comenta!!

comenta!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Alpendre

Olá pessoas muito queridas,

Vocês sabem o que é um "alpendre"?

" Alpendre


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O alpendre é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa. Também costuma ser imaginada tradicionalmente como um corredor envolto de um lado por uma parede e do outro por uma arcada (de forma semelhante a um claustro) ou por uma seqüencia de pilares ou colunas.


O alpendre é um elemento típico da arquitetura vernacular de regiões muito quentes, em geral tropicais. Possui papel de destaque na arquitetura bandeirista, verificada no estado de São Paulo durante a o período da colonização portuguesa, como forma de adaptação ao clima e à terra. Em arquiteturas como esta, o alpendre assume um forte significado social de marcação de território: no caso da casa bandeirista, normalmente o quarto de hóspodes comunicava-se apenas com o alpendre, nunca com o interior da casa (ou seja, o domínio da família).


No período colonial o alpendre frontal é constante na arquitetura rural, enquanto que nas cidades este é voltado para o fundo da casa, visando privacidade."



Lá em casa eu tenho este traço da arquitetura antiga. Nos anos 60-70, quando meus pais construíram a casa, era bastante comum construir casas com alpendres na parte da frente, geralmente com uma laje mais rebaixada.


Apresento o alpendre lá de casa:





Bem antiguinho não? Esta janela e esta porta são da minha sala de TV. Do lado de cá ( à direita), despois da paredinha do alpendre, fica a janela do meu quarto, que não aparece na foto.


Eu já mostrei aqui a minha outra varanda, ela fica do lado esquerdo. Deixa eu explicar melhor.

Ao lado da porta da sala de TV, havia uma outra porta, que saia na antiga " copa". Era uma porta ao lado da outra. Resolvemos fechar a porta da copa e abrimos ela do outro lado, saindo para a minha outra varandinha ( Hoje a copa virou sala de visitas).


Porta fechada ficamos com praticamente duas varandas. Então eu passei a não ver utilidade neste alpendre, já que fizemos a outra varanda. Estava com a firme intenção de desmanchar o alpendre e ampliar a sala, ou fazer um pequeno escritório. Enfim, surgiram muitas idéias. Mas no fim das contas vimos que isto demandaria muito gasto e muito trabalho.

Ali, onde estão os quadrinhos era uma porta, ao lado também tinha uma janela.





Hoje em dia já gosto deste alpendre, é uma característica da casa e acho que não valeria a pena desmanchar, sobre pena da casa ficar menos ventilada e mais escura.


Neste pequeno alpendre passei boas horas da minha infância, brincando de casinha com minhas primas; quando chovia, gostava de ficar no alpendre capturando aqueles bichinhos de chuva.



Aos poucos a idéia de desmanchá-lo vai perdendo a força. Passei a cuidar mais deste cantinho.


Fiz quadrinhos para as paredes:











Coloquei estas cadeiras (estou fazendo as almofadas também):







Coloquei as plantinhas de forma mais organizada:









Eu amo este vasinho com esta planta:






Mais plantinhas:






Olha a parede do meu quarto lá do outro lado. Marido teve a idéia de plantar maracujá aí, que cobriu toda a grade da janela. Estamos só esperando dar os frutos para cortar o pezinho e direcioná-lo para muro.







Olha a minha brilhantina " abrilhantando" o ambiente:






Então este cantinho se tornou um lugar muito agradável para estar, olhando o tempo passar.


A ideia que temos hoje é unir este alpendre com a outra varanda, formando uma única varanda em volta de toda a frente da casa.



A primeira reforminha que vamos fazer é trocar este piso de caquinhos de azulejo:





Mais uma paredinha no estilo " cobogó", acho que vamos mantê-la também.



Enfim, estamos estudando uma forma de aproveitar melhor este alpendre para que ele fique em harmonia com o resto da casa.


E vocês, o que fariam? Desmanchariam ou manteriam este alpendre?


beijocas e bom final de semana para todos!
Aviso: Você que está chegando agora, abro as portas da minha casa com todo o carinho, por favor, não faça comentários grosseisos ou depreciativos. Dê sua opinião , mas de forma educada, assim você estará respeitando minha casa!

