comenta!!

comenta!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Minha cristaleira!

Bom dia minha queridas amigas. Vou mostrar para vocês uma coisinha que começamos a fazer lá em casá há um bom tempo, mas somente no fim de semana passado ficou pronto!

Mais um projeto de reciclagem colocado em prática!!


Como disse no post anterior, gosto muito de móveis antigos e sonhava em ter uma cristaleira. Minha mãe tinha uma e eu achava lindo todas aquelas taças, copos e louças expostas com muito capricho. Eu queria uma tipo da "vovó" mesmo, já vi umas lindas com madeira de demolição. Mas... vou contar a história da minha cristaleira.


Na casa da minha mãe havia um móvel-biblioteca que foi do meu pai, onde ele guardava os seus preciosos livros. Depois que papai adoeceu, minha mãe precisou mudar e este armário não cabia na nova casa, então ele ficou guardado em um quartinho de garagem. Mas o local não era apropriado, pois entrava muita humidade.


Ele ficou 4 anos guardado neste local. E depois que papai faleceu resolvi pegar o móvel para mim, pois já tinha a idéia de fazer a cristaleira e queria uma lembrança do meu pai.


Detalhe: minha mãe não queria me dar o móvel de jeito nenhum (ela é difícil às vezes). Até que consegui dobrá-la e trouxe o móvel para minha casa. Gente, quando tirei tudo que estava dentro dele confesso que desanimei. Por ter ficado muito tempo em um local húmido ele ficou em um estado lastimável.


O vidro de uma das portas trincado, madeira podre e rachada, mofado, sujo... Intactas só as prateleiras e as madeiras da estrutura, que eram maciças. Mas não desanimamos, marido fez a listinha de todo material que iria precisar, compramos e ele colocou mãos a obra. Limpou, trocou toda a madeira que estava podre, lixou, pregou, deu o acabamento com verniz.


O móvel durante o processo de reforma



Depois trocamos o vidro antigo por um transparente. Eu queria um desenho com jato de areia, para ficar bem parecido com os modelos antigos, mas não achei quem fizesse.

Depois que marido terminou a reforma chegou a minha vez de dar meu toque. Resolvi forrar o fundo, as laterais e as prateleiras com tecido. Puxa vida, trabalhoso viu? Mas valeu a pena! Eu tinha pensado em colocar um tecido florido. Mas as chitas que encontrei eram muito vistosas, mesmo as miudinhas. E como gosto muito de louça florida, achei que seria melhor um tecido mais discreto, para não concorrer com as padronagens das louças. Então optei por um tecido xadrezinho. E aquí está minha cristaleira, feita a partir de um móvel-biblioteca antigo. Agora posso me esbaldar e comprar os cristais e a prataria! ( ate, parece!)

Gente, são muitas fotos, pois não conseguia escolher uma única que pudesse trazer para vocês uma idéia clara da reforma, então coloquei todas que achei necessárias:









Optamos por não pintá-lo, deixamos a madeira aparente e acabamento com verniz. Este armário encaixou perfeitamente na nova função, pois tem a parte de cima aberta, para expor a louça, e a parte de baixo é fechada, para guardar travessas de vidro e aquelas louças menos atraentes.



Aqui o detalhe do forro :







Essa louça antiguinha e florida foi da mãe do meu marido, as xícaras são do meu aparelho de jantar novo.



Essa jarra florida e gordinha que aparece aí eu que fiz, com a técnica da decoupage.



Minhas taças. Não são de cristal, mas são bem bonitinhas. ( a mancha no fundo é a cola sobre o tecido que ainda não havia secado completamente)



Eu adorei minha cristaleira nova! Além de ser repaginada, totalmente personalizada, é uma móvel que traz uma história, toda vez que olho para ela lembro do meu pai com muito carinho.

O que vocês acharam? Estou doidinha para saber a opinião de vocês.

Beijos

47 comentários:

  1. Menina, parabéns, ficou demais! O resultado realmente surpreendeu.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei sua cristaleira menina!
    Ficou chiquérrima!!
    Nada como ter bom gosto e capricho!
    Bom, como vocês, nós tb somos juntados e as nossas poucas louças guardamos no armário da cozinha mesmo. Por enquanto não temos espaço para uma cristaleira no apê mas quem sabe na casa nova eu arrumo um!
    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  3. linda, ficou linda d+++...como tudo que vcs fazem!!!!

    bjus!

