comenta!!

comenta!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Novas moradoras lá de casa: da série Plantas para decorar sua casa!

Olá queridas pessoas amigas,


Como foram de fim de semana? O meu foi tranquilo, cuidando da gengiva após a cirurgia, que graças a Deus correu tudo bem e foi bem mais simples do que eu pensava.


Hoje vou apresentar novas moradoras lá de casa. Aprendi com minha querida mãe a amar as plantas e agora eu e ela estamos em uma troca constante!! Sempre que adquiro uma plantinha nova faço questão de levar uma mudinha para ela. E sempre que vejo alguma planta interessante na casa dela, também pego para mim.


Uma planta muito boa para cultivar dentro de casa e ajudar a trazer mais verde para o interior de seu lar é o Lírio da Paz. Esta planta não tolera sol direto, suas folhas logo ficam murchas. Escolha um local de cultivo que receba boa luminosidade e seja bem ventilado, mas protegido dos ventos fortes. O solo precisa estar sempre húmido, mas não encharcado. De vez em quando dê um banho em suas folhas para tirar a poeira e elas ficarem ainda mais verdes.


Tenho este vaso na minha varanda:





E este na minha sala de visitas. Já comprei as plantas com flores. Dizem que o número de flores da planta corresponde ao número de pessoas que moram na casa. Vou conferir isto na próxima floração.





Outra planta que acho linda e que sonhava em ter era a Pata de Elefante. Esta planta é um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar até 5 m de altura. Quando novas e pequenas são cultivada em vasos como planta de ornamentação. Suas folhas compridas são muito bonitas e parecem longos cabelos. É de fácil manutenção e não exige rega constante, que se for excessiva pode ocasionar o apodrecimento de sua bonita raiz. Quando adulta prefere estar a sol pleno. Mas quando jovem pode ser cultivada em vasos em locais de meia sombra ou luz difusa.


A minha Pata de Elefante:





Aconteceu o seguinte. Fiquei com receio de mexer na planta e ela sentir, pois ainda não conheço muito bem o manejo desta espécie. Ela está no mesmo vaso em que foi comprada e deixei ela na varanda, sob o sol direto. Notei que as pontinhas de suas folhas começaram a queimar, ficando escuras. Então coloquei ela na minha sala de visitas, ao lado da janela. Mas aí, pesquisei na Internet e fiquei sabendo que ela gosta de local bem iluminado, se possível com meia sombra e até sol direto. E agora, o que faço? Qual o melhor lugar para deixar esta linda planta? Será que é normal as pontinhas se queimarem?


Aqui ela na minha sala. Não sei se a luz que vem desta janela será suficiente para ela.









Minha coleção de plantas chics, está só aumentando! Por sinal, esta planta é cara, mas por sorte encontrei ela em promoção em um hipermercado. Este vaso custou só R$ 11,90! Pagamento na conta e uma oportunidade destas? Não pensei duas vezes!


Estamos nos aproximando do Natal. E Natal é a época do Bico de Papagaio.




Consegui várias mudas e plantei em um vaso. Não vejo a hora de ter essas bonitas flores lá em casa, mas acho que não será neste Natal, ainda demora um pouquinho:





Para finalizar, quero outra ajuda de vocês. Ganhei esta planta de minha mãe. Mas nem eu e nem ela fazemos ideia de seu nome. Ela tem umas folhas miudinhas e muito delicadas, e uma florzinha branca bem pequenininha. Acho ela muito decorativa e me impressiona a delicadeza de suas folhas. Alguém sabe me dizer que planta é esta?



Outro vasinho:




Beijos a todos e tenham uma ótima semana!


Aviso aos navegantes: quem não gosta do blog ou das coisas que tem por aqui por favor, me poupe de comentários mal educados. Quem não gosta não visite e muito menos deixe comentários. Meu blog é aberto a todos, sem restrições (só não permito comentário anônimo). Mas quando for deixar críticas e sugestões faça de modo suave, ok? Um comentário grosso não me fará mudar de opinião ou ficar chateada, só acho que é desnecessário! Opine com educação! Pronto, falei!



De hoje em diante comentários mal educados e de mal gosto não permanecerão no blog. Aceito opiniões, sugestões e críticas, mas seja educado, do contrário seu comentário será excluído.




