comenta!!

comenta!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fogões a lenha

Olá queridas amigas e amigos!!!

Que saudades! Depois de 4 dias de descanso estou de volta!

Muito obrigada pelas mensagens carinhosas!! Confesso que fiquei receosa em mostrar meu cantinho tão simplezinho, não tenho muito jeito para decorar, me sinto muito insegura. Tenho que arranjar o local umas mil vezes, por e colocar as coisas no lugar umas trezentas, para ver se fica bom. E vai que aparece algum anônimo desalmado e sem coração e critica minha casinha? Aceito críticas ,claro, mas as críticas construtivas, e ditas com jeitinho, né?
Mas acho que a maioria de nós, amadoras no mundo da decoração, deve passar por isto. Depois que vi as mensagens de carinho de vocês fiquei muito feliz.


Vamos continuar sonhando?


Em relação ao fogão de lenha, eu gostaria de mandar construir um, com revestimento em cimento queimado, igualzinho é feito na roça. Mas acontece que fica muito mais caro, por causa da mão de obra. Então, por enquanto, optamos em colocar um fogão de lenha esmaltado ou de ferro fundido. É mais prático e mais barato. Já conversei com amigas que têm um desses em casa e dizem que é muito bom, basta ter cuidado com a saída da fumaça.
Alguns modelos que tenho em mente:

Esse aqui é da casa da nossa amiga Lu (de novo estou usando a imagem viu, Lu?) e foi ela quem me disse que não teve problema algum com este modelo.



Outro esmaltado lindinho!



De ferro fundido também é uma bonita opção:








Agora esse aqui me arranca suspiros e mais suspiros... Lindo, com este acabamento vermelhinho...




Mais fogões bem bacanas:







Imagina um friozinho lá fora, o calorzinho gostoso deste fogão, uma comidinha bem gostosa e quentinha, até o sabor da comida fica diferente.


Para acompanhar, lindas panelas:

De pedra sabão:






de barro:








Um caldeirãozinho para sempre ter água quente no fogo (sabe, para umas poções mágicas...)



Colheres de pau:





Um lindo bule de ágata, para servir aquele café quentinho:




Acompanhado de uma deliciosa broa de fubá:


Hum.... é tudo que quero nestas férias...

Meninas, vou agora visitar vocês e me atualizar com tudo! Beijos e tenham uma ótima semana!

28 comentários:

  1. Oi Isabel,
    como foi de feriadão?
    Tudo bem?
    Lindos os fogões...amei o da segunda foto.
    Sua cozinha, com certeza, vai ficar um charme com o fogão a lenha e as lindas panelas...depois é só saborear as delícias...
    Boa semana.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Ai ai, vendo o meu fogão ai, percebo que faz tanto tempo que não faço uma comidinha nele!
    rsrs
    Amei todoooooos...um mais charmoso que o outro!
    Tenho certeza que em breve vc estará mostrando o seu!
    Bjocas no coração!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel tbm adoro esses fogões.Minha vozinha tinha um igual o da última foto,bons tempos aqueles.
    Tbm quero um esmaltado parecido com o da Lú.
    Uma boa semana!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Isabel, o nosso já está construído, já tem pastilhas azuis, mas falta revestir com os tijolos refratários e como temos mil prioridades, isso só vai acontecer no ano que vem (mas tá pertinho, né?). Guenta aí, que logo, logo o seu tá pronto pras delícias que vc vai preparar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabel! Adorei os bules, os fogões e o bolo...Hehehehe...Li seu post sobre o seu canto e você é abençoada por ter essa luminosidade natural na sua cozinha...E sua casa é sua casa, seu canto e sinta-se orgulhosa dele... Sua casa é linda, é sua, pelo que vi até agora tem uma energia ótima! Sempre bom ter frutas ou flores na mesa para representar fartura e bênçãos ;-) Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor!!!
    Olha só, independentemente do fogão que vc for escolher, aqui vão duas dicas para vc observar:
    1. Tampa: Inverno dura pouco e com tampa, vc só passa um pano.
    2. Segurança: aquela volta que alguns têm, com um braço cromado é para que ninguém encoste direto ( principlamente crianças) na chapa. Fora que ali, vc coloca o pano de prato, que seca rapidinho. Mas não faça isso com as roupas - ficam defumadas..rsss.
    Boa sorte com seu fogão lindo.
    Ah, essa é boa hora de comprar, porque está fora da etação e o preço cai.
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Aiii que tuudooo !!! Essa combinação é ótima , fogão à lenha , cafézinho no bule e o bolinho , hummm ... até sinto o cheirinho ... Tbm quero , hehehe ... Adorei Isabel , o vermelhinho é mesmo imbatível !!!
    Bjuss querida*