    ResponderExcluir
  4. puxa ficou muito bom!!!!
    sigo o seu blog diariamente e ate tento de final de semana ..porque vai que vc coloque alguma novidade ,né .....rsrsrs....desculpe nunca ter comentado nada , mas fique certa que sua criatividade e bom gosto me deixa facinada....
    um gde abraço...
    e mais uma vez PARABÈNS !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda!!!!! Parabéns pelo trabalho. Adorei. Eu também gostaria de ter uma, mas, é dificil de encontrar e além de tudo bem carinhas....

    ResponderExcluir
  6. Mas tu é uma danadinha mesmo! Deu uma nova função a um móvel esquecido num canto... ainda vai ganhar um prêmio ... ... a recicladora e reutilizadora do ano. Parabéns! Fico MARA!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Izabel querida, parabéns você leva jeito pra coisa mesmo.

    Ficou linda linda....


    um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida, que trabalho mais liiindo!
    Essa mulher é prendada demais... ainda vou aprender a organizar meu tempo para poder fazer esses mimos.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Isabel,
    sua cristaleira ficou liiinda demais!!!
    Como você é criativa e caprichosa e seu marido também.
    É muito bom ter coisas de família com história em nossa casa, não é?
    Ah... e a jarra com decoupage...arrasou!!!
    Beijo amiga :)

    ResponderExcluir
  11. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllll!!!! Parabéns pro marido e pra ti, que transformaram algo que a principio poderia ir pro lixo, num móvel lindo, útil e ultra cobiçado !!! Eu amei demais !!!!! Só mudaria uma coisa, invés de tecido no fundo, eu colocaria espelho - adoro espelhos e se deixar coloco na casa toda !!
    Será que de onde saiu essa não teria outra sobrando? Estou como louca atrás de uma cristaleira pra chamar de minha e já virei as lojas de móveis usados da cidade e nada encontrei

    Parabéns !!!

    bjks

    ResponderExcluir
  12. ...falei tanto que me esqueci de algo: não deixe a tua màe ver essa cristaleira. Temo uma briga em família!! Ela vai querer de volta rsrsrs

    bjks

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ficou novinha, que trabalho maravilhoso vocês fizeram!!!imagino que deu um trabalhão..mas valeu muito!!!..ficou linda demais...as louças estão uma graça..deu um toque muito especial.
    Eu adoro cristaleiras, lá em casa não tenho espaço para uma, na verdade sempre tive vontade de ter uma no banheiro..p/colocar as toalhas todas enroladinhas..uma vez cheguei até uma loja beneficente, que vende móveis antigos e usados..nem custava muito queriam 150,00, mas com certeza também iria precisar de uma reforma..acabei deixando pra lá..mas me inspirando em você e agora que estou colocando a mão na massa..quem sabe retomo este desejo.
    Parabens p/vocês.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Que lindaaaaa!!!!
    Juro que quando vi as primeiras fotos não acreditei que ia dar certo...
    Mas ficou simplesmente o máximo!!!!!
    Parabéns pra vc e pro marido!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. guria ficou demais tua cristaleira . e que marido super mega prendado. Amei qdo mudar de casa quero ter uma tb , mais sinda não sei como fazer
    bj

    ResponderExcluir
  16. Menina, tô bege....maravilhosa!
    Quando vi a cristleira pensei " Essa, acho que nem Jesus salva!" rsssss....mas olha, você é danada!
    Adorei tudo, o trabalho de restauro, seu acabameto delicado e as coisinhas delicadas que vc colocou dentro. Sua mãe deve ter ficado orgulhosa, e seu pai,onde estiver, também.]
    Beijocas flor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Isa, como assim? Não tô acreditando!! Quando vi as primeiras fotinhas, pensei: "hummm, tá bem judiadinho!", mas quando vi o depois, sinceramente achei que ficou muito, muito bom, plástica à la Pitanguy. Amei! Olha, vou ser sincera, o seu blog e o da Viviany, me deixam de queixo caído pelas coisas maravilhosas que vcs conseguem transformar. Adoro! E não precisa se desculpar por me chamar pra vir te visitar, na verdade, eu queria vir todo dia, mas o tempo é tão corrido! Beijão e parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Ah!!! Tá demais menina - Adorei vc. ter deixado na madeira natural. E a idéia de forrar as prateleiras tb foi muito boa.
    É muito gostoso a gente ver uma peça renascer das cinzas.
    APROVADISSÍMA!!!!!
    BJK

    ResponderExcluir
  19. Olá Isabel!!