66 comentários:

  1. amiga, não me canso de falar o quanto sua casa deve ser gostosa! Adoro esse ar mineirinho que tem tudo aí!!!
    Bjo bjo :D

    ResponderExcluir
  2. Sua casa me trouxe saudades da casa de mamãe.
    Alpendere, vasos, caquinhos
    Bem assim aconchegante.
    Seja muito feliz neste lugar

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel, eu não desmancharia, deve ser muito repousante passar umas horinhas neste teus alpendre, ainda mais agora cheio de verde!!
    Mas tentar fazer uma união com a outra área que vocês, eu acho uma boa, até para ter mais áreas cobertas mas com boa ventilação... ;)
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel

    Eu preservaria o alpendre em nome das lembranças que ele te traz e como mais um espaço de convivência em sua casa.

    Quando construir minha casa, pretendo igual casa de interior, fazer o alpendre em todo contorno.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo quando a varanda circunda a casa...se eu fosse vc faria isso sim!

    E manteria esse murinho vazado em volta, pra arejar melhor e dar esse ar romântico...eu gosto!

    Beijoquinha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabel, vim retribuir a visita e o desejo de um bom fim de semana.
    Varandinhas são sempre bem vindas a casa, ainda mas a sua que tem tantas histórias, por que desmancha-la? Deixa ela aí, fazendo a diferença em sua casa. Gostei do piso em caquinhos de azulejos...
    Beijo e um lindo fim de semana prá voces.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isabel!

    Eu acho que deve permanecer simeste alpendre, ta bem bacana, e é bom ter um espaço desses, ficar olhando a chuva!!!!

    Só uma sugestão, que não faz mal a ninguém, esses vasos que estão no murinho, colocaria em vasinhos de cerâmica comum e penduraria desses vasados que tem acho que ficaria um charme e menos poluido!!

    Beijocas e bom finde!

    ResponderExcluir
  8. Olá Isabel
    "Fuçando" os blogs da vida cheguei até aqui e me confesso encantada por sua "casa de juntados".
    Me identifiquei muito com você: o gosto pelo artesanato, a vontade de ter uma casa bacana mesmo com a grana curta e também sou mineira, uai! rsrsrs
    Seu alpendre é uma graça. Aqui no interior temos muitas casas com eles (a despeito de que muita gente derruba e constrói algo mais "moderno") e como aqui é muito, muito quente é sempre um paliativo. Gosto demais desse ar de "antigamente" que tal construção tem e adoraria morar numa casinha com um desses.
    Vou passar sempre por aqui para ver suas aventuras, viu?
    Tenha um ótimo final de semana.
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  9. Ai que delícia cheia de plantinhas do jeito que eu gosto, a gente já vive numa cidade tão sem vida, pelo menos na casa da gente tem que plantinhas para ficar mais alegre.

    ResponderExcluir
  10. Izabel tanto o alpendre como a palavra em si não vemos mais.
    Conserve-o e derrubá-lo ou desmachá-lo nem pensar.
    Esse cantinho faz com que as casas tenham cara de casas!
    Lindo amei!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Isabel esses tijolinhos vasado, me traz varias lembrança das casa da minha cidade lá no tocantins,lá tem varias casa com alpendre, essa palavra não me é estranha.. sua varanda ficou um charme ,com essas plantas, cadeira, umas almofadas colorida vai ficar bem gostoso de passar o tempo, né.. não desmancharia..
    bjocas

    ResponderExcluir
  12. Não desmancha não!!! Ele é muito aconchegante, quem sabe futuramente fazer dele um jardim de inverno.
    amei suas plantinhas... adoro cantinhos assim cheios de palntas.
    Beijussssssss
    Si♥

    ResponderExcluir
  13. É de um frescor... Uma delicia!
    A ideia de unir as varandas muito me agrada.

    Excelente fim de semana.
    Beijos Karla.

