, eu até entendo, pq o presente dela é internacional e o meu, um pobre presentinho confeccionado por mim mesma que não artista plástica nem nada. Sofro mas entendo.

    Agora, sem dramas. Vc tá lá no meu sorteio, seu nome tá lá no post e nem podia ser diferente.

    A minha filha tem 9 anos mas parece q tem 12 de tão grande esperta. Tem hora que até eu esqueço que ela é criança.

    Beijinhos e apesar de tudo, eu continuo agarradinha aqui com vc. Além do que nós gostamos de azul, nosso guarda roupa são quase iguais, nossas "pastilhas são gemeas"....

    ResponderExcluir
  7. As máscaras são lindas!! Mais lindo ainda foi a atitude dessa pessoa. Um gesto puro de carinho.
    A minha melhor conheci na net pelo orkut. Ela é uma grande e preciosa amiga que AMO muito mesmo. Mora aqui na minha cidade e nos vemos bastante.
    Fazer amigos é fácil, alguém já disse, preserva-los é uma arte.
    Deus abençoe essa amizade e que ambas sejam benção uma para a outra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Izabel sem dúvida a gente faz gdes conquistas e realmente com pessoas que nem conhecemos, o presente foi mercido!!! Agora as máscaras são lindíssimas e de muito bom gosto adore!! Parabéns, bjsss

    ResponderExcluir
  9. ISABEL, VC ME FEZ CHORAR VIU! CADA DIA EU APRENDE MAIS COM TODAS DO MUNDO BLOG . ESSE CARINHO NÃO TEM EXPLICAÇÃO, SÓ SEI QUE É PARA POUCOS OU AQUELES QUE PERMITE ESSE TIPO DE AMIZADE. MUITOS, MUITOS BJS MARA

    ResponderExcluir
  10. Esse mundo virtual é bem real , não?
    gostei das máscaras...
    Abraços!...

    ResponderExcluir
  11. Oi Isabel!
    Você tem toda razão, esse mundo virtual de frio não tem nada, pelo menos para nós blogueiras que conseguimos cativar com palavras sinceras e um blog sempre atualizado com dedicação e carinho...é muito bom receber carinho seja através de palavras, mimos, ou de presentinhos que o Correios nos entrega de pessoas que nunca vimos pessoalmente mais que nos acompanham e estão sempre nas nossas páginas, eu amo tudo isso ,encontrei pessoas maravilhosas e você é uma delas!
    As máscaras se destacaram nessa parede branca, amei!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabel, computador vicia viu, aqui em casa minhas crianças tem horário para ficar aqui, porque se não for assim elas acabam se isolando um pouco do restante da família, mas se você tiver controle é um mundo maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. oi, Isabel, obrigada pelo carinho lá no meu blog, seu post de hj é uma verdade...como pode esse mundo virtual se tornar por vzs tão real e significativo não é?
    bjocas...e adorei o presente!

    ResponderExcluir
  14. Que lindas máscaras, Isabel!
    Carinho e amizade não mede distância. Lindo presente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Adoro seu blog,no mundo virtual partilhamos os mesmos sonhos.E tão legal ver vc com idéias e jeitinho,conseguindo realiza-los.Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  16. O mundo virtual é muito bom, claro que poderia ter uma ferramenta para nos deixar mais próximos das pessoas. E é com o nosso esforço que isso se torna real!!!!!
    Tudo precisa ter um equilibrio... né?

    Beijinhos,
    Lina

    ResponderExcluir
  17. Isa querida sabe o que acontece com vc???
    É que é difícil não gostar de vc e do seu Blog,vc nos convida a participar de sua vida de uma maneira que nos sentimos todas como sua visinha de rua. E por essa razão querida vc é amada por todas nós!
    BJKS DE KARLA E FIM DE SEMANA ABENÇOADO!

    ResponderExcluir
  18. Noooooossa como é bom ganhar presentes! Querida passeando pelos blogs encontrei o seu e adorei a sua maneira simples de escrever e decorações possíveis. Muito legal, já estou te seguindo. Passa lá no meu cantinho. Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi linda

    Vim te visitar antes de viajar,vou dar uma voltinha com minha pequenina familia e já volto,não esqueci do que prometi,mas parece que não consigo fazer as coisas funcionarem enquanto o marido não chega para me ajudar(lembra,ele e piloto).
    Quanto as pessoas simpatizarem com voçê,isto e um fato....voçê passa uma energia muito positiva,e uma pessoa que se mostra simples,mas de muito bom gosto,e muito fácil a gente gostar de voçê...voçê e um pontinho de luz na escuridão...e uma pessoa que fala a verdade...assim...de forma mais singela e pura possivel.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  20. Isabel,

    que lindo o presente!
    Vc é uma pessoal especial, a gente vê mesmo "de longe", já te disse isso!
    E a Mara, conheci a pouco,tbm é uma pessoa muito generosa, uma benção!

    Em menos de 3 meses já tive experiências maravilhosas aqui na blogosfera e feito muitas amizades!

