comenta!!

comenta!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Brilhantina, almofadas e luminárias.

Olá amigos e amigas,


Descobri o nome da minha plantinha. Fiz uma pesquisa na internet em um site e por sorte não demorou a achar uma foto:



O nome cientifico é Pilea Microphylla, conhecida popularmente como Brilhantina, Dinheirinho, planta-artilheira, entre outros.

Descrição: Planta herbácea perene muito ramificada de altura até 0,30 m, formando moitas arredondadas de forma irregular superior a 40 cm de diâmetro. As folhas são a parte mais ornamental da planta, pequeninas, arredondadas e parecem suculentas, de cor verde-clara brilhante. As flores são tão pequenas que passam despercebidas, pois nascem na axila das folhas. Esta planta tem flores femininas e masculinas, sendo que estas ao amadurecerem explodem literalmente, jogando para o ar uma nuvem de pólen para a fertilização das flores femininas, daí o nome singular de planta-artilheira, nome por que é conhecida na América do Norte.



Aprecia humidade e luminosidade, embora o sol direto na parte da tarde costuma inibir seu crescimento. Apresenta sua plenitude em locais à meia sombra, sem pisoteio, onde possa se desenvolver.


Paisagismo: É uma planta que usou-se muito no paisagismo de jardins antigos e que passou por longo tempo esquecida. Trazida de novo à ativa, tem aparecido em jardins de grande porte, com muita sombra, sob árvores e parece ter voltado para ficar. Sua cor verde-clara brilhante dá a nota vivaz a maciços verdes ou de folhas variegadas, equilibrando e unindo.
Seja em bordas de canteiros, extensões sob árvores ou mesmo em vasos, fica bonita de qualquer modo e não pode ser dispensada.




Detalhe da minha plantinha:




Simone e Viviane, vocês acertaram o nome da planta! Muito bem sabidas!


Mudando de pato pra ganço, ainda estou mexendo na decoração da minha sala de TV. Conforme expliquei no primeiro post que fiz sobre a sala reformada, tinham uns detalhes que ainda não estavam adequados, como as almofadas, a capa do sofá. Mas aos pouquinhos vou fazendo as mudanças necessárias, não é fácil " decorar" com um orçamento apertado!


Ontem troquei as capas de algumas almofadas:




As capas mais escuras estavam guardadas e me lembrei delas. As almofadas claras, com capas feitas de crochê, são as mesmas que estavam nas cadeiras da salinha de jantar. Achei que ficou mais harmonioso assim, embora um tanto apagadinhas... Por enquanto vão ficando estas mesmas.


Providenciei uma luminária de canto para esta sala. Comprei a cúpula e meu marido fez a estrutura com bambu. Ela foi feita para ficar na outra salinha, que tem móveis de bambu. Resolvi pintar a base de branco, apliquei umas miçangas na borda da cúpula e trouxe ela para a sala de TV.




Esqueci de tirar uma foto dela para vocês verem de pertinho. Aqui dá para ver, mais ou menos, como ela era antes, quando ficava na outra sala. O tecido da cúpula é um xadrezinho marrom, sobra do forro da minha cristaleira.


Ela vai ficar na sala provisoriamente. Tenho vontade de comprar uma cúpula e uma base de MDF e fazer uma luminária em estilo provençal. Como as lindas luminárias da Martina, do blog Cioccolato:





Me aguardem!

Beijos a todos, tenham uma ótima quarta-feira!

Obs.: Gostou? Muito Obrigada! Se não gostou, comente com educação! Comentários grosseiros serão retirados do blog.

(caros leitores assíduos do blog, desculpe esta mensagem um tanto ríspida, mas tive uma chateaçãozinha (inha mesmo!) com comentários maldosos. Foi a forma que achei de mostrar minha indignação com um certo " leitor!" Eu não gostaria de ter que submeter todos os comentários a uma aprovação prévia. Mas se vocês, meus verdadeiros leitores, se sentirem ofendidos, me avisem que não mais divulgarei esta mensagem. )

46 comentários:

  1. Olá Isabel
    Criatividade e bom gosto é com vc mesma!!!Parabéns!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Oi gatiiinha...
    A plantinha parece que tem um tipo de sementinha (a folha é "cheinha", parece). Bonitinha...
    O abajour ficou um luxo!!! Vc é fogo né mujer! E a idéia de fazer uma cupula daquela em MDF... Caraca, deve dar trabalho, heim?!?
    Mas o resultado é pra lá de lindo! ;)

    Gata, quanto aos comentários... Quem tem que se incomodar é o povo sem noção, neam? Como tem gente mala nesse mundo, fala sério!
    Affeeee...

    Bjocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Querida!
    Obrigada por me apoiar na campanha...rsrs!
    Essa cúpula provençal é linda, amiga!
    Quando puder faça sim, e me mostre! hehehe...

    Acho que vc não pegou pesado não, o comentário mal educado é que foi mais que ridículo...uma coisa é não concordar, outra coisa é ser grosseiro!

    Tá super apoiada!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. oie Belllll

    bom dia

    sua sala ta ficando lindaaa mesmo
    encima do sofá que ta com as almofadinhas nao tem nenhum quadro nao? mas ta lindooo
    to de mudança se tudo der certo na semana que vem vamos que vamosss kkkkkkkkkk

    depois tiro fotinhas da casa nova ta

    ResponderExcluir
  5. Isabel, eu não me importo não, pode deixar ai o recadinho até uq eo mal educado s etoque e não comente se não gostou.
    Quanto as almofadas acho que assim que vc puder dá uma clareada nelascom um bordado em cores mais vivas nas escuras , pra dar mais vida ao ambiente , o seu sofá é escuro e com as almofadas escuras acho que fica meio apagado. A luminária tb gostei da pintura em branco. A cupula em provençal é um sonho de linda e ai acho que encontra bem facil nao deve custar muito não.
    A planta tá linda !!
    bjs e bom dia pra vc !!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Esta plantinha o dinheirinho lembra minha infância, minha mãe tinha uma lindíssima... e eu tinha os costume de "roubar" um galinho para fazer comidinha para as bonecas hahahaha... época boa!!!!
    Amiga ta certo, se tem gente mal educada é isso mesmo... tens mais é que por o recadinho sim.
    Beijussssssss
    Si♥

    ResponderExcluir
  7. Isabel,
    adorei a decoração da sua casa...linda!!!
    Não ligue para os comentários das pessoas sem noção...
    Beijo:)

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabel,não me incomodo, com seu recadinho não, ele serve sempre para as pessoas que não respeita os gosto que cada um tem o seu, mas ser groseiro é melhor nem comentar, né.olha querida suas amofadas são lindas, só que eu colocaria mais cor nela,e essa cupula é realmente bela, vai valer á pena faze-la.Vc muito perseverante,corajosa vai conseguir..
    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Que foto linda essa do abajur com a luz acessa.

    ResponderExcluir
  10. Que foto linda essa do abajur com a luz acessa.

    ResponderExcluir
  11. eu tenho, faz muito bem ter em casa amiga, essa semana vou publicar as fotinhos no blog para vc ver..bjs bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Bel você tem razão mesmo fazendo uma decoração alternativa com a grana restrita é difícil, parece que o negócio não anda...
    As almofadas de crochê são lindas, vc que fez?!

    Ah, e quanto aos comentários nem dá bola, infelizmente a internet tem dessas coisas :(

    ResponderExcluir
  13. aqui em casa tem essa plantinha. Eu sempre conheci por dinheirinho em penca e mi nha mae diz que se ela está bonita é pq o bolso está cheio rs e se ela ficar feita é porque tem muito olho gordo por perto. Ultimamente a minha está mais pra segunda opçao rs

    bjks

    ResponderExcluir
  14. Adorei o abajur....

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Isabel!

    Falei de você lá em casa, num post sobre fogão a lenha.
    O de cimento queimado vermelho também é meu favorito.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Bel gosteidas cores , só penso que precisa dar uma alegradinha, talves porque a foto esteja um pouco escura que da esta impressão, mas tente alegrar um coico com alguma aor mais clara, ok.
    Marrom combina com turqueza, rosa, verde, e outras tantas e até com um florido bem bacana, assim que puder tente, bjss.
    E desconsidere os palpites se não gostar, ok.

    ResponderExcluir
  17. OI ISABEL, ADOREI SEU BLOG...E ESTOU TE SEGUINDO...NÃO QUERO PERDER NEM UMA DICA SUA, POIS SEU BLOG TRAS SOLUÇÕES PRÁTICAS E MUITO FÁCEIS DA GENTE FAZER ME CASA, E O QUE É MELHOR DENTRO DAS NOSSAS POSSIBILIDADES. BJKS E PARABÉNS ADOREI TUDO!!!!!!!
    ESPERO UMA VISITINHA SUA NO MEU CANTINHO....

    ResponderExcluir
  18. olá, Isabel Cristina
    essa plantinha me lembra a casa da avó, a infância, ela tinha a brilhantina em vasos e no jardim - sempre verdinha, lindinha!
    as mudanças estão ficando ótimas - luz de abajur é muito romântica!
    bjkinhas,

    ResponderExcluir
  19. Essa ultima me encantou muito...