    ResponderExcluir
  14. Amiga,... que casa maravilhosa essa sua!!! A cada post uma nova supresa, eu adoro ficar admirando... parece ser um verdadeiro lar, parabéns!!!! Eu amei tudinho, não desmancha não... Faz toda ela ao redor da casa ,pra ficar mais lindo e aconchegante ainda, quando vc tiver netos eles vão brincar ao redor da sua casa, como eu e minha irmã fazíamos ao redor da casa de vó. Adoro tudo na sua casa ,de verdade... se não fosse tão longe eu ia me convidar pra tomar um chá nesse seu apendre maravilhoso.
    Adoro qdo vc aparece lá no meu bloguinho, quanto aos selinhos, vou fazer o que me idsse sim, só postei os primeiros com todas as regras porque eram os primeiros, mas sei que nem sempre darei conta de fazer isso. Minha vida é muito corrida, terei que saber administrar bem o tempo pra dar conta de manter o blog e visitar as amigas sempre.
    O banquinho já está na varanda!!! já sentamos nele hoje, meu pai viu e lembrou que desde pequeno já via o banco na varanda de minha vó, muito legal... amanhã a costureira entrega a almofada e aí tiro as fotos.
    Beijos pra vc e um bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  15. oi Isabel

    Acheio teu alpendre muito gostoso e também cheio de detalhes que vc caprichosamente construiu. Que bacana vc ter lembranças d ebrincar ali quando criança. Também gostei da ideia de juntar as varandas. mas se deixar assim ele está otimo!!!

    bjus amiga, um ótimo findi
    ana maria

    ResponderExcluir
  16. ah, eu axo q essa varanda é cheia de bossa, nao desmancharia de forma alguma


    bjks

    ResponderExcluir
  17. Ai, que casa gostosa! É meu sonho ter quintal e jardim para colocar muitas plantas... grande abraço! Ah! Eu não desmancharia o alpendre não, é um charme!

    ResponderExcluir
  18. uma varandinha muito especial!
    não desmancha, não, e olha só, nem mexe nos caquinhos, que são puro charme, sem contar que mantém a ideia do reaproveitamento, né?

    ResponderExcluir
  19. Esse cantinho me lembrou a casa onde nasci...

    eu não mexeria....

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  20. adorei o aconchego do seu lar!!!
    me lembra a casa da minmha avo... que eu amo ir visitar, porem a casa dela é mais antiguinha!!!
    rsrsr
    linda mesmo... adorei o blog, vou acompanha-la!
    abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi Isabel, concordo com todo mundo, deixaria o alpendre, esticaria pela volta da casa toda, e deixava os caquinhos que são um charminho!!!

    beijos flor:)

    ResponderExcluir
  22. Isabel
    adorei a varandinha.
    Olha esta tudo muito caprichadinho, eu nem tiraria o caquinho sabia? pq deve trazer boas recordações e tbm ele está bonito!
    Q fofo o maracujá parar na grade do seu quarto,,, tira uma foto de dentro pra gente.. corta ele naum..rss
    bj

    ResponderExcluir
  23. Se eu tivesse uma varandinha ,ficaria muito feliz, vc tem duas , esse alpendre é tudo de bom.bjs

    ResponderExcluir
  24. OI ISABEL!!!!!!OLHA SÓ FIZ O PAP QUE VC ME PEDIU, JÁ ESTÁ NO MEU BLOG...ESPERO TER AJUDADO. E QUANDO VC FIZ ME AVISE QUER APRECIAR. BJKS. KARLA JEANNE

    ResponderExcluir
  25. Olá Isabel
    Já gostava de sua casa pelas fotos que vc tem mostrado...agora vendo esse alpendre me derreti toda...eu não mudaria nada,deixaria exatamente como é!!!
    Bom final de semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  26. nao desmancha por favor... é lindinho, só pintaria com uma cor mais alegre , talves amarelo ou terracota....e o chao??????que lindinho, diferente ...adorei..abraços desde Bh

    ResponderExcluir
  27. Nossa Isabel, você tem sorte de morar em uma casinha assim, com tanta história para contar. Cada vez mais as construções antigas vão sendo valorizadas, não só pelo seu "aspecto retrô", mas principalmente pelas memórias!