(desculpe se você não entendeu, mas não se preocupe, isto não se dirige a maioria dos meus leitores, que são pessoas educadíssimas e inteligentes. )


44 comentários:

  1. oi Chuchu, gente chata é o Ó , né? Sua sala esta cada dia mais linda, acertei que o pano de chita iria virar um quadro!!! Tá lindo, a minha mãe também tinha essa plantinha, mas não sei o nome, beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!!! Vc é pé quente viu? Meu lar já está cheio!!! Um monte de amigas legais graças a vc!
    Menina, eu acho lindo plantas, mas não tenho a mão boa não... mas como eu aprendi que tudo depende da dedicação, estou aos pouquinhos trazendo um verdinho pra mniha casa ,mas não dá pra empolgar porque moro em apartamento. As suas são lindas, fico babando... Depois quero que me ensine a cuidar da cheflera porque vi a sua tão linda e a minha só cresce pra cima e fica os galhos pelados, queria ela redondinha e cheinha como a sua... (só vc vindo aqui em casa pra dar umas aulas viu????)
    Boa semana pra vc amiga!!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel!!
    Ai, menina não entendo nadica de plantas, minha mãe que entende e adora!
    Tem um jardim lindo, as minhas lá em casa sobrevivem! hehehehe
    Mas as tuas estão muito lindas e com certeza tem a ver com o carinho e cuidado que tu dedica a elas... parabéns!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi ISABEL, como foi de cirurgia ??? Eu não pude vir comentar o post do quadro e agora fui lá olhar , tá dez mil , e deixa pra lá esses idiotas que se acham, a casa é sua, vc que mora lá, e se gosta e te faz feliz e a sua failia isso que importa , que falta de educação deixar um comentario grosseiro desse e ainda pedir pra não tirar, aiai, por isso que eu modero os comentarios do meu blog , assim só aprovo o que quero, rsss, esses babacas eu deixo falando sozinho, se bem que ainda não me aconteceu uma dessas , rsss.
    Eu gostei do quadro sim , achei o colorido super bacana. E as plantas estão lindas , aquela da sala tá maravilhosa. Meu lirio da paz está cheio de flores , ele já está no terceiro ano lá em casa , e sempre floresce muito bem .
    Bjs e boa semana pra vc !!

    ResponderExcluir
  5. Querida!
    Sua sala tá um luxo, hein?!
    Adoro plantas, mas não conheço muito...aliás, vou começar a pesquisar porque assim que me mudar pra casinha nova quero muitas plantinhas! acho lindo!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  6. A tua sala está cada vez mais acolhedora!

    E que lindas plantas!
    Sobre o lírio da paz e a informação sobre a floração, é errada. Da última vez que contei as flores do meu lírio da paz, eram 8 ou 9, e só vivemos 3 pessoas aqui em casa.

    O teu lírio da paz vai ficar lindo, vais ver. Como está muito calor aí agora, convém regar todos os dias. Ele "bebe" muita água.

    Sobre a última plantinha, não sei o nome, mas lá que é bonita, isso é!

    Sobre os leitores mal-educados, realmente isso é chato e magoa quem tem um blog sobre a sua casa, abrindo a sua porta com a maior das boas vontades.
    Olha... apaga os comentários desagradáveis e pronto.
    A casa é tua, amiga!
    Nem vale a pena chateares-te.

    ResponderExcluir
  7. Agora é que vi o comentário desse tal de "Rafael".
    Porque não apagaste? Porque ele falou em democracia, foi?
    Qual democracia, amiga? A de criar um perfil, que está indisponível, só para poder comentar dessa forma no teu blog?
    Democracia é respeitar os sentimentos do próximo, viver em comunidade.
    A casa é tua, não dês o direito a ninguém de vir aqui chincalhar as coisas que fazes com tanto carinho.
    Fazes mal em não permitir os comentários anónimos; como vês, as pessoas arranjam sempre maneira de vir aqui comentar na mesma, quando querem.
    E depois existem anónimos que podem gostar e não conseguem comentar, ficando excluídos.
    O poder de apagar está sempre nas tuas mãos.
    Aconselho-te a apagares aquele comentário, foi feio, negativo.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!! Adoro plantas sempre que dá estou pedindo uma mudinha aqui outra ali... aquela plantinha verde conheço ela como "dinheirinho".
    qualquer dia vou fazer um post sobre o Lírio da Paz, é uma história bem interessante.
    Beijussssss
    Si♥
    PS: Não dá bola pra gente chata, com seus comentários insignificantes.