    Beijinhos

    http://www.cabiveiseincabiveis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Isabel, ai eu queria tanto ver a luminária mais de perto, acho que ela ficou linda!!
    E tb achei que ficou um pouco apagadinho, já pensou em colocar uma manta clara sobre um braço do sofá?!

    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  21. Comadreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
    Planta um mudinha pramim viu, em um vaso igual aquele que o seu sinhôzinho me deu.Pego quando for ai.
    E a lista heim, só aumentando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oii Isabel, linda sua plantinha, e as outras que tem postado tb!
    Já acompanho o seus dois blogs, e vc é mto criativa...qdo tiver um tempinho dá uma olhada no meu blog tb, vou adorar receber sua visita!!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  23. Oii Isabel, linda sua plantinha, e as outras que tem postado tb!
    Já acompanho o seus dois blogs, e vc é mto criativa...qdo tiver um tempinho dá uma olhada no meu blog tb, vou adorar receber sua visita!!!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  24. Ah! Então a danada da planta se chama brilhantina?! :D

    Ai, ai... fico daqui lembrando que acho o máximo abajour na sala. Sempre quis uma, mas colocar uma mesa de canta aqui em casa não seria uma boa ideia, e já me conformei que não tem outro jeito... humpf! :(

    Ah! Sobre a mensagem no final do post, confesso que a primeira parte dá um susto... kkkk... mas depois a segunda parte explica a razão de você falar daquele jeito, aí fica tudo ajeitado... ;)

    ResponderExcluir
  25. Isabel...não se importe com essa pessoa que não sabe o que diz. Seu blog é lindo, tem vida, alem de uma linguagem simples e com postagens que mostra o real dentro das possibilidades. Sou sua fã. rsrsrsrs

    Vc é uma pessoa de grande sensibilidade. Continue assim.

    Sobre a plantinha me lembro de ter visto so na minha infancia, depois sumiu... A sua ta linda e muito bem cuidada.

    Beijos Karla.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da descrição do blog! é bem assim mesmo a gente que não casa, só junta num ganha presente nenhum, tem que comprar tudo aos pouquinhos. Ma não me arrependo nem um segundo!
    Amei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Isabel, minha mãe queria trocar o sofá mas não vai dar coitadinha $$$ sugeri a ela a idéia da capa, afinal o sofá já está bem surradinho, mereceria uma roupinha nova! Vou aproveitar e vou trocar os asssentos da cadeira para combinar! Mas vai ter q ser nas férias pq agora estou na correria sem fim!
    Mas queria te dizer q a cupula de mdf é uma boa pedida!! sem contar q vc sabe pintar como ninguém, e assim fica baratinho para vc tb!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Isabel, que bom que gostaram de minha casa, realmente ela é pequena 87m², morava em um apartamento com o dobro do tamanho, aí já viu o reboliço que fiz em minha vida...rsrsrsrs. Agora com o atelie em uso, pois ainda não está promto, ficou mais fácil. Quanto ao jardim também gosto bastante, usei grama esmeralda e não a indico, cresce rápido e onde pega sobra não desenvolve, quase morro a aparar toda semana...rsrsrsrs
    Também curto e leio bastante o seu Casa de Juntados e vez por outras dou uma espiada nos outros... gosto muito.
    Abraço e sorte em todas as suas investidas(Sempre).

    ResponderExcluir
  29. Ops... voltei!
    Brilhantina era a plantinha preferida do meu avô. O velho alemão tinha canteiros enormes delas.
    bj.

    ResponderExcluir
  30. Ei Bel, como sempre...cuidadosa e arteira hein???
    Tô gostando de tudo!!!
    Amiga, tá rolando uma promoçãozinha básica pelas bandas lá de casa!!!
    Te espero!
    Bjkas da Jô

    ResponderExcluir
  31. Oi Isabel, sua historinha tem uma pontinha parecida com a minha, também sou "juntada" , so que venho de outro casamento, mas tambem tenho uma lutinha grande...ufa! Adorei seu blog e seu recado foi mais que merecido para esse visitante mal educado.
    To te seguindo agora
    Bjo

    ResponderExcluir
  32. Isabel!
    Que linda a plantinha... é incrível sempre que venho aqui aprendo alguma coisa nova!!
    (risos) Por isso que volto sempre!
    beijo beijo
    Tri

    ResponderExcluir
  33. QUERIDA ISABEL,
    VIM AGRADECER SUA EXPLICAÇÃO, MAS QUERO Q SAIBA QUE ENTENDO TUDO Q VC DISSE, VC JÁ REPAROU QUE SÃO 400 SEGUIDORES E SE VC FOR RESPONDER A TODOS OS COMENTARIOS VC NÃO TRABALHA, NÃO CUIDA DAS COISAS Q VC TEM NO SEU DIA A DIA. PRA MIM O QUE IMPORTA E TE AGRADECER DE ALGUMA FORMA A TRANSFORMAÇÃO Q SEU BLOG FEZ EM MINHA VIDA. UM SELINHO É APENAS UMA FORMA DE PELO MENOS TE MOSTRAR Q LEMBRO DE VC E ACOMPANHO A RISCA SEU BLOG. NÃO ESQUENTA NÃO ... BEIJOS E MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  34. Bel, faz sim e dpeois me avisa que venho ver , tenho certeza que vai ficar lindo. bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Isabel, já visito seu blog há um tempão menina... adorooo... passei a te seguir tá.... Parabéns, Paulinha.