    ResponderExcluir
  28. Belzinha lindinha.... sua casa tem jeitinho de lar,de aconchego,gostoo....quem porventua postar alguma grosseiria é uma lma infeliz......muito obrigada por nos proporcionar essa sensação gostosa de amizade.......adorei seu jeitnho de quem no convida para tomar um cafezinho......beijok@s

    ResponderExcluir
  29. QUERIDA ISABEL, DO LADO DA JANELA TEM UMA PLANTINHA QUE ESTÁ NO SUPORTE EM FORMA DE A ELA SE CHAMA PEPERONIA OU PEPELONIA TENHO 3 EM CASA, SE VC OLHAR BEM NOS MEUS POSTS VC VAI VER. AS MINHAS ESTAVAM IGUAL A SUA. VC NÃO VAI ACREDITAR MUDEI ELAS DE LUGAR E NÃO É QUE A DANADA TÁ CHEIA CORTEI OS GALHOS NA ALTURA DA BOCA DO VASINHO DEIXEI ELAS EM LUGAR CLARO MAS NÃO DE SOL E ELAS MESMAS FORAM ENCHENDO. DÁ UMA OLHADA MAS MINHAS FOTOS E VEJA COMO ELAS ESTÃO. ATÉ EU ME SURPEENDI. MAS NÃO PODE TER DÓ ELA ESTÁ PRECISANDO SER PODADA. BEIJOS QUERIDA

    ResponderExcluir
  30. Olá Isabel!
    Toda noite é um prazer passar aqui na sua casa. Qto ao alpendre, bem linda, autêntica,que coisa mais nostálgica...alguém disse ai em cima, sua casa parece casa. Moro em ap., e amiga...parece caixote.Vou palpitar...talvez eu colocaria um piso mais rústico...bjos

    ResponderExcluir
  31. Olá Isabel!
    Toda noite é um prazer passar aqui na sua casa. Qto ao alpendre, bem linda, autêntica,que coisa mais nostálgica...alguém disse ai em cima, sua casa parece casa. Moro em ap., e amiga...parece caixote.Vou palpitar...talvez eu colocaria um piso mais rústico...bjos

    ResponderExcluir
  32. Que coisinha fofa!! Deixa!!

    http://estilodecasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Pelamordedeus, adorei esse piso de caquinhos! Quer coisa mais luso-brasileira que isso?
    Claro que tem o inconveniente de que, quando molhado, vira uma armadilha. Se for levar em conta esse argumento, eu trocaria. Caso contrário, jamais!
    Eu preciso te contar a cara que eu fiz, quando vi seu alpendre: abri um sorrisão de orelha-a-orelha. Menina, que coisa mais fofa que é a sua casa. Tem cheiro de café recém-passado?? Tem que ter!
    Se dona Benta morava no Sítio, quem morava aí, tia Nastácia? E´uma casa de algum personagem de Moteiro Lobato ou de José Mauro de Vascocelos.
    Admiro a quantidade de plantas que vivem ao seu redor. Eu tento, juro que eu tento, mas não entrei na "fila do dedo verde" quando estava para nascer...rssss.
    Linda a sua casa e obrigada por motrá-la para nós.
    Sua casa tem alma.
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  34. Oi amda, tudo bem? Eu também manteria o alpendre e os caquinhos no chão, mas ao contrário da maioria, eu pintaria os detalhes de branco...
    bjks e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  35. Minha linda, mantenha esse alpendre... deixe ele contar mais histórias, deixe os caquinhos do piso, a parede de cobogó...
    Una as varandas, mas preserve seu alpendre.
    Quanta beleza autêntica você tem na sua casa!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Você tem algo muito belo ai, é simbolo de infância, familia...
    Simplesmente amei, vale a pena deixa- lo aí...

    ResponderExcluir
  37. Ficou muito aconchegante!!! Lindo demais!

    ResponderExcluir
  38. Ai que delícia...
    Amo verde e este alpendre parece tão fresquinho...queria estar ai agora sentada nesta cadeira, com um copo de suco bem gelado e vendo as pessoas passarem.
    Bjs e bfs wanilza

    ResponderExcluir
  39. Que cantinho gostoso e aconchegante!
    Adorei!

    Ótimo fim de semana!

    BjOs da Re.

    ResponderExcluir
  40. Ahhhhhhhhh não desmancha ele não... É tão "casa de vó" esse alpendre!!! Eu não trocaria o piso de jeito nenhum! Tem tudo a ver, poxa... Esse alpendre, pra mim, tem gosto de colo de vó! Bem, essa é a MINHA opinião, claro... rsrs

    Bjss, linda !