    Caracas nem parece o mesmo móvel!!
    Menina como ficou lindo!!
    Um charme, linda demais,um capricho só!!
    Vc é mesmo uma artista!!
    Tenho um movel antigo q. está bem deteriorado, mas depois desta maravilha que vc nos mostrou estou animada a por a mão na massa!!

    PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!!

    Bjkas no coração

    Karen

    ResponderExcluir
  20. Izabel , chama cola pano mesmo ,vem em bisnaga ou potinho , acho mais facil vc encontrar da glitter ou da gato preto ( estas eu conheço e sei que são boas). Dá pra fazer uma porção de coisas com essa cola além de decopagem em vidro, vc teria colado mais facil o tecido da cristaleira com esta cola. Dá pra fazer barra de roupa e colar coisinhas lindas nas roupinhas das crianças. tb dá pra usar restinhos de retalho pra fazer decopagem em madeira usando essa cola. Bj
    divirta-se

    ResponderExcluir
  21. ahh sim..qto ao guarda-roupa..tem que ter uma certa organização..ainda mais se ele ficar proximo da cama..e você vai dormir com aquela imagem de zona total, mas uma saida é colocar um tecido que naõ fique transparente, eu partiria para esta idéia..o meu lado até que é organizado..mas o do marido..jesus proteeeeje!!!beijos

    ResponderExcluir
  22. Isabel!!!! Não acredito! Ficou ótima! Nem parece a mesma. Concordo com a Vivian, acho que o espelho no fundo valorizaria ainda mais sua cristaleira, eu também adoro espelhos.
    Beijos e parabéns pelo trabalho. Quando precisar de restauradores, já sei onde buscar...meio longinho, né? heheheh..
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Tenho visistado seu blog e gostado muito. Você é criativa! ficou linda sua cristaleira. Meu sogro tinha um guarda-livros assim, pena que ele mandou embora quando fez uma mudança de casa, porque depois que vi o que vc fez eu ia correndo pedir ele para mim. bjhos

    ResponderExcluir
  24. Olá!! Gosto muito do seu blog e como vc adoro cristaleiras. Tb reformei uma com o meu marido q pretendo postar no m/ blog logo, logo. Gostaria muito de receber sua visita.
    http://tudodbomptocom.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir
  25. Isabeeeeellll , vc tá demais meeeesmooo !!! Adoreiii !!! Ficou lindinha , e muito melhor do que uma comprada , era do seu pai , quer coisa melhor ?!? Sua casa está mais linda a cada dia , parabéns !!!
    Bjuss*

    ResponderExcluir
  26. Nossa Isabel vc conseguiu restaurar a cristaleira.Vc não tem jeito,td pra vc é possível.
    Parabéns!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Adoro teu blog, acho maravilhoso. Visito todos os dias, e tens sido minha inspiração. Viva feliz com sua filha e maridão. Beijos carinhosos da Dulci de Rio grande, no finalzinho do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  28. Linda sua cristaleira Isabel,super chic!

    ResponderExcluir
  29. Adoreeeeei!
    Ficou lindona mesmo!!!arrasou!
    Parabéns!!!
    bjocas
    =D

    ResponderExcluir
  30. Ô mulher talentosa!
    Ficou perfeita, nossa adorei ver o antes e o depois.
    Quando vi as primeiras fotos fiquei triste, estava tão machucada a bichinha...
    Depois me surpreendi, o forro ficou lindo e com a louça ficou charmosérrima!
    Parabéns! Você reformou legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Ufa, se queria comentários, teve todos que podia ter. Que glória! Merecida, aliás. Você acredita que tenho um móvel igualzinho na fila da reforma e da reciclagem.... Tá um pouco mais conservado, ainda guardo livros e revistas nele, mas uma época usei na cozinha com louças e até umas panelas bonitas, réchaud para fondue, cafeteira italiana. Amava mais ele lá do que com os livros. Só que mudei pro mato- mato grosso do sul- minha rua não tem asfalto, meu quintal é enorme com uma parte gramada e outra na terra, então já viu o pó... por enquanto os livros ficam lá. Mas vc viu minha cozinha nos primeiros posts. Acho que ele ia brilhar lá... vamos amadurecer. bjka e vamos continuar nos falando. Deus abençoe vc, maridão e a princesinha.

    ResponderExcluir
  32. menina...tu nao quer vir aki em casa dar uma restaurada na casa toda?????
    ficou simplesmente linda...com um jeito de antiga e um toque de moderno...amei viu....

