comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Meus pratos com craquelê



Bom dia minhas queridas amigas,


Conforme prometido no post anterior, hoje vou mostrar para vocês os pratos que fiz usando a técnica do craquelê.

Entre erros e acertos no final consegui dominar a técnica. Vamos a história.

Este foi o primeiro pratinho que eu fiz e acho que não deu certo. Eu usei a tinta para craquelê que já vem pronta, mas senti muita dificuldade em trabalhar com ela, e no final não craquelou como eu queria.



Vejam que o craquelado é bem miudinho, em alguns lugares ficou maiorzinho em outros quase não apareceu.



Mas não desanimei, pedi ajuda as minhas amigas que prontamente de ajudaram, especialmente a Amabilie e a Talma, e aprendi a usar somente o verniz craquelê. E aí consegui o resultado que eu queria.

Este foi o primeiro que fiz usando somente o verniz. Cometi um erro, reparem que na hora de passar o fundo branco em cima da figura, para ela não sumir quando colocasse a tinta de fundo escura, eu ultrapassei as bordas do desenho e o fundo branco ficou aparecendo . Pena, pois adorei a cor de fundo deste prato contrastando com o dourado.


Mas segui em frente. Tentei de novo e aos poucos fui dominando a técnica


Eu adoro as rosas!! Ficam tão bonitas nos pratos!!
Neste usei fundo ocre com dourado, na foto não dá para ver direito o contraste , mas garanto que ficou bem bonito também.
Este foi o último que fiz. Vejam que agora a figura ficou selada direitinho e não apareceu o fundo branco. Errando e aprendendo!!

Agora vou juntar estes com os outros que já fiz e colocar nas minhas paredes. Marido vai tentar bolar um suporte para fixar os pratos e espero conseguir uma composição bem bonita.

Agora vou tentar fazer a técnica na madeira.

Então minhas amigas, o que acharam?

Beijos e tenham uma excelente quinta-feira!

32 comentários:

  1. Menina, como ficaram lindos! E aquele segundo prato, mesmo com o contorno branco ficou muito legal por causa da composição de cores. Amei todos. Um dia eu chego lá.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel querida, ficou um show!!
    Parabéns e continue inventando.
    Estive no seu outro blog e li que você quer passear nas férias no Parque Municipal, e andar nos burrinhos.Sim, eles continuam lá!
    Os meus filhos amam e ainda tem um predileto, o Chinelo.Hehehehe!Criança é uma graça, né?Beijocas.
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabel,
    tá craque, hem?rsrsrs
    Ficaram LINDOS os seus pratos.
    Amei todos!!!
    Eu ontem fiz dois, sem craquelê, e gostei bastante.Depois eu mostro no blog.
    Eu vi em um blog, que não me lembro mais, ensinando a colocar aquela chapinha de pendurar quadros, atrás do prato com durepox, deixar secar bem e depois pintar. Acho que deve dar certo sim...só tentando para ter certeza, né?
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  5. oi Isabel !!!
    ficou uma belezinha...os de rosas ficaram MARAVILHOSOS...tá..eu adoro rosas...mas vc está de parabéns...olhe vi na Net uns pratinhos na paredes preso com fitas...vou tentar achar e te mostro, ficaram tão bonitinhos...mas tb tem no $1,99 suporte de pratos ( para parede)nesse valor mesmo ($1,99)
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Aeeeeeeee 'aluna'!!!
    Menina, ficaram lindos!
    Viu como não é difícil?
    Ah que pena, os meus pratinhos ficaram todos em Jaguarão e eram com motivos natalinos. Foram feitos com fundo ocre e o craquelê dourado e confirmo: fica lindo.
    Parabéns menina!

    ResponderExcluir
  8. Nossa que artesã mais caprichosa... nem parece uma aprendiz!
    Amei suas artes...
    Continue com suas produções, pois são realmente lindas!

    ResponderExcluir
  9. eu adoro mini rosas, e os seus pratos ficaram muito fofos. Sobre a fixaçao, vc já viu uma fita dupla face da 3M que serve pra isso? me disseram que ela aguenta coisas leves. Vai na loja de material de construcao e pergunta, talves de certo

    bjks

    ResponderExcluir
  10. Isabel menina, ficaram lindos! Você tem talento, o prato da segunda foto que você disse ter ficado a borda branca ficou lindo, pareceu um efeito. Mas o do Girassol, menina que espetáculo que ficou! Tooodos lindos! Parabéns, você vai longe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. oi Isabel !!!
    olha se aqui na praia tem...com certeza vai ter em BH....fica na parte de ferramentas..armárinho..esses negócios que vem em pacotinho plastico...rsrsr..
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabel....
    Seus pratinhos estão delicadíssimos, adorei!!!!
    Voce já dominou a arte do craquelê...ficaram lindos mesmo!!!
    Obrigada pelo selinho...que carinho!!! e obrigada pela dica...amei!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. nossa ficou lindoooo mesmooooo!!
    parabens... eu tb juntei nao casei e isso fazem somente 7 meses pois realemnete nao foi nadaa planejado, quero decorar mais alem da falta de tempo falta verba...rsrs e o pior meu namorido nao liga para decoração em nadaaa...rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Já está aceitando encomenda???
    kkkkk
    Ficou tudo muito lindo, viu???
    E aquele que vc achou que era um 'defeito especial'...é efeito especial!!!
    Ficou lindo também!!!
    Bjkas p ti.