    ResponderExcluir
  41. Isabel convido vc a visitar http://cantodecontarcontos.blogspot.com/2009/11/o-reloginho-de-giovana-valfre.html

    A Cris tá fazendo um ano de blo e publicando contos e textos do amigos. O meu foi o primeiro e está disponível hoje. Não desmancha o alpendre não. Eta cantinho agradável. Quando mudar o piso vai ficar melhor ainda. Bjs

    ResponderExcluir
  42. Passei pra te dar um abraço e, aproveitei pra descansar nesse aconchegante alpendre.
    bjs.

    ResponderExcluir
  43. Oi Isabel,
    a sua casa é mesmo um encanto, muito aconchegane. Esse alpendre lembrou um que existia na casa da minha avó, nossa que nostalgia. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  44. Isa , que cantinho mágico com jeito de infancia!!Não troca o piso não! É lindo ! beijos!

    ResponderExcluir
  45. Querida Isa,
    Eu adorei sua varanda do jeito que está!!!!!Eu particularmente não desmancharia o alpendre, pois aí é que está todo o charme da sua varanda com esses vasinhos de flores!!!!!! Beijos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá Isabel, estou chegando agora, e prometo nunca ser grosseira com você.Tomei a liberdade de me incluir entre seus seguidores.
    Quanto a sua casa, se você gosta das lembranças do passado, é bom conservar este cantinho para sonhar.Está bonito e bem cuidado.
    Sou iniciante no blog e ainda estou meio enrolada, mas chegarei lá. Beijos. Lulu.

    ResponderExcluir
  47. Oi, Isabel! Amo seu blog. Sua casa é uma graça. Mas nem pense em destruir esse alpendre. Eu apenas trocaria aqueles azulejinhos que ficam acima do cobogó. Colocaria cerâmicas bem rústicas. Não troque nem o piso pois é uma graça. Tem gostinho de infância. Bjos!

    ResponderExcluir
  48. Isabel,eu adorei seu alpendre,sua varandinha, não desmancharia de jeitonenhum,tá umcantidnho charmoso,umagraça\\!!! Bjs

    ResponderExcluir
  49. Na minha casa também tenho um alpendre, que aos poucos estou reformando - está quase pronto. Gosto de pendurar a rede e ficar deitada vendo o tempo passar... alpendres dão uma charme na casa! Você me perguntou se conheço a loja de MDF na rua da Bahia aqui em B.H. Conheço sim, já fui lá algumas vezes e comprei alguns materiais. Eu pretendo comprar um ou + painéis de madeira vazados para pintar e colocar na minha sala. Tem cada uma lindo na loja, né?
    Abçs,
    An

    ResponderExcluir
  50. Oi Isabel, que saudade que eu estava de vir aqui! Obrigada por ter me visitado e deixado um recadinho tão carinhoso. Estou de volta, cheia de idéias para amigas como você que me ajudaram muito a ficar boa para voltar logo.
    ;)

    ResponderExcluir
  51. Olá, Isabel,

    Gosto tanto de sua Casa que, para comentar, acabei criando uma conta especialmente para me chegar. (Viu, Hazel, tomei vergonha, rs!)Após passar na Hazel, é de lei vir aqui.

    Saúde e harmonia,

    Sônia,Rj

    ResponderExcluir
  52. Desmanchar este cantinho amiga !! Vc tá doidaaa !!! É o charme da casa !!! Acho lindoooo !!!!
    Boa semana pra vc
    Beijim

    ResponderExcluir
  53. oi Isabel!
    Cresci também brincando em alpendre, que saudade!
    Acho que vc não deveria desmanchar ele não, é charmoso. Quanto ao piso de caquinhos, pense: hoje o pessoal está fazendo mosaico e vc querendo tirar o seu! Ele tem personalidade!
    Com certeza vc vai receber sugestões e deixar seu alpendre ainda mais aconchegante.
    bjk e ótima semana

    ResponderExcluir
  54. Isabel, a casinha tá linda e este local é relaxante. A ideia de unir à varanda parece boa, mas pondere se não vai perder este arzinho bom, se vai precisar tirar o cobogó... bj, querida, em vc e na fofa da filhota.