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!
    A casa fica outra coisa com verde para todos os lados, não???
    Quanto aos comentários, SUPERA!!!
    Eu amo td o que vc posta!
    Beijokas, Lu Espejo

    ResponderExcluir
  10. Isabel eu acho que planta dá uma animada no visual da casa é sempre bom ter algumas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Apague ja esse comentário maldoso.Voce é mágica em tudo que faz e ja te falei o quanto a admiro.Sua casa é o seu mundo e vc tem a alma colorida,deixe esse colorido transparecer em tudo que fizer e ignore quem não consegue captar a sua essência. bjs

    ResponderExcluir
  12. Apague ja esse comentário maldoso.Voce é mágica em tudo que faz e ja te falei o quanto a admiro.Sua casa é o seu mundo e vc tem a alma colorida,deixe esse colorido transparecer em tudo que fizer e ignore quem não consegue captar a sua essência. bjs

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não sei apagar ,mas apague da sua memória.bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho 2 patas de elefante há uns 2 anos, elas ficam em vasos na varanda, e não tomam sol direto, apenas luz, acho que você teria que abrir a cortina pelo menos pela manhã aí ela vai se desenvolver bem, lentamente é o crescimento delas. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Ola Isabel!!

    Lindas moradoras!!!Eua acho que dentro de uma casa tem que ter um verde, emqualquer cantinho, da todo um charme e vida!!

    Olha só, quando tu falou sobre a flor do lírio que da u r. de pessoas que tem na casa, me lembrei, e fiquei impressionada, veja bem.Minha vó tinha uma dessas em sua casa era linda, e tinha sempre 1 flor, quando ela veio marar comigo troxe o lirio, e nasceram mais 4 flores, que era exatamente o nr de pessoas que moravam aqui, depois ela ficou muio ruim, ficou um tempão no hospital, as flores sumiram, quando ela faleceu, dias depois a lanta simplimente murchou de uma maneira que não teve mais volta,secou todinha que tive que jogar fora.

    Que coisa né!!!Histórias da vida.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as novas moradoras da casa, são lindas e só vão enfeitar mais a sua casa, essa planta que não sabe o nome, minha mãe já teve dela. O nome pelo qual conheço é Brilhantina, até fiz uma busca no google com esse nome e vi imagens parecida com ela.

    Quanto aos comentários maldosos não ligue, o seu blog é tudo de bom e tem ensinado bastante.

    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  17. Isabel, fica atenta ao teu email, pois vou enviar-te um email a explicar como podes fazer aquilo que me pediste.

    beijos, até já

    ResponderExcluir
  18. olá Isabel, que lindas suas plantinhas, eu não tenho muita sorte com plantas, mas senpre estou tentando tê_las. adoro plantas.
    eu tenho essa ultima plantinha, minha irmã me falou o nome so que não me lembro agora..bjão

    ResponderExcluir
  19. oie Isabel

    que plantas lindassssssssssssssssss
    nossa vc ta de parabens e me pareceu que tens um dedo verde guria....

    adorei vou ver se acho o nome da sua plantinha nao identificada ainda!

    bjimmm

    ResponderExcluir
  20. Quem pode não gostar do seu blog? Deve ser doente pois acho esse espaço super super: democrático, inteligente, chique e interessante. Além disso vc é muito simpática. Amo visitar a sua casa. Parabéns, as plantas são lindas, mas eu realmente sou uma negação nesse quesito. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa Isabel, quantas plantas!!!! Amei! rsrs
    Fiquei um tempinho afastada do blog, mas estou de volta e justamente agora lá em casa vou começar um novo ciclo com plantinhas... em breve conto no meu blog (já estou pegando umas dicas aqui do seu).
    Ah... não posso deixar de dizer: sua sala está liiiiiiinda de viver!!!! rsrs
    Bjo! :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Isabel,sou como você amo plantas , minha especialidade são avencas as minhas estão lindas, cada tempo mudo elas de lugar para saber onde elas gostam mais,vou descobrindo aos poucos agora descobri que elas gostam de água dia sim e dia não, um dia coloco as fotos delas, parabéns pelas suas plantinhas.