    ResponderExcluir
  36. Oi Isabel! Cheguei através do Bicha Fêmea, e a Lidi postou fotos de pratos de parede que você faz.

    Eu gostaria de saber se você faz relógio desses pratos também!

    Eu ganhei um lindo, com uma pintura que parecia aquarela, e meu marido fez o favor de espatifar o relógio no chão.

    Eu fiquei muito chateada porque a peça era linda, e foi presente de casamento do meu sogro.

    Você faz isso?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  37. Oi Isabel!! que bom adorei sua vista!!!!E assim que der vou sim fazer o pap dque vc me pediu! Talvez demore um pouco por que stou sem máquina, mas assim que eu pegar coloco o pap e te aviso.Bjks.

    ResponderExcluir
  38. Oi Isabel que bom que você passou no meu blog e gostou, vou tirar fotos das minhas avencas e colocar no meu blog e você passa lá pra ver tá bom?

    bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá querida, estou sabendo agora do comentário "desagradável" que vc recebeu, liga não amiga, sinto tanto carinho nas coisas que vc faz, ele está impresso em cada cantinho da sua casa, essas pessoas "menores" deixe p/ lá, as vezes "infelizmente" elas cruzam nosso caminho.
    bjs!!!
    lena
    apareça!!

    ResponderExcluir
  40. Oi Isabel!
    Eu adorei o abajur. E a sua sala tá ficando um luxo só. Eu admiro isso, decorar com criatividade e sem grana. Mas sabe o lado bom? Fica tudo com a nossa cara e exclusivo!
    Eu adoro isso!

    Isabel, eu sempre quiz moderar os comentáriso, pois assim leio com calma e retribuo a visita, e claro, evito os indesejáveis, que grças a Deus até agora não tive nenhum, mas sempre tem umas pessoas sem graça né?

    Qanto ao meu quarto, ainda não terminei a decoração, pois queria comprar fibra acrílica para colocar na cabeceira por baixo do tecido pra ficar fofinha, mas por enquanto não está dando, porque vai ficar caro, e ainda tem o tecido pra comprar que também vai ficar salgado, então estou agauardando um pouco a corda afrouxar do pescoço, kkkk

    Me desculpe o sumiço, mas não te esqueço não tá?
    Tô meio enrolada com trabalho, casa, e o blog toma o meu tempo, nao estou dando conta de visitar todo mundo! My God!
    Mas logo logo eu me organizo, é que estou resolvendo um monte de coisas ao mesmo tempo, e isso tá me consumindo.
    Tenha um lindo dia!

    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  41. Oi Isabel, sempre conheci essa plantinha como dinheirinho, acha ela muito lindinha, sou apaixonada por essas cupulas.. Quantos aos comentários desagradaveis, são sinonimos de INVEJA, de pessoas que com certeza, nao tem o seu talento e sua criatividade.
    Dexei um desafio pra vc no meu blog.

    Beijinhos
    Marcinha =)

    ResponderExcluir
  42. Passei pra ver as novidades e deixar um bjinho!!

    ResponderExcluir
  43. Isabel, mas que orgulho aparecer aqui no seu post!!
    Fiquei muito feliz, pois sou sua fã desde o comecinho!
    Seu abajur ficou uma graça, e tenho certeza que você consegue fazer um em MDF também!
    Quanto aos comentários maldosos, não ligue, é assim mesmo faz parte, essa é a forma que a tal "pessoa" encontrou para te admirar..isso só prova como você é talentosa e que seu blog inspira muita gente!!!
    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  44. http://lumerkoz.edu really great sites, thank you, http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Zoloft.aspx furthest bawden http://riderx.info/members/Buy-_2104_eftin.aspx seals http://soundcloud.com/acyclovir litchfield substantiate http://www.ecometro.com/Community/members/Buy-Amlodipine.aspx etnabrown thisto http://soundcloud.com/aldactone bands

    ResponderExcluir
  45. Na sala marrom acho q ficaria lindo umas almofadas azuis, adornos azuis, estou apaixonada pela combinação marrom e azul.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!