    ResponderExcluir
  33. Maravilhosa!!!
    A sua criatividade me fascina! Adoro artesanato, mas não sou criativa.
    Parabéns, mesmo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  34. Foi um trabalho feito com amor e ficou maravilhoso.
    Imagine o orgulho do seu pai e agora da sua mãe também.

    bjus

    ResponderExcluir
  35. Linta sua cristaleira!
    Achei seu blogger xeretando coisas na net...
    Sou apaixonada por artesanatos, coisas para casa, coisas fofas, enfim... tudo que vc costuma postar aqui.
    Espero trocarmos idéias, eu sou mais uma ladra de idéias do que uma criadora (risos), mas tenho muitas coisas pra dividir com pessoas como você.
    Amei tudo aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Ficou linda d+!!! E se te traz boas recordações.. melhor ainda!!!

    Adorei teu blog!!!


    Bjos

    ResponderExcluir
  37. Muito animador ver o resultado viu...ficou lindo lindo
    Adorei seu blog!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  38. Menina vc está ficando cada vez mais talentosa!!! Ficou maravilhosa!!! Parabéns!!!

    Tb Queria convidar vc para participar do amigo oculto das blogueiras. Será uma ótima forma de nos conhecermos um pouco melhor.

    As Regras são as seguintes:
    1. Tem que ser blogueira
    2. Arcar com o custo do presente + frete
    3. O presente deverá custar entre R$15,00 e R$20,00 (podendo ser
    confeccionado por vc mesma tb)
    4. O sorteio acontecerá no dia 10/12.
    5. Data máxima de envio do presente será 15/12

    Eu farei o sortei e divulgarei para o e-mail pessoal de cada uma.
    Ficarei aguardando sua resposta. Bjkasss

    ResponderExcluir
  39. Isabel,
    Eu quero ser como você quando eu crescer. Parabéns. E parabéns ao maridão prendado. Também sonho ter uma cristaleira...
    Um beijo,
    Mari

    ResponderExcluir
  40. Te juro que fiquei de queixo caído!!! Ficou muito linda!!! Com certeza seu pai está orgulhoso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Preciosa cristaleira, tés unha meniña adorable, gustóume moito o teu blog, si queres invítote ó meu.
    BJS

    ResponderExcluir
  42. Oi cumadre!
    Até que enfim consegui tempo para escrever aqui também.
    Que linda sua cristaleira!!!!
    Não vou mentir não: FIQUEI COM INVEJA MESMO!
    Quero uma para mim também! Buá!!!!
    Só não sei onde vou coloca-lá aqui no meu imenso apartamento de cobertura. Mas eu chego lá viu!
    Quando você vir pra cá vou deixar você fotografar as bonecas de pano que estou fazendo para deixar seu blog ainda mais bonito(modestia sem foi meu forte né amiga).
    Seu blog é superfofo.
    Beijos!
    Fátima

    ResponderExcluir
  43. nossa,estou a algum tempo visitando vc...sempre que olho fico muito satisfeita e sempre me animo em mudar alguma coisa...vc tem muito talento,continue FAZENDO A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS...FELICIDADES

    ResponderExcluir
  44. Estou finalizando a recuperação de uma guarda-roupa antigo, que também estava bem detonado e exigiu a troca e substituição de várias partes, e assim que estiver pronto e encerado pois não sei lidar com verniz, ele vai ocupar o lugar de uma estante igualzinha a essa que vocês restauraram e que irá abrigar minha coleção de canecas. A daqui não está muito detonada mas a folha de revestimento de uma das laterais está lascada e eu não sei o que fazer a respeito. Olhando as fotos, a impressão que tive é que vocês trocaram as laterais, confere?

    ResponderExcluir
  45. Parabéns,ficou melhor q/mtas q/vemos nas lojas é como vc mesma disse O que o um olho clínico e um bom gosto não fazem?
    Se vc tiver outros móveis legais como esse coloca aí p/dar uma idéia p/gente, gostei de vc,
    Q/Deus te abençõe!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Vou dar uma sugestão quanto aos vidros da porta, já que a idéia era deles serem jateados, adesive! isso vá a uma empresa de adesivos e peça o desenho que for e diga que quer em efeito de vidro jateado, além de sair barato é muito prático e não suja nada! fica a dica!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Comentários, opiniões e críticas saudáveis serão sempre muito bem vindos!!