    ResponderExcluir
  8. oi Isabel.., vc é um doce de pessoa, é muito gentil comigo...agradeço muito ter tido a oportunidade de encontrar uma pessoa tão ¨gente fina¨ ( como diz meu filho )seus comentários são muito esperados e me sinto feliz qdo os leio....e qto o seu fogão a lenha, ele esta chegando e do jeitinho que vc quer..pq qdo a gente quer muito a gente consegue...e vc é uma pessoa merecedora.
    beijos e votem na Isabel...rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Separa o vermelhinho pra mim !!! rsrs
    Não esqueça que sua casa reflete você...se uma é feliz..a outra tb é....e daí por diante !!! Não deixe de nos mostrar nada viu !!!
    Beijim

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor!!! Obrigado pelo seu recadinho lá no meu blog!!! Agora vamos combinar...AMEEEEEEEEEI esse fogão com revestimento vermelho!!!
    Dá até dó de usar... rsrsrs
    Beijooooo

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Agradeço sua visita no meu blog, viu!!!
    Acho q somos meio parecidas tb quero muito um fogão a lenha e junto quero a churrasqueira e o forno de pizza tb. Mora em uma casa e o quintal tem espaço suficiente pra isso. Tinhamos idéia de fazer no início do ano mas devido a volatilidade do dolar q afeta nossos negócios dirtamente termos q adiar nosso sonho...mas enquanto isso vou curtindo seus post e imaginando o meu tb.
    BJOKAS mil.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ô mulher prendada essa. Eu ainda apanho do fogão mas estou gostando das coisas que ando aprendendo! Os fogoes sao liiiindos... todos eles. Espero que seu sonho se realize logo logo.

    Beijos querida Isabel

    ResponderExcluir
  13. Oi Isabel lindas imagens do fogão a lenha, quem sabe quando eu tiver uma casa maior ter tbm um fogão a lenha, vc está me inspirando!!
    Gostei da segunda foto e o do fogão vermelho lindos...
    Tbm gostei dos outros acessorios para formar uma cozinha da fazenda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Isabel, está é a segunda vez que comento no seu blog e faço com prazer porque vc posta coisas legais e é bastante sincera e transparente nas suas postagens...quanto aos fogões, são todos lindos e me lembra o de minha sogra ( no meu blog de cozinha tem uma postagem com a foto dele, em junho comi bastante milho colhido na hora e assado na brasa do fogão a lenha, muito bom...coisas que só encontro na roça mesmo, quando vamos no sitio dela. Na hora certa vc terá o seu, tudo tem seu tempo e hora se desejamos com fé.
    Beijos.
    Ah falta vc conhecer meu blog de decoração, passa lá...

    ResponderExcluir
  15. Uma vez eu fui num restaurante ai em BH que tinha um fogao enorme com as comidas ao redor...
    tava vendo teu post e lembrando disso...
    eu, sinceramente, nem me interesso muito por isso de cozinha....rs...acho que pq nao gosto de cozinhar, mas tenho que reconhecer que os fogoes sao um charme a parte.
    um beijao...

    ResponderExcluir
  16. Ai,que tortura... eu trabalhando (aqui tá um frio!) e agora pensando nesse bolinho, com um café, amigos reunidos em volta do fogão à lenha...
    Que saudade de um bom café e de bolo de fubá!!
    Beijos, Isabel!