    Podemos marcar um encontro de blogueiras aqui da nossa região...uma confraternização!
    Vc já teve essa experiência?!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Isabel, há muito tempo acompanho o seu blog, fico muito feliz com as suas conquista, e como eu "participo" da sua vida, nem que seja como torcedora! rsrsrrs gostaria que vc participasse um pouquinho da minha, pode ser? não sei se aqui, no seu blog, é o melhor lugar para isso, mas preciso desabafar, e depois que eu li esse seu post sobre blogs e relações interpessoais eu não me aguentei e preciso escrever, bom tenho 25 anos, sou noiva, e estou no 6º período de Direito, com muita luta e uma ajuda de Deus! já faz uns 7,8 anos que eu trabalho pra ter as minhas coisa e dar um help lá em casa, ainda moro com aminha mãe, e agora trabalho só para pagar a faculdade, que me consome muuuuito, tanto financeira como fisica e psicologicamente, é realmente muuuito puxado pra mim, pois acordo umas 5 e 15 e vou dormir lá pela 1 da manha, e não paro o dia inteiro, eu amo muito a profissão que eu escolhi, mas acho que estou cansada, sabe antes eu fazia dois estágios (quase um milagre)pra pagar a facul, agora, isso já faz uns 2 meses e meio, eu consegui ser efetivada em uma indústria da capital Paranaense (onde eu moro e onde nasci), sabe, tenho até vergonha de me lamentar, sei que tem muita gente numa condição bem pior que a minha, não me sobra nenhum tostão furado, mas Graças a Deus estou pagando a minha faculdade, com alguns meses atrasado´s, mas lá estou eu no 6º período, e eu nem achei que ia conseguir! mas minha amiga (posso te chamar de amiga né) às vezes eu tenho vontade de jogar tudo pro alto, como diz aqui a boca suja: "tocar o f...!!" e virar do lar! ficar em casa fazendo as minha pinturinhas e os meus bordados, coisas que eu adoro fazer mas não tenho mais tempo, acredita que já faz uns 8 meses que eu estou bordando a mesma toalha de rosto para o meu enxoval, sempre que eu tenho um tempo livre tenho que estudar, fazer alguma coisa pra minha mãe e é claro dar uma atenção ao noivo amado!!! e sabe, não tenho coragem de fazer isso, porque eu preciso pagar a facul, minha mãe não tem condições, tadinha, com a aposentadoria dela ela já paga o aluguel e sustenta eu e meu irmão caçula, e como eu disse, eu sou noiva, então tenho um casamento pra realizar, uma casa pra compra e um enxoval pra montar, não posso deixar o noivo na mão...então aaaaai que agonia, sabe eu gosto do que eu faço, sou muito valorizada aqui no meu trabalho, tanto que a vaga que eu ocupa era para estágio, mas eles gostaram tanto do meu curículo que me efetivaram já de cara! isso é muito bom na minha área, nem me formei e já tenho um emprego, com um salário bem legal pra quem tem a minha formação, pena que a facul consome tudinho, mas não tenho do que reclamar, e não sei, mesmo assim eu tenho uma vontade de ficar em casa, cuidar da casa, do marido, da minha gata... afff amiga, deculpa encher a sua cabeça com o meu desabafo, mas e aí? o que vc acha??? sabe, não se preocupe, deprimida eu sei que eu não estou, minha mãe tem depressao e eu sei bem a m.. que é, eu até sou uma pessoa muito animada, muita gente gosta de mim aqui e na facul, tenho uma facilidade de me adequar e de fazer amigos, e sem contar nos meus finais de semana, eu me realizo com o noivo, temos um realacionamento MARAVILHOSO! não vemos a hora de casar... mas sinceramente não sei o que fazer com esta dona de casa que me aflora, principalmente nas segundas feiras que eu tenho que acordar cedo! rsrsrsrsrsrsr muito obrigada Isabel do Céu! rsrsrsrsrsr Obrigada pelo espaço! um bju bem grande desta que te admira muuuito!

    ResponderExcluir
  22. Olá Isabel!
    lindo o gesto da sua amiga virtual e gostei muito das máscaras, amo coisas relacionadas a culturas diferentes. Estou querendo fazer para mim, duas máscaras africanas para incrementar ainda mais minha decoração. essa idéia das peruanas são ótimas. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Bel, já descobri o que acontece com meus coments, não só aqui, mas em qualquer blog. Meu explorer estava dando um erro (sei lá do que, coisa pra técnico), mas invés de enviar o comentário, ele fechava a janela e entrava no erro, daí não postava. Bem, resolvido!
    Nossa, adorei seu texto, emocionante!!
    Esse mundo que chamamos VIRTUAL pode nos trazer muita coisa boa REAL: Estou hoje casada e MUITO FELIZ com Carlos e nos conhecemos no mundo virtual! Pode?! - Claro que na vida temos que fazer as coisas acontecerem e cultivar, doar carinho, amor, afeto e amizade (mesmo que virtual) faz parte de nossa relação com os outros que queremos manter em nosso coração!
    "VOCÊ É RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS".
    E você é uma pessoinha mais que especial, merece todo carinho do mundo!
    Lindo presente!! Está ótimo na parede sozinhas mesmo, destaca bem as peças!
    Bjuuuu

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!