    ResponderExcluir
  55. Oi Isabel!!!
    sou nova neste mundo da blogoesfera, mas há tempo venho acompanhandos eu blog e gosto muito! Parabéns pela sua casa e pelas coisinhas lindas que faz... se quiser dar uma passadinha no meu blog para conferir é www.4housedesign.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  56. Adorei sua decoração....bem acomchegante....passa no meu cantinho....te deixei um desafio de amizade.....bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  57. Adorei sua decoração....bem acomchegante....passa no meu cantinho....te deixei um desafio de amizade.....bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  58. Oi Iza
    Eu manteria...tem coisa melhor do que após o almoço sentar numa cadeira gostosa num alpendre cheio de plantas que nos dá tanto oxigênio e jogar conversa fora??? Eu acho delicioso este programa.
    adorei a mesinha que está no canto com uma plantinha em cima( me pareceu ser um ex tronco de árvore), é isto mesmo?
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  59. Eu acho que deve manter, esse alpendre é gostoso!

    ResponderExcluir
  60. que amor seu blog amiga, teu cantinho é um luxo, tudo muito lindoooooo...ameiii..adoro ver tantas fotos juntas, e seu blog sempre proporciona isso. Gostaria de te parabenizar pelos presentinhos enviado a nossa amiga, o que é aquele pano luxuoso, tudo preparado com tanto carinho.... e aquelas xicaras meu deus do céu, fiquei babando quando vi que coisa mais MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAAAA, ACHEI LINDO DE MORRER...vc conseguiu comprar aonde amiga.w????Aqui nunca vi esse tipo...

    ResponderExcluir
  61. Oi Bel, minha irmã me ensinou a fazer a alça de um jeito que ela fique bem firme e não deforme, acho que vai dar certo. No mais, amiga, aprendi a usar na bolsa apenas o estritamente necessário, pois uma bolsa leve proteja de muitos problemas, como dores na coluna e no ombro. Demorei a aprender isso e foi um amigo muito especial que me ensinou, pegou tanto no meu pé que eu aprendi. Mas valeu a dica, se precisar coloco em prática.
    ;)

    ResponderExcluir
  62. Minha amiga, LINDO seu alpende, aliás, como sua casa toda! Tudo arrumadinho e gostoso de se olhar, vc tem o dom de deixar as coisas simples com jeitinho de "quero ficar aí"!

    AMEI DE PAIXÃO os presentinhos, fiquei tão emocionada! Obrigada pelo carinho e pela delicadeza de cada peça, vc é muito especial viu amiga!

    O tercinho vou colocar no meu carro, o sabonete está no meu guarda-roupa, as xícaras já estão no armário e tá dando briga a caixinha, todo mundo quer... agora, o pano de prato tô morrendo de peninha de usar, tão lindo rsrs!!! Vou pensar no caso e talvez só use para cobrir alguma coisa ou deixar sobre o fogão...

    Obrigada amiga, de coração!

    Beijo bem enorme e tenha uma linda terça =)

    ResponderExcluir
  63. É só tecer o fio principal com um fio de nylon invisível e em ponto baixíssimo. Dá um pouco de trabalho e é mais demorado, mas fica muito bom.
    ;)

    ResponderExcluir
  64. Isabel ele é tão lindo não o desmanche!!! dá um ar tão interior ah eu gostei muito!
    Sabe outro dia fui em um café (todo do metido rs..num bairro nobre aqui de SP) e tinha o chão de caquinho porém era pintado com uma pinta meio preta brilhante meio transparente (não sei explicar), mas era pintado de um modo rústico agente podia ver a cor do caquinho em alguns ponto sabe? a cor dele aparaceia nas beiradas e cada caquinho ai deu para entender? rs...
    fiquei com vontade de ir lá só para fotografar lá é caminho para quando vamos pegar estrada sentido interior.
    eu gostei tanto q queria fazer isso aqui lá no salão de baixo da casa, nãoé caquinho mas é aquele piso q se faz caquinho mas do vermelhinho pinatado ia ficar lindo...vou ver se consigo a foto para te mostar, assim vc não tem trabalho e não acaba com o ar rústico.

    beijos

    ResponderExcluir
  65. Claro que não,você é uma mulher sensível , continue assim .E sobre a casa adorei o estilo conserve-o. beijo !!!

    ResponderExcluir
  66. Que lugarzinho mais agradável...um pedacinho da natureza em casa.
    Realmente, da vontade de sentar em uma daquelas cadeiras e meditar, se integrando com a natureza em volta.
    Parabéns pelo sensibiliade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!