    ResponderExcluir
  15. Eita mocinha prendada, hein?
    Tá tudo muito lindo, parabéns!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Isabel ficaram lindas!!
    Já tá craque no craquele rs...
    Tudo muito caprichado e bem feito.
    Adorei os pratos, é uma linda ideia para decorar a cozinha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Bel, tô de volta! Jamais abandonaria vocês! E não é que chego e encontro mais prendices! Vc é fogo! Lindos os pratos, falta vê-los na parede.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ficaram ótimos,agora quero ver todos eles na sua parede.Tô aqui pensando o mais vc vai inventar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Que gracinha!
    Adorei, em especial os de rosas!
    Parabéns!
    Bjocas
    =D

    ResponderExcluir
  20. Isabel...
    coloquei fotinha da minha florzinha de cabelo enroladinho, vai lá da uma olhada se não é gemea da sua rs
    bjokas

    ResponderExcluir
  21. Oi! Você ainda não me conhece... mas eu já me sinto íntima (rsrsrs). Explico: é que já acessei VÁRIAS vezes teu blog e ADORO! Você me lembra muito minha mãe, tá sempre com uma invenção nova, aprende tudo praticamente sozinha e se orgulha dos teus trabalhos (com toda razão). Parabéns pelos pratos e pelo blog. (ahhh... convido vc a conhecer o blog que criei p/minha mãe: artesanatoeliana.blogspot.com
    Um abraço, Daiane (Porto Alegre/RS)

    ResponderExcluir
  22. Amei os pratos !!! Você é demais !!!! Ô mulher disposta viu , hehehe ...
    Bjuss*

    ResponderExcluir
  23. oooo ficou legal!!!agora tem q tirar foto da parede com eles!!
    tem selinho esperando por vc lah no meu blog!!
    bjos
    boa sextaaaa!!!

    ResponderExcluir
  24. Poxa, Isabel...
    eu adorei!! Caramba, e foram vários de uma vez só.
    Não é fácil mesmo, eu fiz algumas caixinhas de madeira, mas em uma delas nem aparece o craquelado!
    Beijos e boa sorte nas suas invenções!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo seu esforço em aprender. E não é que deu certo. Seus pratos estão muito bonitos...
    Assim que colocá-los na parede quero ver as fotos. Ah! depois passe a dica de suporte para fixá-los.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  26. Lindo Isabel...mas eu ja tinha certeza que iriam ficar pois prendada como voce. e persistente viu, nao desanima...
    agora eu tambem quero aprender isso de usar so o verniz. tenho um monte so de verniz...talma te ensinou agora tu me ensina...
    beijos querida...
    ahhh...eu adorei todos, ate o que apareceu o fundinho branco...
    ahhhh de novo...hoje passei nas americanas e na seção de pratos lembrei de voce. até olhei se tinha la pratos transparentes...
    beijos de novo...

    ResponderExcluir
  27. Oii Izabel.
    Deixei uma brincadeira pra você la no meu blogger.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Isabel,
    Nosso encontro foi muito bom, a Margaret pessoalmente é ainda mais encantadora...
    muito bom mesmo quando a amizade sai dos blogs para a vida real!!!
    Os pratos ficaram lindíssimos..e deixa eu te perguntar uma coisa, o que vc passou pra ficar esse efeito tão lisinho?
    E obrigada pela sugestão de cabeceira!!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  29. Achei que ficaram demais!!! ;)
    tá craque já!!!
    parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Menina, adorei seu cantinho. A varanda ficou super aconchegante e sua casa é cheia de coisinhas carinhosas espalhadas nela, pra deixar sua marca registrada. Amei!
    Parabéns pela delicadeza, bom gosto e carinho com que você trata sua casa. E, amiga, nem se preocupa se a disposição dos quadrinhos está certa ou não, porque o que interessa é que a gente que mora na casa goste e se sinta bem, né?
    Adorei muito seu cantinho e parabéns.
    Bjs
    Amanda Fonseca
    pingosegotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. cola quente serve pra cola uma cordinha de cinzal e po na parede

    ResponderExcluir
  32. Ficaram lindos, acho que você já aprendeu, mas na dúvida, passe uma boa camada do verniz base, que vem no kit. Os melhores são da acrilex ou da Daiara. Pode acelerar a secagem do verniz base com secador, mas JAMAIS SEQUE o verniz craquelador com secador, caso contrário, os rachados ficam miudinhos. Passe ambos com pincel macio, uma boa camada de cada um, e na hora de passar o craquelador, procure não "arrastar" a base, passe o pincel com bastante delicadeza. Quando secar, vai ficar lindo! Espero que tenha ajudado. Um abraço e parabéns pelos trabalhos, me inspiraram a fazer prato também!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!