    ResponderExcluir
  23. Olá Isabel, adoro plantas, tenho essa última que vc mostrou mas tbm não sei o nome, quando descobrir me avise tá,rsrsrs!
    Bjs....

    ResponderExcluir
  24. Oi querida!
    Liguei para vc no fianl de semana e ninguém atendeu. Fiquei preocuoada mas depois pensei: se for alguma coisa eles ligam pra mim. Graças a Deus não era nada né!
    Gostei muito das dicas sobre as plantas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Querida!
    Tem selinho pra vc lá no blog!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  26. Muito lindas!!!
    Adoro platas tb minha casa parece uma selva rs...qq hr vou fazer um post só delas.
    Nossa se a pata de elefante vai bem dentro de casa eu não sei mas q ficou linda aí na sua casa isso ficou!!!
    Beijos boa semana!

    ResponderExcluir
  27. Olá Xará, suas plantinhas estão lindas, e a foto da sua sala ficou SHOW!!! Aliás, ADOREI o seu quadro de chita!!! Menina, esse "babado" corre solto pelos blogs - como uma pessoa tem TEMPO de ficar falando mal nos blogs, às vezes ñ consigo entrar nem nos q MAIS GOSTO... Deixa p lá e ponto final. Uma ótima semana. Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  28. OLá Isabel eu adoro vir aqui no teu blog,é tudo tão lindo feito com tanto carinho,vc seu marido são pessoas do bem,amiga eu passei por isso que vc passou aqui no teu blog,amiga eu fui colocar uma foto da minha sala num site e fui muito ofendida eu te confesso que fiquei muito chateada e olha que eu não sou de ligar pra essas coisa,mais o fato foi que meus filhotes viram as ofensas e ficaram muito triste,pois eles amam a nossa casa nosso cantinho,pois foi feito pra nossa família ,mais tudo bem tem gente que vive disso quer apagar o brilho de quem brilha.
    beijos amiga

    ResponderExcluir
  29. oLa Isabel,que bo que vc tá de volta e que deu tudo certo.Adorei o lírio,plantas realmente mudam o ambiente,tbm faço como vc presentei minha mãe com novidades e pgo com ela as novidades,rsrsrs!xero e boa semana

    ResponderExcluir
  30. OLÁ ISABEL QUERIDA, COMO NÃO DEIXO DE PASSAR PELO SEU BLOG, NÃO ME ESQUECI DE VC NA HORA DO SELINHO. TEM UM PRA VC BOA SEMANA. BJS

    ResponderExcluir
  31. Sua sala tá muiito LINNDA, também sou doida com esta pata de elefante, não a tenho mas queroo....
    Quanto ao bico de papagaio não sei se vai florir para o natal, pois se não me engano so flore no inverno, por isso é que ela virou significado de Natal pois no natal nso EUA ela flore no inverno de lá que é dezembro, e a vi florida aqui no nosso inverno , que é junho, até julho, mas se a sua florir nos conta ok.
    Boa sorte nas plantas, bjs wanilza

    ResponderExcluir
  32. Oi, Isabel! :)
    Cheguei super atrasada para sua comemoração de aniversário. Sim, eu sei... você ainda aceita minhas felicitações?

    Feliz aniversário! :)

    Sobre a planta, eu concordo contigo: ela é super decorativa. Mas eu não sei o nome dela... xiiii... não vou conseguir te ajudar. :(

    Vou mandar um e-mail para você. Vou mandar para o e-mail do blog. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Isabel, tuas plantas tão lindas ! Infelizmente também não sei o nome daquela da florzinha branca não...