    ResponderExcluir
  17. Se pudesse também teria um fogão a lenha bem rústico, mas como não tenho espaço, então fica na saudade.
    Você comentou no meu blog que a sua filhota acredita em Papai Noel, a minha também e ela vai ganhar "dele" uma bicicleta. O mundo encantado é mesmo maravilhoso e as nossas pequenas merecem viver esse momento...

    ResponderExcluir
  18. Oi Izabel
    Sua casa e preferências são muito parecidas com a minha.
    Estive fora por algun dias e tava morrendo de saudades de voces, por isso não apareci aqui antes.
    Adorei o post sobre os fogões de lenha, como você já sabe eu tenho um. Uma coisa engraçada aconteceu quando da primeira vez q tentei usá-lo - Não conseguia de jeito nenhum ascender e muito menos manter a chama. Meu marido saiu e quando voltou 5 horas depois eu ainda tava brigando com o fogão. Aprendi, mas sofri muito viu!!!
    A comida fica mesmo com outro sabor, e no inverno ainda faz função de lareira. Uma dilicia!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi isabel tudo bem... gostaria de saber onde encontro um fogao desses para comprar ja procurei aqui na internet e nao encontrei... se puder me ajudar meu e mal é pampulhabh_7@hotmail.com um grande abraco

    ResponderExcluir
  20. Oi isabel tudo bem... gostaria de saber onde encontro um fogao desses para comprar ja procurei aqui na internet e nao encontrei... se puder me ajudar meu e mal é pampulhabh_7@hotmail.com um grande abraco

    ResponderExcluir
  21. Olá!!
    Muito legal seu blog.
    Tb gosto de fogões a lenha.Adorei esses que vc postou.
    até mais
    bjão

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu blog!Ele me ajudou muito na minha pesquisa.
    Também é meu sonho ter um fogão a lenha,já morei na região rural,adoro um fogão á lenha.Já que que não posso ter um aqui na cidade resolvi fazer um em miniatura!
    Obs.:Utilizei algumas fotos do seu blog...,não me processe!Vou preserva-las como lembrança da roça.
    Muito obrigado!
    Visite meu blog :
    http://itaarte.blogspot.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. boa noite ISABEL AO VISITAR SITES SOBRE FOGÃO A LENHA PODE VER QUE VC PODERIA ME AJUDAR,O MEU FOGÃO ESTÁ ME RETORNANDO A FUMAÇA O MESMO FOI CONSTRUIDO AO LADO DA CHURRASQUIRA O CANO DELE SAI POR TRÁS UNS 20CM SOBE ATÉ 2MT E ENTRA NO CANO DA CHURRASQUEIRA NUM ALGULO DE 45GRAUS, GOSTARIA DE SABER SE O CORRETO SERIA O CANO
    SAIR RENTE AO DA CHURRASQUEIRA PARA CIMA DO TELHADO,UM ABRAÇO AGUARDO RESPOSTA, andreconrado41@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. oi amiga tambem estou procurando o esmaltado e amei a sua alegria espero que voce seja sempre realizada em tudo deus abençoe um beijo pra você bianca mongagua brasil litoral

    ResponderExcluir
  25. Meussssss Deusesssss!!!que lindezassssssssss,minha'alma deu pulinhos de alegria ao ver essas lindas imagens dos fogões,bules etc... lindo d+++++++++

    ResponderExcluir
  26. Oi!

    Gostaria de saber onde encontrar estas fogões, tanto o esmaltado quanto o de ferro fundido. Você podeira me ajudar?
    Obrigada, Rosana

    ResponderExcluir
  27. Oiiii!!!
    Estou pensando em colocar um fogão a lenha esmaltado em casa e gostaria de saber se é bom, se vc gostou.

    Grata
    Elisabete
    email elizabetelucas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi!

    Estou pensando em colocar um fogão a lenha esmaltado em casa, gostaria de saber se é bom, se vc gostou.
    Grata
    Elisabete
    email elizabetelucas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!