    Passei pra dizer que tem selinho pra você no meu bloguinho. Pega lá !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Vixe, que nem vi o tal comentário!! Ainda bem, ficaria mais revoltada com o emitente.
    Sempre passo por aqui, adoro suas criações que fazes com tanto zelo, dedicação e carinho. Adoro sua casa e cada visitinha aqui é como se fosse uma amiga de tempos!
    Parabéns ´pela sua firmeza em não deixar se abater com a falta de educação de certas pessoas que não respeitam o espaço dos outros!
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  35. Vixe, que nem vi o tal comentário!! Ainda bem, ficaria mais revoltada com o emitente.
    Sempre passo por aqui, adoro suas criações que fazes com tanto zelo, dedicação e carinho. Adoro sua casa e cada visitinha aqui é como se fosse uma amiga de tempos!
    Parabéns ´pela sua firmeza em não deixar se abater com a falta de educação de certas pessoas que não respeitam o espaço dos outros!
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  36. Oi Isabel. Acompanhei a reforma da tua sala. Ficou ótima. As plantas dão o taque final na decoração, não é mesmo? acho que valoriza muito.
    bjos.

    ResponderExcluir
  37. Bom Dia! Sigo seu blog já algum tempo, mas como não tenho blog, não fazia comentários, mas agora sou sua seguidora e gostaria de comentar,pois adoro plantas e já tive dessa pata de elefante e todas ficaram com as pontinhas queimadas, e com o tempo as minhas apodreceram, acho que não aceitam muitas regas, realmente não sei o porque delas ficarem assim,é uma pena,pois são lindas!!! Tenho tb lírio da paz e tenho um que as suas folhas são rajadas com branco, é difícil ver dessas, se pudesse te mandava uma muda!!! Beijos e continue com sua criatividade e boa vontade em cuidar do seu lar!
    Cecilia Helena

    ResponderExcluir
  38. Aíáiía

    o povo ainda perde tempo em falar em democracia...

    que democracia é essa!??!?!

    Esse tal ser "Rafael" é o ódoborogodó... serzinho mediocre...

    Isabel saiba que vc é tudo de bom !!!!!

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  39. Sua pata de elefante(eu chamo de Nolina) tá linda! Deu sorte mesmo, pq ela é cara. Comprei a minha ainda bebê, por R$10,00. Precisa ver o tamanho dela agora!!!Vou postar fotos recentes essa semana no blog, passa lá pra ver. Na realidade ela é a paixão do meu marido, a minha são as suculentas e os cactus.Sõa ótimos pra se cuidar. Bjusss

    ResponderExcluir
  40. Tantos CDs que vão para o lixo .Essas idéias são fabulosas para se aproveitar , fazendo coisas lindas .

    ResponderExcluir
  41. AQUELA PLANTINHA COM FOLHAS MIUDINHAS É CONHECIDA COMO BRILHANTINA, GOSTA DE SOMBRA E UMIDADE.
    Nome popular: Brilhantina; Beldroega; Folha-gorda; Planta-artilheira.
    Nome científico: Pilea microphylla (L.)
    Família: Urticaceae.
    Origem: América Tropical.

    Observações: Planta herbácea perene, de 20 a 30 cm de altura, de folhagem ornamental. Possui flores diminutas, que possuem importância secundária como valor ornamental.
    As flores masculinas, quando secas, explodem, emitindo uma nuvem de pólen.
    A planta não tolera geadas.

    Cultivo: É uma planta muito variável, prosperando a pleno sol, ou de preferência à meia-sombra. É cultivada formando conjuntos, em canteiros enriquecidos com húmus, devendo ser sempre umedecidos, onde proporcionam notável efeito.
    Multiplica-se facilmente por divisão de planta entouceirada e por meio de estacas.

    http://www.plantasonya.com.br/gramados-e-forracoes/brilhantina-beldroega-folha-gorda.html

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito do seu blog, me da vontade de cuidar melhor da minha casa,pois vc faz tudo com tanto carinho que acaba me influenciando positivamente!!! Tudo de bom pra vc!1 Abraço!!

    ResponderExcluir
  43. Olá Isabel !!Meu nome é Vanusa moro em Minas na cidade de Patos de Minas.
    Sempre passo pelo seu blog amo ver sua criatividade, bjsss querida seja muito feliz..

    ResponderExcluir
  44. essa plantinha de folhas miudinhas conheço como brilhantina....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!